ALTERNATIVA

Nem Lula, nem Bolsonaro virão para inauguração da ExpoZebu

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 27/04/2023 às 21:09Atualizado em 30/04/2023 às 19:16
Compartilhar

DIA D
A sexta-feira será movimentada em Uberaba, graças à 6° edição da Abertura da Safra Mineira de Cana de Açúcar. Para o evento, promovido pela Companhia Mineira de Açúcar e Álcool - CMAA e pela SIAMIG, acontecerá na usina Vale do Tijuco,  e contará com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assim como do governador Romeu Zema, dentre outras autoridades. 

Durante o evento, serão apresentadas as perspectivas para a safra 2023/2024, bem como será reforçado o papel do setor sucroenergético como uma alternativa imprescindível na transição energética baseada numa economia de baixo carbono. Esse setor é uma das mais importantes cadeias produtivas do agronegócio mineiro, com 36 usinas em produção, 108 municípios produtores de cana-de-açúcar e geração de cerca de 167 mil empregos diretos e indiretos. 

EXPOZEBU
Para a abertura da Expozebu, no sábado, estão confirmadas as presenças do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e do governador Zema, também. De acordo com o diretor Gilberto Barata, a ABCZ ainda espera a confirmação da presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, já que o presidente Lula não virá.

Presença confirmada também do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que sempre prestigia as edições da Expozebu.

ELE NÃO
Ao contrário da Agrishow, que “desconvidou” o ministro Carlos Fávaro para receber Jair Bolsonaro, o ex-presidente da República não foi convidado pela ABCZ para a cerimônia de inauguração da Expozebu.  

TOM DO DISCURSO
Dois temas serão destaque no pronunciamento do presidente Gabriel Garcia Cid, durante a abertura da Expozebu 2023: a defesa do direito de propriedade (e consequente condenação às invasões de terra pelo MST) e a necessidade de liberação de crédito para os produtores rurais, a juros mais baratos e suportáveis. Se em São Paulo isso está sendo possível, por que não para o restante do país? - questiona o diretor Gilberto Barata, coberto de razão.

MEGA EVENTO
Se não for a Megaleite, será outro mega evento voltado para a pecuária leiteira. É o que promete o diretor Gilberto Barata, ressaltando que a ABCZ está trabalhando para fazer uma feira de gado de leite, de alto nível, em Uberaba. Claro que não será na mesma data da Megaleite, mas terá um peso à altura.

PARCERIAS
A empresa de fertilizantes Atlas Agro contratou a consultoria Clean Energy Latin America para encontrar parceiros visando à  construção de uma planta verticalizada de produção de hidrogênio e fertilizantes verdes em Uberaba. O projeto deve exigir cerca de R$ 4,5 bilhões em investimentos. A fábrica da Atlas Agro terá uma capacidade de produção de 500 mil toneladas por ano de fertilizantes, voltada para o mercado brasileiro. 

PEGAR OU LARGAR
Na falta de um projeto completo, a Prefeitura fez o que era possível. Afirmação foi feita pelo secretário de Obras e Serviços Urbanos, Anderson Passos, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quinta-feira, referindo-se ao viaduto do Cyrela. Após a inauguração da obra, algumas críticas começaram a pipocar sobre a falta de passeios e de rampas de acessibilidade, assim como à instalação de um quebra-molas físico, iluminação em padrões diferentes ao longo do viaduto e por aí afora. Na verdade, essa obra começou há anos, a partir de um projeto que estava pronto, e se tornou um grande desafio para o governo Elisa. Melhor que fosse concluída, do que continuar ali paralisada. Poderia ser melhor? Claro que sim. Mas foi o que deu pra fazer, com as melhores soluções possíveis - destacou o titular da Sesurb.

NOVAS ETAPAS
A propósito do viaduto do Cyrela, o secretário Anderson Passos ressaltou que a Prefeitura ainda vai executar várias obras naquelas imediações, visando melhorar as condições de tráfego. Da mesma forma, o passeio será executado na parte que está faltando. Mas, o obstáculo físico vai ficar lá, até que a Prefeitura tenha barreiras eletrônicas ou outros mecanismos mais modernos de controle de velocidade para substituí-lo. Que seja breve!

MÃOS À OBRA
Ainda na entrevista, o secretário Passos destacou que é prioridade do governo Elisa melhorar e embelezar as entradas da cidade. A primeira delas, já em execução, é a do acesso pela avenida João XXIII, próximo ao conjunto Volta Grande. Além da revitalização da Mata do Carrinho e da iluminação da rotatória ali próxima, o ajardinamento está programado. Nesta quinta-feira, inclusive, o trânsito naquele local esteve interditado para a requalificação da rotatória, para a instalação de um letreiro com a logomarca do nosso Geoparque. Esta ação faz parte do projeto de revitalização de todas as entradas da cidade, inclusive com execução de projetos paisagísticos. Vai ficar show, depois de pronto!

A CAMINHO
Sob a batuta da secretária Eclair Gomes, a Comissão encarregada do concurso público na Prefeitura esteve reunida nesta quinta-feira. “São muitas tratativas, mas está caminhando bem e dentro de um planejamento que estabelecemos” - avaliou Eclair. 

FIRME
Não há qualquer intenção da secretária Eclair Gomes de deixar o cargo. Questionada se estaria demissionária, como se especulou nos últimos dias,  ela foi taxativa: “não”. Da mesma forma, Eclair diz que não recebeu qualquer comunicado da prefeita nesse sentido, embora afirme que, por ser cargo de confiança, está sempre à disposição. Por outro lado, a secretária ressalta que há muitos projetos em pauta atualmente e o serviço na Administração continua a todo vapor. Bola pra frente!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por