ALTERNATIVA

Mutirão de cirurgias eletivas começa neste sábado

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 03/08/2023 às 20:57Atualizado em 04/08/2023 às 20:19
Compartilhar

Hospital Regional será o primeiro a realizar as cirurgias eletivas nessa nova etapa dos mutirões para reduzir a fila de espera na saúde pública. Para este sábado, dia 5, estão programadas 20 consultas para cirurgias ortopédicas (ombro) e outras 20 na área da urologia. No total estão previstas 1.400 cirurgias, sendo a metade até o final deste ano. Zerar a fila é impossível – admite a secretária de Saúde, Valdilene Rocha. Mas vai reduzir bastante o número de pacientes à espera de cirurgias eletivas, incluindo as cirurgias de hérnia e de vesícula. Nesse momento a Secretaria está fazendo contato com as pessoas que estavam na fila, visando agendar os novos exames e também a cirurgia. O mutirão das cirurgias eletivas até o fim do ano envolverá também os hospitais de Clínicas, Mário Palmério e Hélio Angotti.

VAI ANDAR
Val garante que não apenas a fila de cirurgias eletivas vai andar, como também a fila dos pacientes que aguardam há um tempão para fazer exames, em especial colonoscopia e endoscopia. Há cerca de 2.500 nessa fila, mas a secretária acredita que muitos deles já tenham feito os exames por conta própria. Isso sem contar pacientes que eventualmente possam ter mudado de cidade ou falecido.

SEM TRAUMAS
Processo de transição no gerenciamento das Unidades de Pronto Atendimento em Uberaba deve acontecer sem traumas. Segundo a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, a transição vai começar efetivamente em setembro, com as definições sobre a guarda dos prontuários, acervo patrimonial e tudo aquilo que envolve as etapas da troca de comando. Nesse primeiro momento, a transição será feita com a participação ativa do pessoal da Secretaria municipal de Saúde, e, num segundo momento, com os novos gestores. Mas, essa nova etapa somente terá início a partir da homologação do resultado do chamamento público para a gestão das UPAs.

Ainda de acordo com a secretária Val, a equipe da Funepu tem sido de uma lisura a toda prova, colaborando e se prontificando a repassar todas as informações necessárias para garantir uma transição tranquila, sem sobressaltos para o município, nem para a população.

QUEM VAI LEVAR?
Embora a Ideias tenha dado o maior desconto sobre o preço, vencendo  a primeira etapa do processo de chamamento público para a gestão das UPAs, a secretária Val explica que isso não significa que o resultado esteja sacramentado. Pelo contrário. De acordo com a nova lei de licitações, o preço corresponde a 30% da avaliação, enquanto a técnica representa 70%. Nesse momento, a equipe da Secretaria de Saúde está avaliando a documentação técnica apresentada pelas concorrentes. O resultado final deve ser conhecido até o dia 20 deste mês, segundo Val.

NA PRÁTICA
Se não houver recurso ou embate judicial, a gestão das UPAs estará resolvida até setembro. Aí, o próximo passo será definir o passo a passo da transição. É certo, porém, que a mudança dos gestores deve se iniciar pela UPA São Benedito, que é a mais procurada pela população. Essa troca já tem horário definido: às 7h sairá uma equipe e assumirá a outra.

QUESTÃO DE BOM SENSO
Em entrevista à Rádio JM nesta quinta-feira, a secretária de Saúde revelou que a reabertura da UPA Mirante deve acontecer ainda este ano, cabendo à Funepu fazer a mudança para o novo prédio. Val admitiu, porém, que a ala da pediatria poderá entrar em funcionamento depois, pois não seria justo impor à Funepu o ônus de contratar profissionais para a Upinha faltando um mês ou pouco mais para o encerramento do contrato com o Município. Questão de bom senso.

PARADINHAS DA SILVA
Em compensação, as ambulâncias zerinho recebidas pela Prefeitura continuam paradinhas da silva, à espera do tal contrato de seguro! Impressionante como a burocracia pública impede a população de contar com mais assistência nos momentos de maior necessidade, que são a doença e a dor. Francamente!

MELHOR SORTE!
Deve ser publicado na semana que o edital de licitação para contratação de empresa para implantação de prontuário eletrônico em Uberaba. Em que pese a Codiub ter feito uma licitação na expectativa de “vender” esse programa para a  Prefeitura, a secretária Val optou pela contratação direta, bem mais barata. Fez bem!

EM ESTUDO
Ainda não estão definidas as duas novas unidades básicas de saúde que terão horário de atendimento estendido. A Secretaria de Saúde estuda a demanda de cada unidade, para tomar a decisão. Hoje Uberaba conta com seis UBS funcionando também à noite, que são as mesmas que já prestavam esse serviço há quatro anos. Durante a campanha, a então candidata Elisa fez o compromisso que ampliar o número de postinhos com atendimento depois das 18h, e, portanto,  essa questão é ponto de honra pra ela. Girassóis e Alfredo Freire estão entre os postinhos com maiores chances de ter atendimento estendido.

NOTIFICAÇÃO ELETRÔNICA
Está em fase de testes o sistema de notificação eletrônica, que a Codiub contratou com o Serpro em abril. O Serpro é a maior empresa pública de tecnologia da informação, e esse programa permitirá o pagamento de multas pelo celular, com 40% de desconto. Claro que, neste caso, o cidadão terá de abrir mão de todo e qualquer recurso. Mas, com esse desconto, pode compensar não discutir.  No final deste mês o sistema deve ser lançado em Uberaba.

BYE BYE
Em entrevista ao programa De Frente Pra Notícia esta semana, o vereador Samuel Pereira admitiu que poderá deixar o MDB, no ano que vem. Aliado da prefeita Elisa, Samuel deixou claro que não tem a menor possibilidade de apoiar eventual candidatura do também emedebista Tony Carlos a prefeito.

MARCANDO EM CIMA
Psicólogo lotado na Secretaria de Desenvolvimento Social pode se dar muito mal. Segundo apuração da Controladoria, o servidor apresentou atestado de saúde para receber dos cofres públicos sem prestar serviço. Mas, no mesmo período, ele estava atuando profissionalmente em seu consultório. Nesta quinta-feira o servidor foi alvo de mandado de busca e apreensão de documentos e objetos, que poderão comprovar a malandragem. Sabe qual é o salário dele, pago pela Prefeitura? Mais de R$ 6 mil por mês. Esse caso é emblemático e deverá servir de alerta a outros servidores que se sintam tentados a usar esse mesmo expediente para continuar recebendo salários indevidos dos cofres públicos, enquanto engordam a conta bancária com consultório próprio.

VELHAS PRÁTICAS
Se a Controladoria continuar “marcando em cima”, vai achar servidores prestando serviços “por fora” em horário de trabalho para o Município... O que tem de conversa nesse sentido não está no mapa. E não é de hoje que essas conversas rolam nos bastidores...

Cá pra nós: essas práticas ilegais precisam mesmo ser coibidas (e punidas) no serviço público.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por