ALTERNATIVA

Moradores e comerciantes do bairro Mercês e adjacências formam comissão para estudar segunda etapa do sistema BRT

Lídia Prata
Publicado em 17/07/2015 às 09:35Atualizado em 16/12/2022 às 23:15
Compartilhar

Pano pra manga

Nova etapa do BRT continua dando “pano pra manga”. Na audiência pública de quarta-feira, 15, a resistência dos comerciantes instalados principalmente na avenida da Saudade deu a tônica ao evento. “Vacinados” contra os reflexos negativos do desastroso projeto do BRT implantado no centro da cidade, os comerciantes chegaram a sugerir a troca da avenida da Saudade pela Alexandre Barbosa, que é paralela, para o tráfego dos ônibus rápidos. Mas essa sugestão não foi acatada. O trajeto do eixo apresentado passará pela rua Bento Ferreira, avenidas da Saudade, Santana Borges, João Dallacqua e Juca Pato, onde ficará o novo Terminal de embarque e desembarque de passageiros.

Compromissos

Na audiência pública, o prefeito Paulo Piau assumiu o compromisso de não proibir estacionamento de veículos ao longo da avenida da Saudade, muito menos instalar ali aquelas mesmas grades horríveis da Leopoldino de Oliveira. Por último, garantiu que não serão colocados tachões para delimitar faixa exclusiva dos ônibus, muito menos cortadas as árvores e palmeiras do canteiro central.

Nova rodada

Ao final da audiência pública sobre a 2ª etapa do BRT, ficou definido que os moradores e comerciantes do bairro Mercês e adjacências vão formar uma comissão para estudar o projeto e dar continuidade às discussões na Seplan. Ainda não há data definida para o próximo encontro.

Bom senso – O projeto inicial dessa segunda etapa do BRT previa o corte radical das árvores centenárias do canteiro central da rua Bento Ferreira. Felizmente uma cabeça de bom senso conseguiu convencer o prefeito a vetar essa ideia absurda de derrubada de árvores. Projeto acabou sendo refeito e as árvores serão preservadas. Aleluia!

Prioridades – A certa altura da audiência pública perguntaram ao prefeito por que ele não cancelava esse projeto do BRT e investia o dinheiro no Hospital Regional. A explicação, embora absurda, é real: essa verba de BRT só pode ser usada para implantar BRT. Caso contrário, tem de ser devolvida ao governo federal. Pois é. As prioridades desse governo do PT são inacreditáveis. Em vez de liberar verbas públicas para medicina preventiva e curativa, fica torrando uma montanha de dinheiro em projetos secundários e terciários. Seja sincer o que é mais importante: saúde ou transporte?

Trombada

Nem a Polícia Militar escapou das armadilhas decorrentes da falta de sinalização de trânsito nas ruas de Uberaba. Viatura PM envolveu-se em acidente ontem no cruzamento das ruas José Prata Sobrinho e Arlindo de Melo, na Vila São Cristóvão. Vai ficar fora de circulação por um bom tempo...

Contas reprovadas

As contas da campanha eleitoral de 2014 do PT mineiro foram reprovadas pelo corpo técnico do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). O parecer identificou indícios de crime de apropriação indébita, além de desvio de recursos de campanha para outra finalidade, gastos irregulares, omissão de despesas e trânsito de recursos fora da conta bancária oficial. Uma das irregularidades apontadas pelo TRE refere-se a uma doação realizada pelo PT mineiro à campanha presidencial de Dilma Rousseff, em valores superiores a R$11,6 milhões.

Jogos dos Advogados

O JAM 2015 foi lançado oficialmente nessa quarta-feira, durante evento promovido pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, no auditório da OAB/MG. A 14ª edição dos Jogos dos Advogados Mineiros já tem data e local definidos: de 4 a 8 de agosto, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. O presidente da CAA, Sérgio Murilo Braga, e a secretária-geral adjunta, Fabiana Faquim, ressaltam que o evento visa à promoção da saúde, através da prática do esporte, bem como o entrosamento dos advogados de todo o Estado.

Hora de cautela

Diante de movimento para eleições diretas para o Conselho Federal da OAB, o presidente da OAB/Uberaba, Vicente Flávio, mostrou-se contrário à proposta, ao menos com o cenário e as condições atuais, embora seja defensor da democracia. “Não vejo possibilidade de um advogado militante ter dinheiro e logística para deixar seus afazeres e disponibilizar tempo para a campanha em todo o país, apenas movido pela vontade de servir à classe”, disse o presidente. Além disso, essa notoriedade atrairia a atenção dos partidos políticos, dos lobistas, das grandes corporações, que poderiam lançar candidatos fora da militância, mas inscritos na OAB, para servir aos propósitos políticos. “Caso isso ocorra, a OAB perderá sua independência. Perderíamos todos”, enfatizou Vicente Flávio.

Pesar

Depois de enfrentar longa enfermidade, Dona Nair Piau Nogueira partiu no início da madrugada dessa quinta-feira, deixando muita saudade e boas lembranças aos seus incontáveis amigos e familiares, dentre os quais seu filho, prefeito Paulo Piau, a quem deixamos aqui registrado nosso abraço fraternal nesse momento de profunda tristeza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por