ALTERNATIVA

Nas vésperas de possível visita do governador, Piau admite lentidão no ritmo para a decisão sobre gasoduto

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 27/06/2015 às 10:17Atualizado em 16/12/2022 às 23:32
Compartilhar

Soltar as amarras

Pela primeira vez desde que Pimentel assumiu o governo de Minas, o prefeito Paulo Piau admitiu que anda lento demais o ritmo para a decisão sobre o gasoduto mineiro. Foi ontem, durante o “Café com o prefeito”, pela Rádio JM. Lembrando que a Petrobras já investiu R$ 1 bilhão 250 milhões na fábrica de amônia em Uberaba, Piau revelou que tem feito verdadeira peregrinação pela Cemig e Gasmig, tentando agilizar uma solução sobre o impasse do gasoduto. Mas, até agora, nenhuma decisão efetiva.

De barriga

Já completando seis meses no comando do governo do Estado, Pimentel continua ignorando a urgência na decisão sobre o gasoduto, lamentavelmente. O problema é que esse assunto não interessa apenas a Uberaba, mas a Minas Gerais como um todo. Afinal, o investimento da Petrobras é expressivo, além de estratégico. Não dá para empurrar o gasoduto com a barriga, como o governo do PT está fazendo...

Qual caminho

O governo Anastasia, tão criticado e combatido pelo seu sucessor, apontou um caminho para viabilizar o gasoduto mineiro, que era a abertura de capital da Gasmig. Nesse sentido, chegou a tentar o aporte de recursos da espanhola Gás Natural Fenosa. Porém, o assunto encontrou resistência da oposição na época e não foi adiante com a mudança de governo. Pois é. Se o PT não admite a abertura de capital da Gasmig, precisa pelo menos encontrar uma solução melhor e igualmente capaz de viabilizar o gasoduto. O que não se admite é ver o governo mineiro cozinhando esse assunto em banho-maria. Ou será que o governo do PT é tão incompetente que não consegue apontar um caminho para concretizar o gasoduto? E até quando vai ficar nesse lenga-lenga?

Agenda aqui – Ainda não está oficialmente confirmado, mas tudo indica que o governador Pimentel virá a Uberaba no dia 7 de agosto. Espera-se que ele não venha a passeio, mas para anunciar sua decisão sobre o gasoduto.

Dias contados – Rotatória da avenida Leopoldino de Oliveira nas imediações do “Uberabão” está com os dias contados. Piau confirmou que será eliminada nas próximas semanas.

E o BRT, hein?

A propósito, o prefeito não vê retrocesso nos novos ajustes previstos para o BRT, incluindo a volta do estacionamento na Leopoldino de Oliveira e compartilhamento da pista hoje dedicada apenas aos coletivos. Segundo Piau, ainda não está decidida a retirada de tachões usados para delimitar a faixa exclusiva dos ônibus rápidos. Essa retirada poderá ser apenas parcial. Se esta for a opção, os tachões poderão ser aproveitados na avenida Santos Dumont para divisão das pistas, uma vez que os canteiros centrais serão retirados de lá definitivamente.

Finalmente o sensor!

Desde o princípio, esta coluna tem batido na tecla da necessidade de adoção de sensores nos semáforos para melhorar o escoamento de veículos. Agora, finalmente essa medida será adotada para o acionamento automático dos sinaleiros na avenida Leopoldino de Oliveira, com o objetivo de não atrasar os ônibus rápidos, já que a faixa deles passará a ser compartilhada com carros. Ufa!

No flagra!

Construtor que apresentou projeto autorizado pela Prefeitura para a construção de quatro andares de um prédio residencial na rua Paulo Pontes resolveu aumentar mais um andar, por conta própria. Mas foi flagrado por fiscais da Secretaria de Obras, que detectaram a irregularidade. Tomou multa 

Cana ecológica

A Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig) foi a vencedora da categoria Responsabilidade Ambiental 2015 no 9º Prêmio da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), entregue em São Paulo. O trabalho vencedor foi “Produção Ecológica da Cana-de-açúcar Sem Queima Contribui para o Meio Ambiente e a Biodiversidade”, que destaca a sustentabilidade da produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais. O Estado já alcançou 100% de mecanização nas áreas de colheita com declividade abaixo de 12%, o que possibilitou a redução na emissão dos gases do efeito estufa, a redução do uso da água na indústria, maior proteção ao solo com a palha que fica no campo, mão de obra mais qualificada e o retorno dos animais ao canavial.

Desrespeito

A que ponto chegamos! Além de ser um ato de extremo mau gosto e desrespeito às famílias das vítimas, chega a ser cruel compartilhar pelas redes sociais as imagens do corpo do cantor Cristiano Araújo sendo necropsiado e preparado para o funeral e o da namorada dele, estirada ao solo, logo após o trágico acidente que os vitimou. A família do cantor precisou recorrer ao Judiciário para suspender a circulação dessas imagens pelo Facebook e Google, mas ainda ontem estavam disponíveis para quem quisesse ver. Baixaria!

O atual presidente da Associação dos Lojistas do Shopping Center Uberaba (Assoceu), Ildeu Kazeoka (à direita), e o ex-presidente da entidade, José Eduardo Cezar de Oliveira, em pausa para um cafezinho com o empresário Ismar Rossetti. Um dos temas é que o Shopping está a toda com as obras da quarta expansão, que vai abrigar oito salas de cinema (duas delas serão Vip) e mais um estacionamento coberto. As projeções do Cinemais já são 100% digitais, mas o novo espaço terá telas bem maiores, bem como área gastronômica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por