ALTERNATIVA

Natal de luzes de Uberaba chegará às ruas comerciais

Lídia Prata
Publicado em 14/12/2019 às 07:54Atualizado em 18/12/2022 às 02:50
Compartilhar

Jairo Chagas

Com posse marcada para terça-feira, o presidente eleito da ABCZ esteve na Rádio JM nessa sexta-feira, onde foi recebido pelo diretor Luiz Ciabotti Neto. Rivaldo Machado Borges Júnior confirmou que já estão praticamente definidos os shows da ExpoZebu 2020, mas não quis adiantar nomes. Revelou apenas que serão sertanejos de sucesso. Façam suas apostas!

 Natal de luzes

Depois das praças, o Natal de luzes de Uberaba chegará às ruas Artur Machado, Goiás e São Benedito, assim como às avenidas Prudente de Morais, Elias Cruvinel e Ramid Mauad, a partir de segunda-feira. Ao todo será utilizado o total de 1,1 milhão de lâmpadas para o “Natal Iluminado”, a mesma quantidade usada pela ABCZ para iluminar o Parque Fernando Costa. E como ficou lindo! Um espetáculo magnífico! Uberaba nunca teve um fim de ano tão bonito quanto esse. Está dando gosto de sair de casa à noite para ver as praças, os prédios históricos e monumentos iluminados, e agora também o Parque Fernando Costa.

Lado B do sucesso

A recente evidência da Codiub no mercado de tecnologia não tem causado apenas bônus para a companhia, mas alguns problemas. O principal é o assédio das empresas privadas aos servidores. Nos últimos meses, a companhia tem perdido bons talentos para o mercado. A questão é que, por ser uma empresa de economia mista, a Codiub precisa seguir algumas normas legais, consideradas arcaicas pelo presidente Denis Silva. Segundo ele, essas leis dificultam a disputa saudável pelos bons profissionais. Ele admite que, no aspecto administrativo, a chamada Lei da Economia Mista foi um avanço extraordinário para o setor, mas na área trabalhista há muito o que avançar.

Plano de Carreira

Para driblar o assédio e poder competir de igual para igual com o mercado, o presidente confidenciou à coluna que já pediu um estudo amplo para um novo Plano de Carreira dos funcionários da Codiub. Segundo ele, não é possível falar o tempo todo em inovação e não avançar também em um plano mais moderno, capaz de possibilitar um horizonte seguro para os servidores. Ainda sem detalhes, o presidente adiantou que não abre mão da capacitação como eixo central do novo plano. “As coisas no mundo estão acontecendo em uma velocidade impressionante, em especial na área da tecnologia. Quem não se capacitar será ultrapassado facilmente. Precisamos de um plano que alie a confiança do servidor no que for proposto para a sua carreira com cada vez mais conhecimento”, revelou.

No foco - Meio sumido e na muda desde as últimas eleições municipais, o ex-presidente da Cohagra Samir Cecílio Filho, o Samirzinho, foi visto esta semana nos corredores do Centro Administrativo. Sua presença por lá, em plena época de costuras políticas com vistas às eleições de 2020, causou um tititi danado.

Alô, alô – Leitora da coluna conta que dias atrás ligou na FCETM/Cesube (3319-9905) para saber sobre vestibular e tomou um susto. Do outro lado, ouviu mensagem para usar o 34 ao ligar de fixo para fixo. Segundo ela, a ligação só se completou quando discou o código da operadora, DDD e o telefone fixo. Interurbano para falar no Cesube, que é de Uberaba???

Panela de pressão

Na entrevista coletiva de quinta-feira, o prefeito Paulo Piau contou que teve um trabalhão para desmontar os “grupinhos” que encontrou quando assumiu o governo, há sete anos. Esses grupinhos, segundo ele, agiam principalmente na Seplan e Meio Ambiente, onde era comum engavetarem processos para forçar a parte a contratar serviços externos, prestados pelos então servidores. Na Secretaria de Obras, ainda de acordo com o prefeito, o problema estava no setor de fiscalização. Pois é... esse comentário corria à boca pequena na época, mas, dito agora pelo prefeito, o assunto toma outra proporção.

Mão no fogo

Falando de corrupção, de avanços para dificultar atos do gênero, como a desburocratização, transparência e informatização, Piau disse que não pode assegurar que não haja problemas na Prefeitura, mas que a sua Administração vigia e controla tudo com rigor, assim como toda denúncia, por menor que seja, é apurada. E neste quesito gabou-se: “Não tenho nenhum processo”.

Novos rumos

“Estamos num novo Brasil. Até pouco tempo, ao fim de almoço com políticos ou negócios, era comum passarem recolhendo a comanda e pagarem a conta. Isto mudou. Cada um paga o seu e há casos de negativa de muitos em receber este tipo de presente” – frisou o prefeito, logo após assinar o “decreto anticorrupção”, esta semana. Tomara que essa mudança seja duradoura no Brasil.

Farmácia central

Numa época em que as farmácias particulares de grandes redes “brotam” em tudo quanto é esquina da cidade, o município não quer ficar atrás. Já está dando os últimos retoques para inaugurar sua farmácia central no prédio que abrigou a Codau no governo passado, localizado na rua Governador Valadares, esquina com a rua 13 de Maio, ali pertinho do Corpo de Bombeiros.

Prioridade

Na queda de braço entre município e Estado pela regulação de leitos, médicos que atendem nos hospitais conveniados ao SUS contam, indignados, que até paciente com dor de cabeça está sendo enquadrado como “vaga zero”. Convém apurar...

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por