A feira da indústria
É preciso reconhecer a coragem e a determinação do presidente da Fiemg/Regional, Nagib Facury. São dele os méritos pela realização da ExpoCigra/Fiemg, que será inaugurada hoje à noite, no pavilhão multiuso do Parque Fernando Costa. É a terceira edição da feira, e desta vez ampliada e repleta de atividades paralelas. Quem promove eventos sabe das dificuldades, em especial aqui em Uberaba, onde muitos remam contra e poucos arregaçam as mangas para somar. E mais: a ExpoCigra/Fiemg desafia esse momento de crise econômica aguda, de desemprego afetando 8,5 milhões de brasileiros, e o quadro de falta de dinheiro, inflação em alta, recessão nos assombrando, descrença na política e nos políticos. Vale ressaltar que todos os estandes colocados à venda foram comercializados, assim como assegurada a rodada de negócios do Sebrae para colocar compradores e fornecedores frente a frente para fecharem negócio. A feira vai servir ainda de vitrine para a indústria uberabense. É uma realização de fôlego, que merece o aplauso e o apoio da comunidade.
Novidades da feira
Dentre as novidades da ExpoCigra/Fiemg este ano estará um robô que vai jogar o “jogo da velha” com o público. Haverá também degustação de produtos fabricados em Uberaba e até um pit stop para checagem de veículos. Sem contar o salão do automóvel, com a participação até de empresas de fora.
Solução alternativa
Reunião da Aciu na noite de segunda-feira, 28, focou o impasse sobre o futuro da fábrica de amônia da Petrobras em Uberaba e o seu indispensável gasoduto. A novidade veio com a participação do diretor do Banco de Investimentos do HSBC no Brasil, Antônio Marques de Oliveira Neto. Segundo ele, há possibilidade real de concretização dos dois investimentos, porém com aporte de recursos de fora, já que a Petrobras está numa pindaíba lascada. Por outro lado, o diretor do HSBC garantiu que o governo Pimentel está tendo participação efetiva nas negociações para a viabilização da fábrica de amônia e do gasoduto.
Correndo contra o tempo – Durante a reunião com empresários uberabenses na Aciu, o diretor de investimentos do HSBC deixou claro que nada disso vai andar se a Petrobras não se posicionar favoravelmente à participação de investidores interessados no negócio. Com ou sem participação acionária da própria Petrobras, tanto faz. “O importante é termos uma decisão rápida”, destacou. Vale ressaltar que o Brasil hoje importa 70% dos fertilizantes que utiliza, o que significa que há um mercado enorme para quem investir no setor.
Opção viável – Na avaliação de Antônio Marques Neto, a alternativa mais rentável, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico, é trazer o gás de São Carlos para alimentar a fábrica de amônia. Ou seja, o gasoduto da TGBC, previsto para ficar pronto em 18 meses. Cá pra nós: venha de onde vier, o importante é que o gás venha e que essa fábrica não fique só na conversa.
Volte uma casa
Presidente da Aciu e do G9 mandou WhatsApp para o deputado estadual Tony Carlos, sugerindo a ele votar contra o projeto que reajusta o ICMS em Minas, no segundo turno. O presidente Manoel Rodrigues Neto lembrou que vitória do governo no 1º turno foi apertada: 35 votos favoráveis e 28 contra (entre eles, o deputado Lerin). Tony Carlos, por sua vez, explica que a situação é delicada. “Sou suplente de deputado. Se eu for medir forças com o governo, Uberaba corre risco de me perder na Assembleia. A nossa força pode diminuir em BH”.
Sufoco
Sistema do ISSQN ficou indisponível na tarde de segunda-feira e ontem a manhã toda. Na Central de ISS, o telefone rachava de tocar e ninguém atendia sequer para informar aos contribuintes o que estava acontecendo e como proceder. Por conta dessa situação, as empresas locais ficaram impedidas de emitir Nota Fiscal eletrônica nesse período. Francamente...
Participação
Fórum Regional Triângulo Sul, realizado ontem em Araxá, vai colocar o governador Fernando Pimentel contra a parede. Na área de Saúde, os 27 municípios da região votaram a favor da proposta de custeio de 50% das despesas de manutenção do Hospital Regional de Uberaba pelo Estado. A palavra final, claro, caberá ao governador. Mas, como diz ele mesmo que quer fazer um governo participativo, vai precisar mostrar que ouve o clamor popular.
Reforço de peso
PSD/Uberaba acaba de ganhar novos reforços em seus quadros de filiados. Trinta uberabenses assinaram ficha esta semana, atendendo a convite do deputado federal Marcos Montes, dentre os quais o ex-superintendente regional de Saúde, Iraci Souza Neto; Maria Teresa Dorça, coordenadora do Instituto Beira de Estrada; Vanilda Leite (ex-Escola Mirim de Trânsito), a historiadora Eliane Resende, os comerciantes Márcia Pacheco, João Batista Salgado e José Geraldo Silva, além do colega radialista Maurílio Moura Miranda. PSD pisou no acelerador.
A nossa voz
Dona de uma das mais belas vozes que já passaram pelo programa The Voice Brasil, a uberabense Juliana Gomes acaba de confirmar seu pocket show no lançamento da JM Magazine 51, amanhã, às 20h, no Catavento Buffet. A festa promete! Os últimos convites estão à venda no JM, por R$50 cada.
Foto/Marco Aurélio Cury
PSD foi reforçando seu time com filiações em série, como a de Agnaldo Silva, presidente do Sicoob/Uberaba