
(Foto/Divulgação)
Vai ou não vai ser candidato a deputado federal? Esta foi a pergunta feita pelo colega Paulo Garcia, ao entrevistar o vice-prefeito Mauricinho de Sá, em seu programa na Rádio JM, nessa sexta-feira. O nome de Mauricinho emergiu como provável candidato depois que o presidente do seu partido, Ismar Marão, disse com todas as letras que a prefeita Elisa estará fora da disputa eleitoral em 2026. Marão também disse que o PSD pretende testar a viabilidade de Mauricinho, que ele próprio considera “um nome leve”
CALMA!
Mas o vice-prefeito Mauricinho de Sá saiu pela tangente. Disse que primeiro é preciso ver quem está querendo sair candidato dentro do grupo da prefeita e se esses nomes são viáveis. “Precisamos ver o alcance desses nomes fora de Uberaba, porque esta será uma eleição regional. Se for meu nome, vamos trabalhar. Se for outro nome, vamos trabalhar para elegê-lo. O que precisamos é eleger nossos candidatos de Uberaba. Não podemos errar” – ressaltou o vice-prefeito.
GENTE DEMAIS
Segundo Mauricinho, “o maior erro de Uberaba na eleição passada foram a quantidade de candidatos e o desperdício de votos em candidatos de fora”.
POVO ANSIOSO
Ainda na avaliação de Mauricinho, só a imprensa está ansiosa por definição de candidaturas. O eleitor não está nem aí. Mas não é bem assim. A corrida eleitoral de 2026 já começou faz tempo. Detentores de mandato estão se mexendo, amarrando compromissos políticos com prefeitos e lideranças, destinando emendas para municípios onde têm votos... e nós aqui continuamos postergando decisões sobre os nomes. Essa demora poderá custar caro para Uberaba. Quanto mais os partidos e líderes políticos se deixarem dominar pela indecisão, mais tarde os candidatos entrarão na disputa.
LICENÇA
Por falar no grupo político da prefeita, o zum-zum-zum dos bastidores nestes últimos três dias tem sido o provável pedido de licença do vereador Cabo Diego Fabiano, a partir de março, para se dedicar à pré-campanha. As especulações incluem a oportunidade do suplente Lukinha da UAI assumir a cadeira, temporariamente.
PERIGO!
Mas, voltando à entrevista do vice-prefeito à Rádio JM, ele adiantou que a Prefeitura vai instalar placas de advertência sobre perigos de alagamento em pontos recorrentes, como o Córrego dos Carneiros. Enquanto obras definitivas não são executadas, o jeito é tentar alertar os motoristas, colocando essas placas em locais visíveis
ASSÉDIO
Melhor prevenir do que remediar. Pensando assim, a Controladoria-Geral do município dedicou a quinta-feira à capacitação de 40 gerentes de unidades e chefes de departamento e de seções da Secretaria de Saúde para o combate ao assédio moral no ambiente de trabalho. Objetivo foi mostrar para esses gestores que é possível desempenhar o papel de chefia dentro dos limites legais. Nem todo conflito ou divergência com subordinados configura assédio moral. Isso ficou claro para os participantes do treinamento.
PROVIDÊNCIA
Próxima à rodoviária, a área localizada entre a Uberserra e o Restaurante Tabu será melhor iluminada e limpa. Câmeras de videomonitoramento, com reconhecimento facial, também serão instaladas. Informação é de Terence Melo, gerente de atenção social a grupos vulneráveis, da Secretaria de Desenvolvimento Social. Medidas buscam acabar com a concentração de usuários de droga e casos de atentado ao pudor naquele local.
BYE-BYE
Somente neste ano a Secretaria de Desenvolvimento Social forneceu mais de 800 passagens para migrantes retornarem à cidade de origem. Segundo Terence Melo, dentre essas pessoas estavam mãe e filha, que retornaram para a Paraíba.
EM OBRAS
Centro Pop e Casa de Passagem terão o mesmo endereço, em breve. Obra de adaptação do imóvel está sendo executada, resultado de investimento na ordem de R$380 mil.
SOB CONTROLE
Por falar na Casa de Passagem, a média de ocupação mensal tem girado em torno de oito a dez pessoas, que corresponde à metade da capacidade do imóvel. De acordo com Terence Melo, este ano a Casa de Passagem não ficou lotada dia nenhum.
CARIDADE COM RESULTADO
“Entendo que o uberabense é caridoso, mas a distribuição de marmitas não ajuda a tirar essas pessoas das ruas. Tem uma rota de distribuição, que faz com que os moradores de rua fiquem ali, esperando a marmita”, reforça Terence, pedindo aos grupos de caridade que procurem se engajar nas ações sociais da Seds. Mais do que matar a fome momentaneamente, a Seds tem desenvolvido um trabalho de encaminhamento das pessoas para uma vida mais digna. Terence, inclusive, citou o caso de um ex-morador de rua que hoje está empregado numa grande empresa da cidade.
NOVO GOLPE
A malandragem não tem fim. Imagine você que empresa de fachada anuncia na internet a locação de caçambas para entulhos, mas na verdade é tudo mentira. O cidadão pensa estar contratando a locação, efetua o pagamento adiantado (e mais barato) e depois não vê nem a caçamba nem o dinheiro de volta. O pior é que os malandros estão usando nome de empresa idônea de Uberaba para aplicarem esse golpe, gerando dor de cabeça também para o proprietário.
DICA
Aproveite as noites deste fim de semana para dar uma volta pela cidade e apreciar a decoração natalina. Praças Rui Barbosa, Santa Terezinha, dos Correios, Jorge Frange, praça do Grupo Brasil... faça sua rota, porque vai valer a pena! A cidade está toda iluminada. Está linda!