Mercado Municipal é um dos exemplo em que a Sesurb precisou aplicar multas à empresa responsável pela obra (Foto/Jairo Chagas)
Nada menos do que oito empresas foram punidas pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, em razão de descumprimento de contrato ou comprovadas irregularidades na prestação de serviços ao município. Revelação é da assessora jurídica da pasta, Thaísa Meneghello, ressaltando que essas oito estão impedidas de participar de novas concorrências e de contratar com o Poder Público. Três delas são de Uberaba, sendo uma prestadora de serviço e duas construtoras.
PESO NO BOLSO
Além do impedimento de contratar com o Poder Público, essas empresas punidas pela Sesurb foram multadas também. No total, as multas somam a bagatela de R$ 900.644,01.
TEM MAIS
De um total de 27 processos submetidos ao jurídico da Sesurb, dois foram julgados improcedentes, o que corresponde à absolvição das empresas. Porém, 15 ainda estão tramitando, número este que deve crescer já na próxima semana, a partir de relatório da fiscalização da secretaria que apontou irregularidades na prestação de mais um serviço.
DESAFIO DOS BONS
Secretaria de Obras e Serviços Urbanos tem um baita desafio pela frente: atualizar o cadastro das sepulturas dos três cemitérios públicos municipais. A tarefa começou pelo São João Batista, que é o maior e mais antigo, com o objetivo de identificar um por um dos concessionários. A assessora jurídica da Sesurb, Thaísa Meneghello, frisa que esse trabalho não visa a desocupação de sepulturas, nem punir quem quer que seja. Apenas organizar o setor para que a Prefeitura tenha um cadastro atualizado e possa prestar informações mais precisas ao cidadão. “É um trabalho de formiguinha”, ressalta Thaísa, explicando que a regularização será de quadra em quadra.
TÍTULO DE PROPRIEDADE
Ainda de acordo com a assessora jurídica da Sesurb, muita gente confunde o termo de concessão de sepultura com título de propriedade. Na realidade, o correto é o termo de concessão. Todos esses termos, segundo Thaísa, estão cadastrados na Prefeitura. Porém, nunca houve uma preocupação em atualizá-los, e, por isso, muitos deles ainda constam em nome de concessionários já falecidos.
PASSO A PASSO
A Sesurb já está notificando os concessionários ou seus familiares para proceder à regularização. No caso de concessionário falecido, a concessão poderá passar para o filho. E, se houver mais de um filho, a família decidirá qual deles será o responsável pela concessão. Aí bastará apresentar certidão de óbito do concessionário, RG e CPF do sucessor. “Tudo muito simples”, frisa a assessora jurídica da Sesurb, lembrando que a regularização terá de ser feita presencialmente pelo interessado ou por seu procurador devidamente habilitado. Os riscos da inércia do cidadão poderá resultar, futuramente, na desocupação da sepultura.
QUEM É ELA?
O coração do governador Romeu Zema tem nova “dona”. Segundo o jornal O Tempo, de BH, Zema trocou a auditora Jéssica Fernandes por uma antiga namoradinha de infância em sua terra natal. Trata-se de Christiana Teixeira, que já acompanha o governador em agendas oficiais, como a desta quinta-feira, em Contagem, onde apareceram de mãos dadas. Interessante que, nas suas redes sociais, Christiana tem postagens contra o PT, partido do presidente Lula. Isso significa que, na prática, ela e o namorado têm o mesmo posicionamento político.
ZEMA PRESIDENTE
Por falar no assunto, no instagram já existe um perfil “Romeu Zema Presidente 2026” com mais de 50 mil seguidores. Dentre os posts, alguns mostram apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
ZERINHO
Aleluia! Codau está licitando a compra de cavaletes de madeira para sinalizações de obras e tráfego destinadas às diversas manutenções que faz pela cidade. A sessão de disputa de preços está marcada para o dia 3 de agosto.
Cá pra nós: os atuais cavaletes estão num “misere” danado...
LIXÃO
Codiub vai se desfazer de uma série de itens, que vão de fogão a leitores ópticos de biometria, além de nobreaks, monitores e impressoras. Leilão da quinquilharia será no dia 9 de agosto.
A CAMINHO
Missão especial da UNESCO chega a Uberaba na noite de domingo. Ponto alto da visita para avaliação do projeto Aspirante Geoparque está programado para as 8h30min da segunda-feira, no Centro Administrativo. Este será um marco histórico para nossa cidade, não tenho dúvidas. Ainda que a chancela da Unesco não seja anunciada de imediato – só deverá sair no primeiro semestre do ano que vem - é certo que as chances de conseguirmos esse “selo” de autenticidade são muito grandes. “Geoparque Terra de Gigantes” é um projeto que vem sendo estruturado há muitos anos e agora está a um passo de transformar definitivamente o perfil do turismo aqui no nosso município.
PRIMEIRO EM MINAS
Educadores mineiros têm uma excelente oportunidade em vista: a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (Capes) aprovou, nesta semana, o primeiro Doutorado Profissional em Educação de Minas Gerais. O programa será ofertado pela Uniube, no campus Uberlândia, com foco na aplicação prática do conhecimento no campo da Educação. A propósito, a Uniube hoje conta com sete programas de pós-graduação e especializações em todas as áreas do conhecimento. O critério para aprovação do primeiro doutorado mineiro pela Capes é bastante criterioso e reforça a importância da Uniube no cenário acadêmico não só local, mas regional, estadual e também nacional. Em breve, as inscrições para o Doutorado Profissional em Educação da Universidade estarão disponíveis para ingresso já em 2024. Acompanhe em @uniubeoficial ou uniube.br/cursos/presencial/mestrado.