Barril de pólvora
Se confirmadas as denúncias à Ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais sobre irregularidades na penitenciária de Uberaba, não será surpresa se viermos a assistir fugas em massa ou sangrentas rebeliões de presos, a qualquer momento. Com essa “guerra” entre facções nos presídios, sobretudo do norte e do nordeste do Brasil, a qualquer momento essa “onda” se alastra até outras penitenciárias e pode chegar aqui. Aquelas com sistema de segurança frágil, como parece ser o caso de Uberaba, obviamente são alvos fáceis nas mãos dos bandidos.
Olha o perigo!
Ainda não há qualquer confirmação das denúncias, e cabe ao MP investigar. Aliás, consta que essas denúncias já vinham sendo feitas desde 2015, mas só agora com essa violência nos presídios brasileiros parece que o Ministério Público resolveu tomar uma atitude. As denúncias são gravíssimas. Dentre outros absurdos que estariam acontecendo no presídio Aluízio Ignácio de Oliveira, consta que a segurança interna vem sendo feita apenas por meia dúzia de cadeados. Se isso for verdade, fugir dali é moleza. Os presos nem precisam escavar túnel...
Ação imediata
Não basta ao Ministério Público investigar essas denúncias e trocar ofícios com direção da penitenciária e com outros órgãos de segurança. As autoridades de segurança pública precisam ter coragem para adotar medidas mais sérias, em conjunto, antes que o pior aconteça. Nesse caso, será necessário, também, contar com a colaboração imediata dos magistrados para revisão de penas e agilização no andamento dos feitos criminais. Um trabalho em esquema de mutirão parece inadiável, nesse primeiro momento.
Sufoco - Credores de terceirizada contratada pela VLi estão em pânico diante dos boatos de que a empresa está prestes a deixar a cidade, sem quitar os débitos com refeições, alojamento e até salários e direitos dos trabalhadores...
Enigma – Embora o sucessor do coronel Kappel na presidência do Conselho Municipal de Segurança Pública ainda não tenha sido nomeado pelo prefeito Paulo Piau, a assessoria de apoio ao gabinete do futuro presidente já está definida. Trata-se de Renata Caramori, nomeada para o cargo em comissão no Porta-Voz do dia 20. Hoje tem nova edição do PV, provavelmente com novas nomeações. A conferir.
Disputa acirrada
Se até agora o secretário de Finanças Wellington Fontes é o mais comedido nas nomeações para cargos em comissão, os colegas Fernando Hueb (Gabinete) e Silvana Elias (Educação) disputam palmo a palmo a liderança do ranking de comissionados. Na edição do dia 20, foram 11 nomeações da Educação contra 5 do Gabinete. Na Educação até dá para entender tanto assessor disso e diretor daquilo, mas certamente o Gabinete vai ficar pequeno para tantos comissionados...
Que papelão!
Mais de 1 mil rolos de papel higiênico, 100 litros de detergente e 200 quilos de carne. E isso é só uma parte do que foi encontrado na casa da ex-secretária de Assistência Social e atual vereadora Luciana Kubiaki, do PSD, em Guaíba, Região Metropolitana de Porto Alegre. A vereadora foi presa, sob acusação de desviar toneladas de produtos comprados com dinheiro público e que seriam destinados a instituições sociais que atendem crianças.
Uberaba em todas
O longa-metragem #ninfabebe (#babynymph) foi premiado durante o Festival Best Film Awards IFF, que aconteceu entre os dias 13 e 15 de janeiro deste ano, na cidade de Cluj Napoca, na Romênia. Ele conquistou três prêmios, inclusive o 1º lugar na categoria de melhor edição. O longa premiado foi produzido integralmente em Uberaba, com recursos do Fundo Municipal de Cultura. O resultado da premiação foi divulgado segunda-feira.
Cenários conhecidos
Único representante latino-americano selecionado para o festival romeno, #ninfabebe disputou premiações com produções dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Rússia, Itália, dentre outros. O longa conta a história de duas adolescentes que se organizam para passar um fim de semana sozinhas em casa, na ausência de seus pais. Utilizando um aplicativo de telefone celular que mescla a gravação de imagens captadas ao vivo com a interação com outros apps, ambas registram todos os momentos desta festa particular, regada a música alta, bebidas e chats na internet. E daí passam por diversas experiências, com nítida crítica ao exibicionismo virtual e ao voyeurismo.
Alto astral
O Shopping Uberaba esteve superlotado neste fim de semana e não foi apenas por causa do evento que veio pela primeira vez à cidade, o FDS Gourmet, com exposição de carros antigos e encontro de Harley Davidson. Também as atrações, como play jump, a exposição de fotos Domingo no Parque, dos amigos Babi e Ramon Magela, os títulos de cinema e a loja com venda de ingressos para as melhores festas da cidade contribuíram para o sucesso de público. O movimento nos estacionamentos praticamente se equiparou ao do Natal. Ponto para o Shopping Uberaba, que abre as portas para as novidades, com a segurança de quem confia no próprio taco.