SITUAÇÃO VENCE ELEIÇÃO NA UNIMED
Na mais disputada eleição classista dos últimos tempos em Uberaba, a chapa 1, liderada pelo oftalmologista Djalma Abrão Junior, saiu vitoriosa na Unimed. Apuração dos votos terminou por volta de 21h30min, com o placar de 294 votos para a situação contra 164 votos para chapa de oposição, que foi liderada pela otorrino Sabrina Sarreta. No total foram computados 458 votos válidos, além de 2 votos em brancos e 8 nulos.
Esse resultado referenda o trabalho realizado pela atual diretoria, presidida por Wilson Adriano Borges, que ousou investir numa estrutura própria para atender aos usuários da Unimed. Isso inclui o Hospital São Domingos, laboratórios de análises clínicas e de imagem, dentre outras conquistas que fortalecem a cooperativa médica na cidade e a tornam uma referência no sistema Unimed nacional. Seu sucessor, Djalma Júnior, é o atual presidente do Conselho de Administração, conhece bem a estrutura da cooperativa e fez uma campanha ética, equilibrada, sem ataques pessoais aos adversários, mas ouvindo os anseios dos cooperados e expondo seus projetos de forma responsável. Aprovação veio nas urnas.
Aí está a nova diretoria eleita da Unimed Uberaba
Filiação do vice-prefeito Moacyr Lopes no Podemos tem gerado muita especulação, desde que foi anunciada no sábado, em primeira mão, por esta coluna on-line. De lá pra cá, as apostas se multiplicaram sobre eventual candidatura dele a deputado. Mas, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, descartou categoricamente essa possibilidade. Disse que não será candidato a deputado, nem a prefeito na próxima eleição. E frisou novamente que seu compromisso se encerrará no dia 31 de dezembro de 2024.
CONVITES AOS MONTES
Antes de optar pelo Podemos, o vice-prefeito recebeu pelo menos meia dúzia de convites de outros partidos, inclusive para ser candidato, com direito a campanha bancada com recursos do fundo partidário. Recusou todos, obviamente.
VOU NÃO
Aliás, Moacyr Lopes nega ter assumido a responsabilidade de montar a estrutura do Podemos em Uberaba e região. “Apenas me filiei porque acredito na pré-candidatura de Sérgio Moro a Presidente da República. É uma questão de convicção pessoal, de opção política. Não acredito que os extremos sejam bons para o Brasil. Prefiro a linha do centro”, justificou o vice-prefeito, excluindo obviamente caminhar com Lula e Bolsonaro nas eleições presidenciais. “Eu não ficaria num partido que apoia Lula. Ele só está solto até hoje porque nossa Justiça não foi feita para fazer justiça” - disparou o vice-prefeito.
DE BOA
Por outro lado, o vice descartou rompimento ou desavença irreversível com a prefeita Elisa. “A mandatária é ela. Não tem rompimento. Tem muita fofoca. Às vezes eu penso de um jeito e ela de outro. Respeito a divergência” - disse Moacyr, dizendo que cabe à prefeita dar a palavra final, ainda que não seja aquela que ele gostaria de ouvir. E arrematou: “Nós sabemos que não se constrói nada com briga”.
RITMO LENTO
Questionado se ele se incomoda com o ritmo lento com que as licitações estão sendo feitas atualmente, o vice-prefeito foi categóric “Não é o ritmo que me agrada, nem à prefeita. Mas hoje temos um cuidado muito maior com a questão legal do que no passado. Prefiro atrasar as obras agora do que pagar o preço caro lá na frente com eventuais problemas que possam manchar o nome do governo”.
A VILÃ
Sabe o que atrasou a entrega dos kits escolares para os alunos da rede municipal? Uma tesourinha. Isso mesmo. O modelo constante na licitação saiu de linha e aí foi preciso esperar por um parecer jurídico da PMU para autorizar a substituição por outro modelo. Por conta disso, as crianças estão até hoje sem receber os materiais escolares. Pois é.
CONFORMADÃO DEMAIS
Mas, voltando ao vice-prefeito Moacyr Lopes, ele rasgou o verbo em relação ao governador de Minas. “Não é porque ele apoiou nossa candidatura que vou ficar calado. O Anderson Adauto tem razã o Zema é conformado demais. Veja que estamos com um projeto há dois anos no DER para uma empresa privada instalada no município recuperar a pavimentação da MG 798 e o governador não assina a autorização” - desabafou Moacyr, lembrando que antes de se falar em privatização das estradas mineiras esse projeto já estava lá no governo do Estado fazendo “aniversário”. Enquanto isso, vidas vão sendo perdidas nas estradas esburacadas da nossa região…
CARTÃO VERMELHO
Empresa de cosméticos no bairro São Benedito tem causado transtornos em série ao trânsito da rua Ituiutaba e transversais, mas entra prefeito, sai prefeito, ninguém consegue resolver a questão. Os caminhões de carga manobram no meio da rua, impedindo o fluxo normal de veículos. Não bastasse, estacionam “em cima” da esquina, impedindo a visão de quem precisa atravessar a avenida. E não adianta reclamar…
ESPERANÇA
Criação de um Centro de Distribuição na entrada da cidade é um dos pontos abordados em estudo que vai subsidiar o projeto do Plano de Mobilidade Urbana. Esse CD poderá desafogar o trânsito de veículos leves na área urbana, pois uma das ideias é proibir o tráfego de caminhões pesados pelas ruas da cidade. A carga deverá ser depositada nesse CD e de lá seguir em veículos menores, como vans e caminhões de pequeno porte, para abastecer o comércio local. Se a ideia for de fato implementada, será o fim de caminhões descarregando engradados de cerveja, refrigerante, móveis e outros produtos em estabelecimentos localizados em ruas movimentadas.
MEIA VOLTA
Vereadores tiveram juízo e revogaram o reajuste salarial de 10% que haviam aprovado anteriormente. Na demorada sessão de segunda-feira, eles optaram por uma votação rapidinha, como se quisessem esquecer esse assunto que rendeu críticas dos eleitores e puxão de orelhas por parte do Ministério Público.
Lançada na noite desta terça-feira a campanha de transferência fiscal - Imposto de Renda 2022 para apoio às ações dos conselhos municipais do idoso e da criança e do adolescente. Evento foi realizado na agência Solis, contou com a presença de contabilistas da cidade, assim como do deputado federal Franco Cartafina e da vereadora Rochelle Bazaga, dentre outras autoridades