Projeto para o desafiador Complexo Viário do Parque Fernando Costa ainda não está definido. Foi o que garantiu Rodrigo Carmelito, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quinta-feira. Várias alternativas têm sido tentadas há décadas, passando por passagem de nível, viaduto, mudanças de mão de direção, mas nenhuma delas foi implementada até agora e o problema persiste. Segundo Rodrigo Carmelito, um novo projeto foi apresentado à prefeita Elisa, mas não agradou.
SINALEIRO, NÃO!
De acordo com Rodrigo Carmelito, a prefeita Elisa pediu para os técnicos do trânsito evitarem a colocação de semáforos na rotatória da ABCZ. Colocar ordem e evitar o congestionamento naquele local agora é o quebra-cabeça da vez na Sedest. Uma das opções poderá ser o alargamento das pistas, com consequente estreitamento das ilhas e talvez até mesmo da rotatória.
INTEGRAÇÃO
Outro desafio para o pessoal do trânsito será integrar a avenida João XXIII ao complexo viário do Parque Fernando Costa, sem semaforização e com segurança. Como a João XXIII tem sido pouco utilizada, a ideia é aproveitá-la para desafogar o trânsito na Edilson Lamartine Mendes. O problema é como conseguir essa proeza de forma satisfatória…
FATOR COMPLICADOR
Além dos desafios todos que se arrastam há anos, surge um novo complicador para o tumultuado trânsito na rotatória da ABCZ: a instalação de um supermercado Bahamas no imóvel onde funcionou a casa de eventos Romma. O movimento de veículos e de caminhões para carga e descarga poderá tumultuar ainda mais o tráfego naquela região.
DE FORA
Pelo menos por enquanto o trânsito na avenida Marcus Cherém não sofrerá alteração. Isso significa que estão descartadas a introdução de mão única de direção e a exclusão do estacionamento público ao longo daquela via, como chegou a ser cogitado na gestão passada.
EM ESTUDO
Rodrigo Carmelito revelou, também, que o setor de trânsito está estudando medida alternativa para as vagas de estacionamento colocadas na rua Senador Pena, grudadas na faixa de pedestres, quase na esquina com a rua Governador Valadares. para atender ao pedido de moradores de um predinho ali localizado, as tais vagas estão estrangulando o trânsito e colocando a vida de pedestres, motoristas e motociclistas em risco. A qualquer momento pode acontecer uma tragédia naquele local!
MAIS ESTREITA
Novamente, a ideia é estreitar o passeio para acomodar as duas vagas de estacionamento público na Senador Pena. Medida, aliás, vai na contramão do que fazem as cidades de Primeiro Mundo, que hoje priorizam calçadas largas para segurança e conforto dos pedestres. Mas, até Uberaba chegar a ser Primeiro Mundo essas vagas já nem estarão mais em discussão…
XÔ SINALEIROS!
Semáforos na avenida Leopoldino de Oliveira, perto da clínica AMO, estão com os dias contados. Rodrigo Carmelito revelou que eles serão retirados. Naquele trecho também será permitido estacionamento de veículos e o compartilhamento da faixa do BRT. Quem sabe essa medida dá certo e a Prefeitura consegue estender o compartilhamento também nos outros trechos que hoje são exclusivos do BRT?
JÁ ERA
Palco de acidentes com vítimas fatais este ano, o cruzamento da rua Josina Rodrigues Borges (Bairro Olinda) com avenida Santana Borges será fechado. Portanto, quem vier da Nenê Sabino não conseguirá mais atravessar a Santana Borges usando a rua da Escola Criativa. É certo que essa medida, isolada, não será suficiente para evitar os acidentes na Santana Borges. O excesso de velocidade ali vai continuar precisando ser coibido, nos dois sentidos.
QUAL É SEU NOME?
Há mais de 4 mil placas a serem instaladas para identificação das ruas de Uberaba, sabia? O problema é fazer um mutirão, sem pessoal disponível na Sedest, para encarar esse serviço. Segundo Rodrigo Carmelito, as placas nominativas de ruas estão sendo colocadas de acordo com a demanda, sem um planejamento estratégico para setorizar o trabalho por bairros. Carmelito revelou, ainda, que recentemente a Secretaria conseguiu instalar placas em todas as ruas do bairro Morumbi, com a ajuda de assessores do vereador Elias Divino, que fez a solicitação e entregou tudo “mastigado” para a superintendência de trânsito.
BOA NOVA
Quinta-feira de comemoração para os defensores da ZPE de Uberaba. A Câmara dos Deputados aprovou a ampliação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) – áreas de livre comércio com o exterior, com tratamento tributário, cambial e administrativo diferenciado. A proposta permite que toda a produção das empresas instaladas nessas regiões possa ser destinada ao mercado interno do país. Isso significa que a ZPE vai se igualar a um distrito industrial, praticamente. O projeto segue agora para sanção presidencial.
OUTRO PERFIL
De acordo com o relator do projeto da ZPE, deputado Lucas Vergílio, as modificações aprovadas não representam nenhuma ameaça à zona franca de Manaus, que visa mais as vendas para o mercado brasileiro. “Os dois regimes se destinam a usuários distintos. Os setores industriais instalados na zona franca, de uma maneira geral, não terão interesse em se implantar nas ZPEs, e vice-versa”, defendeu. Com essas alterações, as empresas instaladas em ZPEs estarão desobrigadas de exportar parte de sua produção, e, se o fizerem, poderão usar “tradings”. Da mesma forma, os lotes das ZPEs poderão ser ocupados por prestadores de serviços, e não mais apenas por indústrias. Isso significa que Uberaba agora está com a faca e o queijo na mão. Só falta colocar a goiabada…
PÉ NA ESTRADA
Ex-prefeito Paulo Piau esteve esta semana em Brasília, em companhia do consultor Cleber Guarany, da FGV, tratando da planta de uréia para Uberaba, associada à possibilidade de trazer o gás natural para o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Os dois estiveram com o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade, e com os governadores Ibaneis Rocha (DF) e Ronaldo Caiado (GO), que comandam dois estados interessados nesse projeto. Piau justificou seu empenho na viabilização desses projetos assim: “Como faço parte deste projeto desde 2008, vendo a nossa região perder muitas indústrias por não ter o gás disponível, eu acredito nele também pela necessidade do Brasil diminuir a dependência externa de fertilizantes nitrogenados, que hoje ultrapassa 80%. A luta continua”.
DE BEM
Quem também esteve em Brasília foi o vereador Marcos Jammal. Nas suas redes sociais ele revelou que foi ao Ministério do Desenvolvimento Regional para tentar desenrolar a obra do conjunto Alfredo Freire IV. Jammal iniciou seu vídeo agradecendo à prefeita Elisa por lhe ter dado carta branca para apresentar a intenção do Município em assumir o saldo de R$ 3,6 milhões para conclusão das casas. O Alfredo Freire IV foi abandonado pela construtora e desde então tem sido alvo de furtos de toda espécie. Os ladrões só não levaram as paredes porque não conseguiram arrancá-las. Por essa razão, os recursos disponibilizados pela Caixa não serão suficientes para terminar as casas, exigindo a complementação do valor pelo Município. A que ponto chegamos...