ALTERNATIVA

Ninguém da Prefeitura esteve presente ao debate das armas

Embora os organizadores garantam que convites tenham sido (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 02/12/2014 às 10:12Atualizado em 17/12/2022 às 02:25
Compartilhar

Gê Alves – redatora interina

No domingo, o promotor José Carlos Fernandes Júnior embarcou para o Maranhão, onde passará a semana, integrando equipe da Corregedoria Nacional do Ministério Público. O grupo vai inspecionar os diversos órgãos do MP naquele Estado.

Ausente. Ninguém da Prefeitura esteve presente ao debate das armas, embora os organizadores garantam que convites tenham sido enviados pelo escritório do deputado presidente da Comissão que trata do assunto, Marcos Montes. O assunto é palpitante e mobiliza o país diante da insegurança reinante. Uberaba foi a única cidade fora de Brasília a ter o debate. Para alguns – eu particularmente não acredito – a ausência teria como pano de fundo as eleições municipais de 2016, diante da possibilidade de MM ser adversário de Piau na disputa pela Prefeitura.

Sem convites. A assessoria do Governo Municipal contrapõe e garante que não foram recebidos convites para a audiência. Para o prefeito Paulo Piau não chegou. Para a Chefia de Gabinete, também não nem para o secretário de Comunicação. E para o secretário de Segurança? Não, também. Da mesma forma – e eu prefiro não acreditar –, há quem avalie que os convites não foram emitidos por conta das eleições 2016.

Inconvincente. Sobre o porte de armas, cada um tem uma opinião. E é para isso mesmo que as audiências devem servir: para subsidiar quem vota e quem assina a defender o que a população quer ou rechaçar o que ela não quer. E tão palpitante como o tema foi o aparecimento do nome de Marcos Montes na lista de brindados com recursos da indústria bélica para a campanha, conforme matéria assinada no fim de semana pela colega Renata Gomide. Ouvido, MM falou, falou e não disse nada. Achei infeliz demais em suas pontuações.

Eleição. Câmara Municipal de Uberaba elege hoje a nova Mesa Diretora para o biênio 2015/2016. Luiz Humberto Dutra é candidato de consenso e deverá ter seu nome referendado para o comando da Casa.

Polêmica. O Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba posiciona-se sobre a demolição de casarão da família De Martino, na Praça da igreja de Santa Teresinha. A informação dos herdeiros de que houve autorização para a demolição do imóvel, conforme o Conphau, está equivocada. E junta cópia da Ata de 30 de outubro do ano passad “Pedido de demolição da residência do Dr. Ezio de Martino... Foi apresentado pela Equipe Técnica do Conphau um histórico da residência e o interesse no seu inventário pelo Patrimônio Histórico de Uberaba. O vice-presidente pediu à coordenadora Maria Aparecida para conversar com a família e ver se os filhos aprovam ou não o inventário (Ipac), mantendo a fachada e o corpo central da casa. Sugestão aprovada por unanimidade.”

Entenda. O Conphau, este ano, negou a demolição. Os sucessores do médico Ézio de Martino se disseram surpreendidos, alegando que tiveram autorização anteriormente para demolir e, antes de expirar o prazo e sem qualquer provocação da família, o Conselho julgou novamente o caso, desta vez proibindo a demolição. Agora, o Conphau faz a réplica via coluna, garantindo que o Conselho procurou preservar, pelo menos de forma parcial, o bem e que, “na ausência de êxito nesta tentativa (conversa com a família para manter fachada), o pedido de total demolição da residência foi negado.

Antenados. A nova CAA está distribuindo, durante esta semana, aos advogados uma bolsa com o laço símbolo da campanha Novembro Azul e cartilhas com dicas de saúde e de prevenção ao câncer de próstata. A diretora da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Fabiana Faquim, e o Delegado em Uberaba Euseli dos Santos antecipam que já está programada para fevereiro a realização do Faça Justiça à sua Saúde, uma campanha ampla que visa à promoção da saúde dos profissionais da classe.

Justiça seja feita. A entrega da UBS do bairro Mercês era uma reivindicação antiga do vereador João Gilberto Ripposati, que também defende a reforma de outras dez unidades de Saúde, cujos recursos estão assegurados pelo governo federal, em parceria com o Município. O vereador representou o Legislativo no evento e falou sobre a abertura do Hospital Regional, que representará alívio para Uberaba e região, com 270 leitos. Enfim, o vereador destacou o esforço entre Legislativo e Executivo para melhorar a prestação de serviços.

DNA. Autora do livro “Direito de Filiaçã O valor do exame de DNA”, Sandra Silva Rassi foi entrevistada ontem pela Rádio JM. Projeto de lei que tramita desde 2007, aprovado por Comissões da Câmara e Senado Federal, está na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, cujo relator é Paulo Davim. O projeto visa a Regulamentação do Exame de DNA no Brasil, estabelecendo requisitos, técnicos e jurídicos, mínimos necessários para que o exame seja realizado, bem como a exigência da capacitação técnica necessária para o laboratório. Como se trata de um exame muito específico, acaso realizado sem a observação desses critérios, pode ocorrer mudança no resultado. Atualmente, não existe nenhum regulamento no Brasil, o que possibilita que o exame não tenha a precisão “absoluta”, que lhe é conferida pela população e pelos próprios profissionais do Direito.

Hoje em Uberaba e dia 9 em Araxá, a colega jornalista Márcia Borges lança o livro “O Ceramista - uma história de vida e de vidas, amores e desamores”. A obra sai do forno após 20 anos da promessa feita ao pai, Wilson Ribeiro Borges, o “Licinho da cerâmica”, de publicar sua biografia. O pai rascunhou algo de próprio punho em cadernos antigos, mas desistiu ao reviver seus anos de abundância, perdas, derrotas, lutas contra preconceitos, solidão e da relação com agiotas implacáveis.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por