ALTERNATIVA

Neymar poderá acionar criminalmente Zúñiga

Criminalistas têm enfatizado que Zúñiga cometeu delito (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 08/07/2014 às 09:31Atualizado em 19/12/2022 às 06:58
Compartilhar

 Processos administrativos

Depois dos servidores da Saúde envolvidos na “farra dos plantões”, chegou a vez do pessoal da Educação ser alvo de processo administrativo na Prefeitura. Duas professoras do ensino básico e uma auxiliar de serviços gerais lotadas na Escola Municipal Gastão Mesquita são alvo de investigações. Outras duas servidoras lotadas na Secretaria de Educação também vão responder a procedimento disciplinar, uma delas por excesso de faltas e outra por conduta inadequada. Os nomes estão sendo mantidos em sigilo pelo Município até a conclusão das apurações.

 Renúncia

Dois problemas para o prefeito Paulo Piau. Seu vice-líder na Câmara, vereador Kaká Se Liga, seguiu o líder Luiz Dutra e também renunciou ao cargo. Decisão foi comunicada ao presidente da Câmara, Elmar Goulart, na sessão legislativa desta segunda-feira, assim como ao prefeito, através de ofício. Nas suas justificativas, Kaká alegou que a decisão visa exclusivamente a dar mais liberdade ao prefeito para escolher seus próximos representantes no Legislativo.

Sem divisão

Ao contrário do esperado, o prefeito Paulo Piau não dividiu a Secretaria de Infraestrutura em Obras e Serviços Urbanos, confiando a primeira a José Elias Miziara Neto e a segunda, a Robertinho Indaiá. Curiosamente, no Porta Voz do dia 4 de julho, o engenheiro José Elias Miziara Neto foi nomeado chefe da Representação do Centro Avançado de Negócios na Cidade de São Paulo. Consta que o prefeito está esperando a Fundação Getúlio Vargas apresentar o projeto de reorganização administrativa para resolver em definitivo o organograma da Prefeitura, quando então será ou não dividida a pasta da Infraestrutura.

 De olho – Ainda na edição de sexta-feira, o jornal oficial Porta Voz publicou uma lista enorme de notificações a contribuintes para limpeza de terreno e reparos em muros e passeios.

 Entulhos no passeio – Se o contribuinte não pode usar calçada para despejar areia e outros materiais de construção, as empreiteiras contratadas pelo Poder Público deveriam merecer o mesmo tratamento. No entanto, obra feita por empreiteira do Codau ocupa boa parte das calçadas na rua Cândida Mendonça Bilharinho para colocação de materiais de construção...

 Morder ou quebrar?

O que é mais grave? Morder ou quebrar o adversário? Claro que nenhuma das situações é admissível entre dois seres humanos como meio para resolver suas diferenças, em especial no esporte. Mas, se for para escolher a menos grave, obviamente ficaria com a mordida. Pois bem. A Fifa não entendeu assim e deixou de punir o jogador colombiano que fraturou a vértebra do nosso Neymar, porque não viu “maldade” na jogada. Ou a Fifa está cega, ou precisa abrir o dicionário para entender o significado do vocábulo maldade. Não consigo entender – mesmo reconhecendo minhas limitações sobre o futebol – como é que um atleta que morde o adversário é punido com multa e afastamento dos gramados, enquanto fica por isso mesmo aquele jogador que chuta o joelho alheio e depois dá uma joelhada nas costas do adversário. Os dois deveriam ser punidos, tanto o uruguaio quanto o colombiano, mais este do que aquele. Estou indignada com a decisão da Fifa de passar a mão na cabeça do Zúñiga!

 Lesão corporal grave

Pelas redes sociais, criminalistas brasileiros têm enfatizado que Zúñiga cometeu delito de lesão corporal grave. Se quiser, Neymar poderá acioná-lo criminalmente. Pode ter havido dolo direto (intenção inequívoca de lesar), dolo eventual (assumiu o risco de produzir o resultado lesivo à vítima), culpa consciente (previu o resultado, mas não o queria) ou culpa inconsciente (nem sequer previu o resultado). Paralelamente, se quiser, Neymar também poderá pedir indenização por danos materiais (despesas médicas, hospitalares, remédios, fisioterapeutas etc) e morais, pela tristeza que essa lesão lhe causou ao tirá-lo da Copa prematuramente, ceifando seu sonho de ser campeão mundial. Agora a bola está com Neymar.

 Peituda

Por falar na Copa, a presidente Dilma Rousseff reafirmou esta semana que vai mesmo entregar a taça de campeão no domingo e espera que seja para a Seleção Brasileira. Já prevendo as vaias, a Presidente disse que “são ossos do ofício”.

 Formação de qualidade

Quer investir em uma formação superior de qualidade? Programe a sua prova no Vestibular Agendado da Fazu. As vagas disponíveis neste processo seletivo são para os cursos de Zootecnia (diurno e noturno), Secretariado Executivo Bilíngue, Agronegócio e Sistemas para Internet (noturnos). Acesse o site da Fazu (www.fazu.br), faça sua inscrição e aproveite para conhecer os programas de incentivo oferecidos aos interessados em cursar graduação na faculdade.

Deus salve a nossa Seleção sem Neymar!

Referência no meio jurídico brasileiro e internacional, o jurista uberabense Lúcio Delfino foi convidado para proferir conferência na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no II Seminário de Direito Processual de Canelas/RS, que será realizado no dia 25 de outubro. O tema será “O acesso à Justiça e o novo CPC”. Do mesmo seminário participarão, como conferencistas, outros juristas de escol, como Humberto Theodoro Júnior, Prof. Arruda Alvim, José Tesheiner e Araken de Assis.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por