ALTERNATIVA

Moradores do Conjunto Girassóis 3 continuam padecendo sem energia

Lídia Prata
Publicado em 28/12/2019 às 07:18Atualizado em 18/12/2022 às 03:07
Compartilhar

Comissão eleitoral da Academia de Letras, formada por Guido Bilharinho, Marta Zednick e Renato Muniz, homologou seis candidaturas para a disputa das duas vagas existentes

Pisando na bola

Moradores recém-contemplados com as chaves da casa própria no conjunto Girassóis 3 continuam padecendo com a falta de luz. Cemig pisou na bola com eles e até hoje não fez a ligação da energia elétrica naquele núcleo residencial. Enquanto a Codau colocou água nas torneiras em tempo recorde, a Cemig está catimbando, ora exigindo uma coisa, ora outra. Segundo o presidente da Cohagra, Marcos Jammal, todas as exigências feitas pela Cemig foram prontamente atendidas e a vistoria foi feita antes da entrega das casas. Por isso, ele não vê razão para tanta demora por parte da Cemig.

Lé com lé, cré com cré

Jammal também ressalta que a responsabilidade da Cohagra em relação aos conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida restringe-se à seleção dos beneficiários. Não recebe dinheiro, não constrói as casas. Mas acompanha passo a passo a construção e as condições de habitabilidade das unidades. Tanto assim que, no caso do Girassóis 3, a construção estava empacada há muito tempo e toda a fiação elétrica e parte da hidráulica tinham sido furtadas. A Cohagra assumiu a reposição desses materiais, com acompanhamento do Ministério Público, para que os mutuários pudessem receber as casas antes do Natal.

Só em 2020

Presidente da Cohagra ressalta ainda que os moradores do conjunto Girassóis 3 ainda não estão pagando as prestações. Com isso, vêm economizando o aluguel de dezembro e janeiro. Prestação só começará a ser cobrada em fevereiro pela Caixa.

Rescaldo

Temporal que caiu em parte de Uberaba no fim da tarde de quinta-feira destelhou várias casas nos residenciais do Minha Casa Minha Vida, especialmente aquelas que foram entregues sem laje. Interessante que em alguns bairros não choveu uma gota sequer e em outra região da cidade a chuva fez estragos e mais estragos.

Mãos à obra

Acesso à cidade pela avenida João XXIII estava sendo recapeado nessa sexta-feira. Quem passou por lá nem acreditou que homens e máquinas estivessem em atividade em pleno fim de ano. Mas estavam.

Disputa inédita

Acredite se quiser: vai haver disputa na eleição para preenchimento de duas cadeiras da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Pela primeira vez na história da entidade a disputa está dando três candidatos por vaga. Isso mesmo. As vagas deixadas pelo falecimento do Padre Thomaz de Aquino Prata (cadeira 4) e do juiz aposentado Luiz Manoel da Costa Filho (cadeira 18) estão sendo disputadas por Ani Arantes Santos, Ernesto Rosa, Izabel Durynek, Júlio César Oliveira Bernardo, Luiz Gonzaga de Oliveira e Olga Maria Frange de Oliveira. E mais: tem candidato em campanha eleitoral, contando inclusive com a ajuda de cabos eleitorais. A eleição está marcada para o dia 11 de janeiro. O presidente João Eurípedes Sabino e sua diretoria comemoram o interesse despertado pela Academia nos escritores, fato absolutamente inédito.

Nova edição

A propósito, João Eurípedes Sabino finaliza negociações com a Livraria e Editora Universitária de Direito, sediada em São Paulo, para reeditar o seu livro “Quesitos nas Ações Possessórias”. O autor foi perito judicial de Engenharia durante décadas e sua obra é rara no gênero, senão a única, e adotada como fonte de orientação para advogados, promotores e juízes na formulação de quesitos técnicos aos peritos em processos cíveis. É interessante lembrar que a primeira edição da obra (literalmente esgotada) ocorreu no ano de 1987.

Adeus, réveillon!

O réveillon dos 200 anos foi água abaixo. O motivo oficial foi a falta de segurança, com temor de atos de violência na praça da Mogiana na virada do ano. Mas, certamente outros fatores pesaram nessa decisão de suspender a grande festa de virada de ano. Vale lembrar que até o dia 23 nem a Fundação Cultural e nem a Prefeitura haviam enviado ofício à Polícia Militar para traçar esquema de policiamento para o réveillon, embora o assunto já estivesse na mídia há um tempão...

Sob o sol

As atrações que se apresentariam no réveillon dos 200 anos foram remanejadas para shows no dia 1º de janeiro, a partir do meio-dia, no Parque das Barrigudas, na Univerdecidade, mesmo local onde ocorrem as edições do projeto Codau Cultural. Mudança foi decidida nessa sexta-feira, de última hora, e agora vai contar com a ajuda de São Pedro. Há previsão de chuva no primeiro dia de 2020...

Foi bem

Fechado o balanço das vendas de Natal no Shopping Uberaba, o índice de aumento se equiparou ao nacional: 9,5%. De acordo com o presidente da Associação dos Lojistas do Shopping Center Uberaba, José Eduardo Cezar de Oliveira, vários fatores contribuíram para esse resultado, como a regularização do 13º salário dos servidores estaduais, melhora da confiança na economia, acesso ao crédito, liberação do FGTS e, principalmente, a organização dos lojistas. “Foi um conjunto de ações e forças para que o resultado chegasse a esse patamar de crescimento”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por