ALTERNATIVA

Natureza em agonia

Mudança de local de árvores na avenida da Saudade suscita várias discussões e críticas

Lídia Prata
Publicado em 27/10/2016 às 09:09Atualizado em 16/12/2022 às 16:50
Compartilhar

Natureza em agonia

Essa história da mudança de endereço das árvores que ornavam o canteiro central da avenida da Saudade suscitou uma série de discussões esta semana. Não faltaram críticas ao sacrifício de árvores floridas para a implantação do BRT. Ainda que nenhuma árvore seja cortada, algumas observações são muito pertinentes. Por exempl o descaso com as espécies que ainda existem no canteiro central da avenida Santana Borges. O que mais se vê ali são plantas agonizando, secas, maltratadas. E não se tem notícia de ação da Secretaria de Meio Ambiente para evitar a morte dessas espécies restantes...

Pró-árvore

Lembrando que no governo Hugo Rodrigues da Cunha houve grande incentivo ao plantio de árvores nas ruas da cidade, através do Pró-Árvore, leitor da coluna sugere ao prefeito Paulo Piau criar um programa semelhante no seu próximo mandato. O Município poderia promover a doação de mudas produzidas no Horto Municipal aos interessados e realizar mutirões semanalmente nos bairros da cidade. Assim, em cada bairro seriam plantadas mudas da mesma espécie, como ipês em alguns, acácias em outros bairros, e assim por diante.

Mãos à obra

Para os próximos quatro anos, será necessário repensar a atuação da Secretaria de Meio Ambiente. Precisa ser menos burocrata e mais atuante na coordenação de ações e projetos comunitários que possam colorir as praças e jardins públicos com graça e beleza. Mas tudo feito com critério e bom gosto, e não como se viu nas pracinhas repaginadas no atual governo, onde há mais pedra do que verde.

Que doçura! – Horvagra vai embolsar mais de R$370 mil para fornecer mel natural em sachês para o cardápio alimentar das escolas municipais, por determinação do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Período sabático – Competente fotógrafa Renata Miziara ficará os próximos dois anos em gozo de licença (sem remuneração) do cargo que ocupava no Codau. Sentiremos falta dela nesse período!

Espaço reservado

Ao que tudo indica, a área destinada aos tratadores de animais no Parque Fernando Costa será transformada em arena multiuso para shows e eventos. Um dos projetos em discussão pela nova diretoria da ABCZ é realizar naquele local os shows musicais da ExpoZebu 2017. Os tratadores, por sua vez, vão ganhar novos alojamentos dentro do Parque.

Outras faltas

Falar ao celular enquanto dirige continua sendo a infração campeã de multas de trânsito em Uberaba. Mas, na última edição do Porta Voz, chama a atenção a enorme quantidade de multas aplicadas a condutores que param o veículo em cima da faixa de pedestres na mudança de sinal. Avanço de sinal, não dar preferência a pedestre, transitar na faixa exclusiva de ônibus, deixar de sinalizar adequadamente a manobra de trânsito e estacionar muito perto da esquina também estão resultando em multas aos motoristas. Toda atenção é necessária!

Saúde bucal

Os servidores da Câmara Municipal passam a contar com mais um benefíci plano odontológico. Convênio já foi assinado e a partir do mês de novembro os interessados poderão fazer suas adesões.

Custo

Por falar em saúde, o prefeito Paulo Piau tem repetido que o Hospital Regional tem duas saídas: abrir, ou abrir. Piau não quer que Uberaba pague a conta sozinha, mas também não admite que o Hospital fique mais tempo parado, aguardando a boa vontade do Governo Federal, responsável pela maior parte dos recursos para o custeio da unidade.

Sem paciência

Apenas para a primeira etapa, o custo mensal da manutenção do Hospital Regional está estimado em R$2,5 milhões. Consta que o prefeito já teria perdido a paciência com a morosidade do Ministério da Saúde, mas todas as cidades que serão atendidas pelo Regional esperam que a publicação da pactuação desse custeio saia nos próximos dias. Oremos!

Língua afiada

Tem gente achando que o documento no Ministério da Saúde para colocar o Hospital Regional em funcionamento não saiu até hoje porque o ministro Ricardo Barros é do PP, partido de Anderson Adauto. Maldade!!!

Compensação

Passando pela avenida da Saudade na manhã dessa quarta-feira, não pude deixar de observar a presença do “Migão”, aquele caminhão-pipa que andava sumido das praças e jardins da cidade. Um funcionário cuidava de aguar as mudas transplantadas para a rotatória do Cemitério. Ainda bem. Pelo menos assim, com o cuidado de aguar as plantas, vai ser compensada a negligência observada na retirada e no transporte das acácias. Esse registro era necessário.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por