ALTERNATIVA

Nas alturas

Inadimplência chega a níveis alarmantes: Codau lidera ranking e evidencia crise

Lídia Prata
Publicado em 21/05/2016 às 09:28Atualizado em 16/12/2022 às 18:48
Compartilhar

Nas alturas

São altamente preocupantes os números da inadimplência em Uberaba. O Codau é o maior termômetro da crise econômica enfrentada pela população. Para se ter uma ideia, em março, a inadimplência das contas dos consumidores do Codau era de 35%, registrados nos dois primeiros meses após a entrega da fatura. A tendência de queda somente acontecia a partir do terceiro mês após a emissão da fatura, quando os consumidores quitavam o débito. Em abril, a inadimplência subiu para 42,73%. A única diferença é que esse índice cai pela metade no segundo mês após a entrega da conta, reflexo direto das medidas de corte no fornecimento de água a quem está em débito.

Reforço

Desde o final de 2015 o Codau reforçou suas equipes de corte e mais recentemente montou novas turmas para alcançar a meta de 45 dias para efetivar o corte. Para o consumidor, é uma triste notícia, especialmente para quem está endividado ou desempregado. Antes o consumidor tinha até 60 dias para fazer o pagamento, sem prejuízo para o abastecimento do imóvel, mas o tempo de tolerância agora será reduzido para 45 dias. Tem mais: o Codau vai passar a instalar lacres nos hidrômetros para evitar que a água passe para o imóvel onde o fornecimento for cortado por falta de pagamento.

SPC para devedores

Muitas companhias brasileiras de saneamento e de luz passaram a utilizar a negativação de CPFs como forma de recuperar a pendência financeira de seus usuários antes de realizar o corte no fornecimento. O Codau chegou a estudar um convênio com a CDL, mas por questões operacionais a medida não será implementada neste momento, segundo o presidente Luiz Guaritá Neto. Ele acredita que a recessão prolongada e a deterioração dos indicadores da economia e as questões políticas, que estagnaram o país, farão com que a inadimplência ceda apenas no próximo ano.

No escuro – Não menos grande é a situação em relação à energia elétrica. O percentual de consumidores inadimplentes da Cemig aumentou 25%, comparando janeiro de 2015 e janeiro de 2016. A taxa de inadimplência referente a janeiro de 2016 foi de 3,91%.

Portas fechadas – Comércio de rua não abrirá as portas no feriado de quinta-feira, mas as lojas dos shopping centers poderão abrir das 14 às 20h. Funcionamento dos supermercados será facultativo. Assim foi estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho firmada pelo Sindicomércio e a representação sindical dos comerciários.

Na rua

De janeiro a abril deste ano a PMU já demitiu quatro servidores após instauração de processo administrativo disciplinar para apuração de responsabilidades no desempenho funcional. Os números mostram que o “cerco se fechou” contra maus servidores: 14 demissões foram registradas em 2015, outras 16 demissões em 2014, e 8 demissões no ano anterior. Informações são do controlador geral do município, Carlos Magno Bracarense.

Mais rigor

Carlos Bracarense justifica o volume de demissões motivadas de servidores ao maior rigor disciplinar no governo Paulo Piau. “A dinâmica do trabalho das câmaras disciplinares também mudou, com renovação de dois terços nas suas respectivas composições. Tudo isso na busca de dar maior celeridade aos processos disciplinares e rapidez na punição, como medida disciplinadora, reduzindo o lapso temporal entre a verificação de ato de indisciplina/insubordinação e aplicação da pena”, explica Bracarense.

Seminário do PTC

O Partido Trabalhista Cristão realiza hoje em Uberaba, na sua sede localizada na avenida Alberto Martins Fontoura Borges, o Seminário sobre Políticas Públicas e Reforma Eleitoral. O presidente da sigla no município, Werner do Nascimento, ressalta que o seminário vem em boa hora, porque propicia condições de esclarecimentos a todos aqueles que têm dúvidas sobre tudo o que pode e o que não pode ser realizado no contexto da legalidade durante o pleito eleitoral. Evento tem entrada franca.

Palestras

Seminário do PTC contará com quatro palestras, sendo uma sobre Políticas Públicas para as Mulheres, a cargo de Érika Milhorim; outra sobre “Aspectos da Minirreforma Eleitoral”, por Wilder Gonçalves; a terceira sobre “Prestação de Contas Eleitoral”, por Bittencourt Leon Denis de Oliveira Júnior; e a última sobre “Aspectos e Panoramas da Administração Pública”, que será desenvolvida por Wagner do Nascimento Júnior.

Parece inacreditável, mas esse belíssimo sofá de linhas retas e ultraconfortável é um dos itens da promoção do mês das mães no Outlet da Patio Brasil, na rua Maringá, 49. Esse e outros móveis igualmente “de babar” estão com até 60% de desconto e parcelamento em 10 vezes. Aproveite que hoje é sábado para conferir de perto as promoções sensacionais da Patio Brasil

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por