Daniela Brito - redatora interina
daniela.brito@jmonline.com.br
Insegurança
A situação de Uberaba está complicada no que tange à criminalidade. Na madrugada de ontem foram registrados dois assaltos à mão armada em postos de combustíveis em um intervalo de apenas uma hora. Complicado. Se não houver empenho para que cresça o efetivo, aumentem as rondas policiais, estaremos à mercê dos bandidos.
É certo
Paulo Piau pode esperar muita dor de cabeça se realmente utilizar as Organizações Sociais e Oscips na Secretaria de Saúde. Com certeza, o Ministério Público Federal estará atento a qualquer indício de irregularidade. Recentemente, o órgão emitiu parecer contrário à medida, afirmando que a proposta viola o parágrafo 1º do artigo 199 da Constituição, segundo o qual a iniciativa privada somente pode participar do Sistema Único de Saúde (SUS) em caráter complementar.
E mais
Esse tipo de contratação também é vista como ilegal pelo Judiciário, que, em várias esferas, vem declarando a nulidade de contratos e convênios celebrados com entidades privadas para a gestão de serviços de Saúde. A jurisprudência nesse sentido já vem de longa data.
Caos - Quem buscou ontem o Banco do Brasil passou um verdadeiro sufoco. Em pleno dia 20 de dezembro, data em que foi liberada a última parcela do décimo terceiro para milhões de trabalhadores, o sistema estava instável. Em Uberaba, nem os caixas eletrônicos funcionaram direito. Haja paciência!
Restrito - Jornalistas uberabenses foram escolhidos “a dedo” para participar da primeira “confraternização da imprensa” do governo de Paulo Piau, realizada ontem na Casa do Folclore pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Uberaba.
No Codau
E, neste sábado, servidores e colaboradores das autarquias participam de confraternização promovida pela Sipat. O evento será realizado em uma chácara com direito a churrasco, almoço, sorteio de brindes e até a presença do Papai Noel.
Na fila
Como um simples mortal, o deputado Aelton Freitas enfrentou ontem a fila enorme dos Correios para postar uma vasta documentação no Sedex.
Abono natalino
E não será neste ano que os servidores da Prefeitura irão receber o abono natalino. Várias contas matemáticas foram feitas por técnicos das secretarias da Fazenda e da Administração municipal na tentativa de liberar uma graninha para a categoria, mas a realidade financeira do município “falou” mais alto.
Mudando o discurso - Paulo Piau sempre critica a administração passada em quase todos os discursos que faz. Mas, durante lançamento de um condomínio ao lado do Praça Uberaba Shopping, realizado quarta-feira à noite, foi diferente. Coincidência ou não, o ex-prefeito Anderson Adauto estava presente, Inclusive, Paulo Piau fez questão de registrar a presença do antecessor, dizendo que o título de ex-prefeito é algo que se carrega por um “certo tempo” e aproveitou para dizer que 2013 foi o ano de desenvolvimento para Uberaba.
Trânsito - Está caótico transitar pela rua Coronel Antônio Rios, sentido Prefeitura e novo Fórum de Uberaba. E não é só em horário de pico. É preciso rever o fluxo naquela região e tomar providências urgentes.
Apresentação
Orquestra de Uberaba se apresenta neste sábado no Cine Teatro Vera Cruz com o espetáculo “Concerto Sonhos de Natal”. No programa constam obras de Vivaldi, Bach, Mozart, Beethoven, Heitor Villa-Lobos e do compositor uberabense Joubert de Carvalho, além das tradicionais canções natalinas que serão executadas pelo coro de Arahilda Gomes. Vale a pena conferir!
Emendas
Entidades reclamam que não receberam emendas parlamentares referentes ao ano de 2012, embora estivessem com toda a documentação em dia com a Prefeitura.
Sábia decisão - Corretíssima a decisão do prefeito Paulo Piau em assinar TAC para realizar concursos públicos na Secretaria de Saúde. O inquérito civil aberto essa semana pelo promotor José Carlos Fernandes iria promover um verdadeiro raio-x nas contratações da pasta. O procedimento acabou sendo arquivado.