Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (Foto/Jairo Chagas)
Embora muito especulada nos bastidores, a filiação da prefeita Elisa no PSD está cada vez mais distante de se concretizar. Em que pesem as reuniões do partido com ela, inclusive com a presença do ex-ministro Marcos Montes, nem Elisa foi convidada, nem manifestou intenção de se filiar no PSD. O “namoro” entre as partes parece ter esfriado...
BOI NA LINHA
Nos bastidores, o que se comenta é que o PSD teria sugerido o nome de Belzinho para ocupar a Secretaria de Governo. Com isso, Elisa levaria para sua base de apoio não apenas o partido comandado por Ismar Marão, como também o União Brasil, ao qual Belzinho está filiado. Depois de acertada, consta que a nomeação de Belzinho desandou porque vereadores ligados à prefeita brecaram a indicação. E aí as tratativas entre PSD e Elisa não avançaram mais. Ou melhor, continua em “banho Maria”...
RISCO GRANDE
O PSD é hoje um dos partidos mais cobiçados, principalmente porque terá um dos maiores tempos de TV no horário eleitoral de 2024. Além disso, terá direito a uma grana fenomenal do Fundo Partidário. Se Elisa demorar a dizer “sim”, correrá o risco de perder o “namorado”...
EFEITO ANDERSON
Para piorar, o “namoro” do PSD com Elisa corre outro risco enorme, chamado Anderson Adauto. Isso mesmo!
No fim de semana Anderson disse estar pronto para atender à “convocação” do presidente Lula e lançar seu nome a prefeito em 2024. Até então Anderson sempre saía pela tangente quando indagado sobre eventual candidatura. Agora está assumindo publicamente que pode, sim, disputar as eleições majoritárias. E aí, não será surpresa se o PSD marchar justamente com ele.
ENTRAVES JUDICIAIS
Mas, para Anderson disputar as eleições municipais do ano que vem ele terá, primeiro, que vencer o obstáculo judicial. Consulta recente ao site do Tribunal Eleitoral revela que ele está impedido de se candidatar até 2026, em razão de condenação judicial transitada em julgado. Ou seja, ele te4m uma condenação que não comporta mais recurso. Com isso, Anderson teria de se beneficiar de eventual mudança na legislação eleitoral, que venha a permitir a reversão da inelegibilidade de agentes políticos condenados por atos meramente formais e que não se refiram a desvio de recursos públicos. Esse é o caso de Anderson.
LADO A LADO
Enquanto essa situação judicial de Anderson não se resolve, vamos às conjecturas políticas.
Como se sabe, um dos maiores expoentes do PSD em nível nacional é o ministro Alexandre Silveira. Anderson tem ligações estreitas com o ministro, sobretudo em razão das tratativas para trazer o gás até Uberaba. Se Anderson conseguir sair candidato a prefeito, certamente virá “ordem de cima” para o PSD apoiá-lo. Ou até para receber sua ficha de filiação.
Aliás, quem acredita que o presidente Gilberto Kassab negaria um pedido do ministro Alexandre Silveira para filiar Anderson no PSD, ou determinar o apoio do partido a uma eventual candidatura dele?
QUE DEMORA!
Situação da executiva do PSD em Uberaba está delicada. Há mais de 60 dias o partido enviou os nomes para a composição da nova comissão provisória, mas até agora não foram publicados para oficializar o comando partidário na cidade...
RETROCESSO
Em video postado nas redes sociais, a presidente do PL mostra a publicação do JMonline em que aparecem Lula e Anderson, ilustrando notícia da eventual candidatura dele a prefeito de Uberaba. Ellen Miziara rasgou o verbo: “Esse é o retrato do retrocesso, da vergonha, das mentiras fofas que são contadas há mais de 20 anos. E tem gente que ainda acredita nisso...”
MULHER, MULHER
Por falar no PL, o partido realiza evento só para mulheres no dia 9, a partir das 14h, no Centro de Eventos da ABCZ. Já no domingo, dia 10, às 10h, na Praça Por do Sol, o PL comanda ato público de protesto contra a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal e contra as “arbitrariedades do STF”, segundo Ellen Miziara.
ABRA O OLHO!!!
Leiturista aposentado da Codau alerta para a possibilidade de estar havendo erro na leitura do consumo de água pelos leituristas terceirizados. Segundo o servidor, que pediu para não ser identificado, a prestadora desse serviço para a Codau tem contratado pessoas inexperientes e nem sempre compromissadas com a lisura. Boa parte dos problemas queixados pelos consumidores pode estar ligada a erros na leitura, em especial relacionados à demora na realização do serviço. A Codau pode estar mirando os hidrômetros novos, mas deveria enxergar o serviço prestado pelos leituristas terceirizados, segundo ele.