Insegurança pública
A questão da segurança pública em Uberaba, que abriu Alternativa nesta quarta-feira, rendeu muitos comentários. Dezenas de casos de pessoas assaltadas em barzinhos, restaurantes, pizzarias, churrascarias da cidade. Houve até um caso de adolescente na saída da escola, que foi assaltado por bandido armado, que levou do estudante até a mochila com livros escolares, boné, celular, relógio, cinto e os tênis. Fato ocorreu no horário de almoço, numa das mais movimentadas ruas da cidade. Sinceramente, é inadmissível que uma cidade do porte de Uberaba possua pouco mais de 400 policiais militares, sendo que no passado recente chegou a ter mais de mil homens fardados trabalhando na cidade. Chega a ser desumano exigir que um contingente tão pequeno consiga deter a ação dos bandidos, cada dia mais numerosos...
Mais homens
Agora que as relações entre o Executivo Municipal e o Governo de Minas foram reatadas, chegou o momento de nos unirmos para cobrar do Estado uma posição efetiva sobre os pedidos na área de segurança pública. Um segundo batalhão da PM para Uberaba, por exemplo, é inadiável, com mais homens nas ruas para garantir a segurança da população e evitar que os bandidos continuem agindo assim com tanta folga e tranquilidade.
Ordem “superior”
A situação da (falta de) segurança em Uberaba anda de tal forma grave que, segundo consta, até o projeto social realizado por emissora de TV foi obrigado a mudar de local por “ordem do tráfico”. Não houve “acordo” para levar o projeto para a primeira praça escolhida e por razões óbvias de segurança o local foi trocado em cima da hora. Alguém me diz onde vamos parar???
Reclamações - No projeto da PMU – Prefeitura no Bairro – que já está em sua 11ª edição, a segurança pública lidera do ranking das cobranças feitas por moradores. O problema é que a Prefeitura pouco pode fazer além de cobrar do Estado uma posição mais firme.
Na Mira - A PM de Minas é considerada a melhor do Brasil. O governo Anastasia se gaba disso, faz propaganda na TV enaltecendo os feitos da PM mineira. No entanto, em Uberaba falta contingente. Há quem afirme que a bandidagem está se deslocando para cidades de médio porte como a nossa em razão das ações mais rigorosas nos grandes centros, como as Unidades de Polícia Pacificadora, as famosas UPPs no Rio de Janeiro, e em São Paulo contra facção criminosa, somando-se o efeito Copa do Mundo. Somos a “bola da vez” para os bandidos!!!
Sem limite
A falta de homens na PM em Uberaba é sentida também no trânsito, onde são indispensáveis ações mais frequentes. Até o fechamento da coluna nesta quarta-feira haviam sido registrados (e fotografados pela colega Fernanda Borges) seis acidentes de trânsito com vítima. Os motociclistas estão em quase todas. Na Jesuíno Felicíssimo, por exemplo, quase todo dia tem acidente com moto na esquina com a Odilon Fernandes. Na Nelson Freire foram três acidentes na tarde de ontem. Sem contar o cidadão que bateu num poste no Jardim Maracanã. Tudo fruto do excesso de velocidade. É por essas e outras que vivo ouvindo pedidos para defender a instalação de radares e quebra-molas nas ruas da cidade. Mas continuo achando que blitz para tirar de circulação os apressadinhos seria importantíssimo.
Chefe de Gabinete
Ex-secretário municipal de Governo na gestão Anderson Adauto e atual presidente do PRB/Uberaba, Rodrigo Mateus, foi confirmado ontem por Tony Carlos para ocupar a chefia de seu gabinete de deputado estadual em Belo Horizonte. Tony entende que deve levar para a ALMG pessoas preparadas para ajudá-lo nessa nova empreitada. "Tenho o compromisso de fazer diferente e com competência" - avalia Tony. E arremata: "Tenho obrigação de dar respostas àqueles que acreditam em mim e no meu trabalho". Estamos na torcida!
Desfalque - Três feriados vão encurtar o mês de novembro. Dia 2, sábado, Finados, e dia 15, Proclamação da República, terão comércio de rua fechado e Shopping Uberaba aberto das 10h às 22h. Já no dia 20, feriado da Consciência Negra, as lojas do Shopping não abrirão, mas o comércio de rua poderá abrir, se quiser, mediante o pagamento de gratificação extra aos comerciários e concessão de um dia de folga a ser aproveitado dentro de 60 dias.
Leitura - Veríssimo ganha hoje uma biblioteca comunitária, graças à Duratex. Biblioteca Ler é Preciso é uma realização do Instituto Ecofuturo e será inaugurada às 19h, contando com acervo inicial de 700 livros de diversos gêneros literários e uma estrutura completa composta por três computadores, impressoras e mobiliários para a composição do novo espaço. “A Duratex considera relevante a participação em programas que estimulem o desenvolvimento das comunidades”, afirma Luciano Pires, gerente florestal em Minas Gerais.
Mérito
Companheira querida por todos do Grupo JM de Comunicação, a jornalista Indiara Ferreira será homenageada com o Livro de Honra ao Mérito da Educação, na Câmara Municipal de Uberaba, por indicação do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro). A solenidade será realizada no Salão Nobre da Câmara, nesta sexta-feira, a partir de 19h30. Outros oito profissionais da área de educação, que estão no exercício efetivo da profissão e se destacaram durante o ano, também serão lembrados. Indiara é professora do curso de Jornalismo, da Uniube, há 10 anos, onde, além das aulas, atualmente coordena quatro projetos laboratoriais: Jornal Revelação, Pôr no Mural, Newsletter Conecta e a Agência Experimental de Comunicação Plugue. Depois de cursar Magistério, ela se graduou em Jornalismo, especializou-se em Arte e Criatividade e Novas Tecnologias das Mídias e, atualmente, cursa mestrado em Educação. Merecida a homenagem!!!