Quadro embolado
A julgar pelos números da enquete realizada pelo Cepes sob encomenda da Aciu, o quadro eleitoral em Uberaba ainda está muito embolado e com margem para sonhos e delírios de interessados em chegar à Prefeitura, em 2016. A enquete foi realizada entre os dias 5 e 7 deste mês, com 504 pessoas maiores de 16 anos, nos vários bairros da cidade. Não se trata, obviamente, de uma pesquisa eleitoral clássica, mas apenas de uma sondagem.
Nome novo
Na enquete Cepes/Aciu, uma das perguntas buscava saber até que ponto um nome novo na política poderia ser bem aceito pelos entrevistados. Quase 70% disseram que poderiam votar em quem ainda não foi testado nas urnas: 27,58% responderam “sim” e 41,67%, “talvez”.
Bom ou ruim?
A sondagem Cepes/Aciu também questionou os entrevistados sobre a percepção que têm da administração Paulo Piau. Para 36,11% das pessoas, Piau está fazendo um governo regular, enquanto outros 27,58% o consideram bom e 4,96%, ótimo. Ruim e péssimo somam 26,58%, enquanto 4,76% dos entrevistados não souberam ou não quiseram avaliar o governo municipal.
Avaliação – Interessante observar, ainda, na enquete Cepes/Aciu é o resultado da pergunta seguinte, feita aos 504 entrevistados: se aprovam ou não o governo Paulo Piau. Veja os números: 35,71% aprovam, 36,90% não aprovam, e 27,38% não souberam ou não quiseram responder. O inusitado é que na pergunta anterior a percepção positiva do governo (68,65%) ficou acima do percentual de aprovação popular (35,71%) revelado na questão imediatamente seguinte.
Empate técnico – Segundo o presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, ocorreu, de fato, empate técnico dentro da margem de erro desta enquete para a correta interpretação se a Administração do prefeito Paulo Piau é aprovada ou não. Vale uma nova rodada de entrevistas na próxima enquete sobre o mesmo tema, para tirar a “prova dos 9”.
Quem???
“Você conhece ou já ouviu falar do G9?” – indagou o Cepes. O resultado de 18,45% que disseram conhecer, somado aos 25,40% que já ouviram falar do G9, foi comemorado pelo presidente Manoel Rodrigues Neto, que esperava índice bem menor. Detalhe: dentre as entidades que formam o G9, a CDL é a mais conhecida, seguida de perto pela Aciu. E dentre os presidentes dessas entidades, também Miguel Farias, da CDL, é o mais conhecido. Na sequência aparecem Manoel Rodrigues Neto, Vicente Flávio (OAB) e Nagib Facury (Fiemg).
Pra pensar
Em agosto, o transporte coletivo em Uberaba transportou 1 milhão 750 passageiros, sendo que 1 milhão 222 mil 558 usuários pagaram, e a diferença representa a gratuidade ou tarifas reduzidas. Essa diferença de 500 mil passagens gratuitas, querendo ou não, acabam pesando na tarifa dos que pagam, pois ela leva em consideração o número de passageiro por quilômetro rodado.
Café parlamentar
Salão nobre da OAB será palco hoje, às 10h, de café parlamentar promovido pela Advocacia Geral da União – AGU, em parceria com a OAB/Uberaba, para discutir o andamento de duas Propostas de Emenda Constitucional: a PEC 82/2007, que dá autonomia administrativa, orçamentária, patrimonial e de pessoal à AGU, e a PEC 443/2009, que parametriza os subsídios dos seus procuradores com base nos subsídios do Poder Judiciário.
Homenagens
No mesmo evento da AGU serão homenageados os deputados federais Adelmo Carneiro, Aelton Freitas, Caio Narcio e Marcos Montes. Todos eles não só votaram favoravelmente à histórica aprovação da PEC 443/2009, em 1º turno, como também fizeram requerimentos à Presidência, propiciaram a interlocução com os líderes, participaram de encontros de bancada e facilitaram o trânsito e a atuação dos advogados públicos federais no Congresso Nacional.
É ela!
Está chegando o grande dia de apresentação da 51ª edição da JM Magazine, a revista mais amada pelos uberabenses. Na capa, a linda médica recém-formada Mariana Rodrigues da Cunha Cardoso, filha dos amigos Beatriz Rodrigues da Cunha e Carlos Alberto Cardoso. De perfil, Mariana lembra Nicole Kidman, a lindíssima atriz australiana. Foi difícil escolher uma única foto para a capa, tantos cliques perfeitos de Mariana. Mas, sem falsa modéstia, ficou um luxo! Dia 1º de outubro, o coquetel de lançamento no Catavento Buffet (convites à venda a partir de hoje, no Jornal da Manhã), e no dia seguinte as revistas já estarão nas bancas.
Copa de Marcha
O início do mês de outubro será marcado por competição e diversão na Fazu. No dia 3 (sábado), a partir das 8h30, a faculdade sediará a III Copa de Marcha Marchadores de Uberaba, em parceria com o Núcleo Marchadores do Triângulo. A Copa de Marcha é um evento equestre rápido, resumido a uma competição de marcha. O evento é gratuito e será realizado na pista da Fazenda Escola da Fazu, no campus da faculdade, localizada no Bairro Tutunas, e integra as atividades em comemoração aos 40 anos da faculdade em 2015.