ALTERNATIVA

Municípios que não colaboraram com o custeio do HR são chamados a responsabilidade

Lídia Prata
Publicado em 09/07/2019 às 19:41Atualizado em 17/12/2022 às 22:23
Compartilhar

Novo perfil

Depois do ultimato do prefeito Paulo Piau via Jornal da Manhã, o secretário municipal de Saúde vai apresentar uma nova proposta para o Hospital Regional, na reunião do Conselho Gestor marcada para hoje. Dessa reunião devem participar o colegiado do Conselho e representantes de municípios da região de abrangência do Hospital. O secretário Iraci Neto passou a terça-feira em Belo Horizonte em tratativas sobre o assunto e vai apresentar na reunião essa proposta, dando prazo para os municípios tomarem uma decisão. Ou colaboram financeiramente com o custeio do HR, ou terão de achar outro hospital para atender seus pacientes.

Nomes aos bois

Ao JM, o prefeito Paulo Piau disse que Uberaba está carregando os municípios vizinhos nas costas, porque boa parte deles não tem colaborado com as despesas de manutenção do Hospital Regional, embora mandem pacientes para cá. Queixa de Piau não agradou o colega Rui Ramos, prefeito de Pirajuba, Segundo ele, Paulo Piau deveria dar “nomes aos bois”, pois Pirajuba tem participado mensalmente do rateio das despesas desde o começo deste ano, junto com outros sete ou oito municípios da região.

Foco errado

A propósito, o prefeito Rui Ramos avalia que houve um erro tremendo na concepção do Hospital Regional. Esse fato ocorreu lá atrás, quando foi definido o perfil de atendimento a ser prestado aos pacientes em Uberaba. Segundo ele, pouco ou nada adianta o HR atender apenas pequena e média complexidade, serviços estes prestados por grande parte dos municípios da região. Precisaria atender também a alta complexidade, que falta nos demais municípios. O prefeito de Pirajuba avalia que os recursos investidos na construção do Hospital Regional poderiam ter sido empregados nos pequenos municípios para ampliar o atendimento em saúde aos cidadãos no seu próprio domicílio. Evitaria o custo dos deslocamentos rodoviários e, principalmente, os riscos para a saúde (e às vezes à vida) dos pacientes transportados até Uberaba. Tem toda razão.

Novela do cartão

Continua sem data para entrar em vigor o cartão saúde do uberabense. Segundo o secretário Iraci Neto, o programa está pronto, mas depende do sinal verde do prefeito Paulo Piau. O cartão será apresentado ao Executivo nos próximos dias.

Na ativa

Três empresas de Uberaba vão participar da Superinter, hoje e amanhã, em Uberlândia: a Klin Shop, dos empreendedores irmãos Cadima; as Fraldas Hipopó e a rede Automax. A Superinter é a maior feira do interior de Minas, voltada para o varejo supermercadista, e deve atrair compradores de toda a região.

Alô, alô

Dirigir falando ao celular continua no topo do ranking das infrações de trânsito em Uberaba. Números da Secretaria de Defesa Social mostram que, de janeiro até o dia 8 deste mês, 3.050 motoristas foram autuados porque estavam segurando o volante apenas com uma das mãos, enquanto a outra estava ocupada com o celular. Tem mais: outros 910 motoristas foram flagrados manuseando o celular (mandando mensagens, por exemplo) e mais 350 tagarelando ao telefone. As multas doem no bolso, mas os motoristas não aprendem!

Olha o cinto!

De janeiro até segunda-feira, mais motoristas foram multados por negligenciarem o uso obrigatório do cinto de segurança do que por avanço de sinal. Foram 2.370 multas por falta de cinto de segurança contra 1.100 por avanço de sinal.

Pare, agora!

Já são 200 motoristas multados por ignorarem solenemente a preferência dos pedestres nas ruas de Uberaba. Isso só nos primeiros seis meses de 2019.

Assentos

Executiva estadual do MDB passou a contar com três uberabenses, com a eleição de Newton Cardoso Junior para presidente da sigla em Minas: Tony Carlos, Sinfrônio e Fabiano Elias. O presidente do diretório municipal do partido também conquistou uma vaga de delegado titular na convenção nacional.

Mais encrenca

Vereador Fernando Mendes é o novo alvo das críticas e xingatórios do colega Thiago Mariscal. Nas redes sociais, Mariscal postou vídeo em que chama Fernando Mendes de “conchaveiro”, “vereador de meia tigela”, dentre outras coisas mais pesadas. E ainda dispara: “Deixa de ser moleque vereador, cria vergonha na cara”. A origem de tanta irritação? Pouca gente conseguiu entender, mas a origem é verdadeiramente banal. Mendes teria dito que Mariscal “não suja os pés”, delegando a assessores a tarefa de fazer os seus requerimentos. Resta saber se a questão vai parar na Comissão de Ética (também espinafrada por Mariscal na mesma live) e ou no Judiciário...

 Novidade

Nesta semana o Shopping Uberaba recebe a visita de mais investidores, desta vez do segmento de vestuário feminino. Muitas uberabenses saem daqui pra comprar fora só por causa dessa grife preferida de dez entre dez mulheres de bom gosto. E ainda para o público feminino virá uma loja especialíssima de moda íntima. O Shopping caminha para completar 21 anos com energia a todo o vapor. Além das novidades no mall, os eventos também estão cada vez mais atrativos. Para as crianças, está em cartaz Férias Divertidas Slime Lab, na Praça de Eventos, até dia 25.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por