ALTERNATIVA

Multidões são convocadas para manifestação dia 15

Sábado deve levar multidões para às ruas (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 06/11/2014 às 10:09Atualizado em 17/12/2022 às 02:50
Compartilhar

Gás total

“Eles disseram que iam fazer o diabo nessas eleições. Pois o diabo se envergonharia de muitas coisas que eles fizeram”, disse o senador Aécio Neves no seu retorno ao Senado, após a derrota na disputa presidencial para a candidata do PT, Dilma Rousseff. Segundo Aécio, “o PT usou a máquina pública e lançou mão do terror para assustar beneficiários de programas sociais. O governo da presidente Dilma venceu essas eleições perdendo. Como disse Marina Silva, eu perdi essas eleições vencendo”.

Exército da salvação

Prometendo fazer uma oposição corajosa e honrada, o senador Aécio Neves disparou: “O Brasil despertou. O Brasil é hoje diferente de antes da eleição. Emergiu um Brasil que quer ser protagonista da construção do seu próprio futuro. É uma mobilização inédita na história contemporânea. Somos hoje um grande exército a favor do Brasil”.

 Caras limpas

A propósito, o dia 15, sábado, deve levar multidões às ruas em todo o país, convocadas pelas redes sociais para manifestação a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Aqui em Uberaba, inclusive, já estão articulando passeata no centro da cidade. É a nova versão dos “caras pintadas” que derrubaram o então presidente Fernando Collor. No último dia 1º, cerca de 2.500 pessoas participaram de ato semelhante em São Paulo e manifestantes se reuniram na Esplanada dos Ministérios. O PT, por sua vez, está convocando os militantes “às armas” para reagir às manifestações.

Cartinha – Codau não poupou despesa com gráfica e Correios para despachar cartinhas aos consumidores uberabenses, informando sobre o fim do convênio com o Banco do Brasil para débito automático das contas de água. Daqui pra frente, esse sistema de débito em conta só contemplará correntistas dos bancos Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Credileite, Credimed e Caixa Econômica Federal.

Atualização – Cadastro de consumidores do Codau precisa urgentemente ser atualizado. Medida traria economia para o Centro Operacional, pois evitaria o desperdício que se viu com envio de cartas a quem não mora no imóvel há mais de 10 anos, ou cartas em duplicidade entregues no mesmo endereço para destinatários diferentes...

O gasoduto

Bastou a notinha sobre o imbróglio do gasoduto na coluna de ontem para surgirem diversas manifestações de leitores sobre o assunto, muitas das quais descrentes no futuro desse investimento. Porém, uma das vozes mais credenciadas é a do ex-secretário Carlos Assis, que defende o aproveitamento do gasoduto de transporte da TGBC para evitar atraso na entrada em operações da planta de amônia da Petrobras em Uberaba. Assis cita as seguintes vantagens do gasoduto da TGBC sobre o projeto do gasoduto mineiro, que continua empacado no governo estadual: “o investimento não será dos cofres de Minas; depois de aprovado em todas as instâncias, o projeto gasoduto de transporte Brasil Central teve seu primeiro trecho São Carlos–Uberaba editado. É um projeto viável sob os aspectos técnicos e econômicos e o único capaz de chegar a tempo do cronograma da fábrica de amônia, considerando a licença ambiental que já possui, aprovada pelo Ibama. A única pendência é a negociação política junto à Petrobras (que já deixou a sociedade na Gasmig), para contratar com a TGBC o transporte do gás de sua propriedade e matéria-prima de sua fábrica de amônia”.

Continuação

Ainda segundo Carlos Assis, a Gasmig, única concessionária de distribuição de gás em Minas, poderia responsabilizar-se pela interligação entre o duto de transporte da TGBC e as unidades de consumo do Triângulo Mineiro, incluindo aí a fábrica de amônia, bem como poderia subir com o combustível margeando a BR-262 em direção a Queluzito. Mais barato, mais rápido e talvez mais eficiente.

Sonho distante

Com a autoridade de quem participou das negociações sobre a vinda do gasoduto e da fábrica de amônia para Uberaba, Assis pondera que não existe hoje mercado consumidor que possa viabilizar este investimento de R$ 2 bilhões no projeto do gasoduto de distribuição Queluzito/Uberaba. Obviamente, o governador eleito Fernando Pimentel, que foi ministro de Desenvolvimento no governo Dilma, tem conhecimento profundo desse assunto. “Para insistir no projeto do gasoduto de distribuição em Minas, faz-se necessário enfrentar, entre outras, medidas burocráticas e jurídicas para sua implantação, o que não é compatível com o prazo de conclusão das obras da fábrica de amônia”, avalia o ex-secretário. Vale refletir sobre o assunto, sem apego a paixões político-partidárias.

No freezer

Graças aos esforços da Diretoria da OAB e CAA/MG, em especial Sérgio Murilo Braga e Antônio Fabrício Gonçalves, e mesmo diante de uma inflação alta, a anuidade da OAB/MG ficará congelada em 2015. É o quarto congelamento em seis anos de gestão Luís Cláudio Chaves, mantendo a anuidade em Minas disparadamente entre as mais baixas do Brasil.

 Reajuste

Em compensação, deve sair a qualquer momento o aumento no preço dos combustíveis. O ministro da Fazenda já deu o sinal verde à Petrobras para promover o reajuste, que deve ficar em 5% e 10%.

Bem-sucedido empresário Salem Ibrahim El Messih será um dos homenageados pela CDL/Uberaba no dia 14 de novembro, às 20h, no Centro de Eventos da ABCZ. Salem receberá o Mérito Lojista Tradição. As reservas de convites para o grande evento lojista já podem ser feitas pelo 3319-4400. Vai ser um festão, como de costume nos eventos bem organizados pela equipe do presidente Miguel Faria. Estaremos lá!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por