ALTERNATIVA

MP eleitoral puxa orelhas de advogados de campanha por "denuncismos sem provas"

Lídia Prata
Publicado em 02/11/2020 às 20:16Atualizado em 19/12/2022 às 06:13
Compartilhar

Saiu em pleno feriado de Finados o parecer do Ministério Público Eleitoral, na ação de investigação de abuso de poder econômico e político proposta pela coligação que sustenta a candidatura de Tony Carlos contra o prefeito Paulo Piau, secretários municipais e os candidatos Delegado Heli Grilo e Alan Carlos. Na ação, a Coligação pede a cassação do registro da candidatura de dobradinha majoritária, porque estaria se beneficiando da “máquina” para angariar votos. Dentre outras acusações, alega que vans contratadas pela FETI estariam fazendo o transporte de cabos eleitorais. Argumenta, ainda, que candidatos desistentes do PSDB foram nomeados para cargos em comissão na Prefeitura, o que, no entender da Coligação autora teria sido manobra para esvaziar o quadro de candidatos do partido aliado a Tony Carlos. Mas o Ministério Público eleitoral não acatou a tese.

“NO TAPETÃO”

No Parecer, o Promotor de Justiça Eleitoral diz o seguinte: “Trazer as situações, os entendimentos de possível desvio para a Justiça Eleitoral decidir, é no entender do MP Eleitoral querer tentar ganhar a eleição no tapetão, sem o carimbo maior que é o carimbo dos votos”.

“DENUNCISMO” INCABÍVEL

Manifestando pelo indeferimento dos pedidos feitos pela Coligação “Eu amo Uberaba”, o Promotor de Justiça Eleitoral vai além, puxando as orelhas da assessoria jurídica da campanha de Tony Carlos: “o MP Eleitoral observa que o peticionário, através de seu representante legal, deve observar, efetivamente, que não há espaço, hodiernamente, para denuncismos, sem qualquer prova de relevância, com poder indiciário vigoroso”.

E conclui: “O MP Eleitoral não achou supostas e eventuais provas nítidas, que ilustrassem indícios veementes e cabais para a abertura da pretensão trazida no petitório inicial”.

PRETO NO BRANCO

Ainda no seu parecer, o Promotor Adroaldo Junqueira Ayres Neto deixa claro que a formalização de qualquer pedido na Justiça Eleitoral não pode ser “ato sem qualquer embasamento em provas documentais e/ou testemunhais”. E pede que o juiz eleitoral abra prazo de dois dias para a Coligação Eu amo Uberaba instruir os autos com provas robustas, sob pena de incorrer em crime eleitoral.

DECISÃO A CAMINHO

O juiz eleitoral poderá ou não acatar o parecer do Ministério Público, no caso da ação que pede a cassação do registro da candidatura de Heli Grilo e Alan Carlos. Seja qual for a decisão, é certo que a sentença será objeto de apreciação futura pelo Tribunal Regional Eleitoral, em fase de recurso.

PÉ DE VALSA

Fim de semana de movimentação intensa nas campanhas majoritárias. Delegado Heli Grilo fez duas carreatas no domingo, uma delas passando pelo Beija Flor, Jardim Espanha e Marajós, e a outra pelo Universitário, Santa Maria, Mercês e Jardim Sete Colinas. Destaque para a presença da médica Maria Abadia Roso Andrade, esposa do prefeitável Heli, que participou das duas carreatas. Ao final, o casal ensaio passos de dança sob os aplausos dos apoiadores.

RITMO DE SAMBA

Já o candidato Tony Carlos foi recebido com samba no pé por seus apoiadores no bairro rural da Baixa, na região do DI 3, no domingo. Tony não se fez de rogado, mostrando que também tem samba no pé.

Já no feriado de Finados o prefeitável do PTB pulou cedo da cama. Às 5h30min ele cumpriu sua primeira agenda de campanha na Ceasa e dali seguiu para o Mercado Municipal, onde foi recebido com muito carinho pelos comerciantes do local.

INOVAÇÕES

Primeiro foi um MP Lafer prata, antigo, super conservado e charmoso. Agora, uma carroça. Isso mesmo. A candidata do Solidariedade, Elisa Araújo, tem inovado até nos meios de transporte usados para suas movimentações de campanha. E sempre acompanhada pelo filho Bento, o mais entusiasmado de todos na campanha.

Neste feriado de Finados, dentre outras atividades, Elisa fez caminhada pelo Jardim Califórnia e Anatê, onde conversou com moradores e se emocionou com a história de dona Suzana.

DEU O BOLO

Candidato a prefeito pelo Partido Verde, o engenheiro Marcelo Marques seria o entrevistado desta terça-feira na série de Sabatinas JM. Estava confirmado e reconfirmado. Mas, no início da noite de hoje, ele acionou a produção do programa alegando problemas com uma grua em obra sob sua responsabilidade, em São Paulo, o que o obrigou a se deslocar até lá.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por