Foto/divulgação
O "embaixador" Gusttavo Lima vai sacudir o Parque Fernando Costa hoje à noite. Show terá apresentação a cargo da Rádio JM, que estreia parceria com a ABCZ na programação dos shows
Onde foi que erramos?
Era para ser uma festa perfeita e inesquecível. Tudo organizado com o maior cuidado, capricho, amor. O Parque Fernando Costa limpo, bonito, bem cuidado, com movimento intenso de pessoas todos os dias. Leilões e shoppings registrando faturamento espetacular. Shows de sucesso, trazendo expoentes da música brasileira para se apresentar aqui. Só não estava no script a morte do criador colombiano. Baleado durante assalto na saída do Parque Fernando Costa, ele ainda foi socorrido, levado ao Hospital de Clínicas, submetido a delicada cirurgia pelos médicos Ricardo Soffiatti e Roberto Lenza, dois dos mais conceituados profissionais de Uberaba, mas não resistiu ao ferimento. A bala perfurou órgãos importantes e atingiu a veia cava, o que foi fatal. A morte de Jose Guillermo Hernández Aponte jogou por terra grande parte do brilho da ExpoZebu nesse ano do centenário da ABCZ. E deixou no ar a pergunta: onde foi que nós erramos?
“Fatalidade”
“Não podemos afirmar que Uberaba errou” – avalia o prefeito Paulo Piau. Para ele, “esse problema é generalizado pelo desmando, falta de autoridade e de leis que desestimulem o crime. Infelizmente o assassinato do colombiano foi uma fatalidade e o crime deve ser elucidado pelas instituições competentes. Sem dúvida, um episódio muito triste para a ABCZ e para Uberaba”. E arrematou: “Sentimos pela família do colombiano. E que Deus proteja a todos!”.
Onipresença impossível
Embora seja impossível exigir onipresença da Polícia Militar, de certa forma ficou evidente a fragilidade do esquema de segurança montado para essa época de movimentação intensa na cidade. Caso contrário não teriam sido registrados tantos episódios violentos, como esse assalto que tirou a vida do colombiano. Aliás, esse não foi o único. Ainda nesta semana, um uberabense levava comitiva de criadores quenianos para leilão, quando teve o pneu do seu veículo estourado por “miguelitos” jogados na estrada. Tão logo parou a caminhonete, o motorista e seus acompanhantes foram abordados por quatro bandidos fortemente armados, que levaram relógios, laptop, dólares, etc. Pois é...
Onde tem dinheiro
Bandido fareja oportunidade. ExpoZebu é um prato cheio para os criminosos, atraídos pelas cifras milionárias movimentadas nos negócios ligados à pecuária, assim como pela presença de criadores de todo o mundo. “Nossas forças de segurança não podem pecar por amadorismos ou boa-fé” – reagiu leitor indignado com a violência em Uberaba. “Por que só os bandidos estão fortemente armados e a polícia não? Cadê o helicóptero da PM para patrulhamento? Cadê a cavalaria de outras exposições? Por que não vemos polícia portando armas pesadas, pelo menos para intimidar os bandidos que vêm de fora?” São perguntas que desafiam respostas convincentes...
Subindo o tom
Em nota, a diretoria da ABCZ lamentou a morte do criador colombiano e subiu o tom contra a violência em Uberaba: “É inaceitável assistirmos a tamanho ato de violência e ver que ela se torna um obstáculo para aqueles que lutam pelo desenvolvimento de seus países e, principalmente, pela nobre missão de alimentar o mundo. Precisamos de instrumentos legais, estrutura e autoridades políticas comprometidas com a segurança pública”, destacou a nota.
Erro primário
Ex-comandante da 5ª RPM, Flávio Aquino alerta para o erro primário cometido pela vítima, quando reagiu ao assalto, entrando em luta corporal com o assaltante. Se tivesse entregue o relógio exigido pelo bandido, o pecuarista colombiano talvez estivesse vivo hoje. A PM sempre orienta as pessoas a não reagirem a assalto, em hipótese alguma.
Passo a passo
Tão logo tomou conhecimento do óbito do colombiano, o prefeito Paulo Piau determinou ao secretário do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, que desse o apoio necessário à ABCZ para os trâmites burocráticos. Da mesma forma, determinou que o adjunto da Secretaria de Defesa Social, capitão Roberto, acompanhasse pessoalmente o caso junto às autoridades policiais, até a elucidação do crime.
Dia dele!
Na programação de hoje da ExpoZebu o grande destaque é o show de Gusttavo Lima, logo mais no Parque Fernando Costa. A expectativa é de lotação máxima, superando a marca de Marília Mendonça, na véspera do feriado. Gusttavo Lima faz show animado, alto-astral, que levanta a galera pelo Brasil afora. E pelo terceiro ano, a produção está a cargo da Pró Eventos, Two Eventos e Trio Produtora.
Parceria de sucesso
Rádio JM faz sua estreia na parceria com a ABCZ e será responsável pela apresentação do show de Gusttavo Lima logo mais, com direito a distribuição de muitos brindes ao público. Antes da apresentação de Gusttavo Lima haverá show do grupo uberabense “Projeto Ao Cubo” e apresentação do insuperável DJ Julinho Oliveira, convidado especial da Rádio JM. Participação especial de Daniel Barone, o sósia de Gusttavo Lima. Muitas atrações estão programadas para esta noite no Parque Fernando Costa.
Sinal de alerta
Já somam 5.204 casos de dengue notificados oficialmente, segundo dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde. Casos positivos, confirmados, são 344 até agora. Números são altamente preocupantes, ainda se considerarmos outros 38 casos de chikungunya e igual número de casos notificados de zika. Pelo menos não há registros de morte em Uberaba por conta dessas doenças causadas pelo Aedes aegypti. E pensar que bastariam cuidados nossos para evitar a proliferação do mosquito...