No encalço
“Já estamos agindo há algum tempo”, garante o secretário de Desenvolvimento Econômico sobre a possibilidade de implantação de uma refinaria da Petrobras em Uberaba, citada nessa coluna no sábado. Segundo José Renato Gomes, “o estudo produzido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) confirma a necessidade da refinaria e indica o Triângulo Mineiro para tal”. Esse estudo já está nas mãos do secretário desde julho do ano passado. “Desde aquela época estamos pregando a união das forças políticas em torno desse projeto”, reforça o secretário.
Vai demorar
Ainda segundo José Renato, “nossa missão é colocar Uberaba na disputa, à disposição para receber o investimento. E isso já está sendo feito”. Ele lembra, porém, que se trata de um projeto de longa maturação, mas está otimista com as chances do município desde a reunião com a diretoria da Petrobras, no Rio de Janeiro, em julho do ano passado.
Paciência!!!!
Já estava tudo arquitetado desde 19 de dezembr cronograma de obras do BRT foi prolongado mais uma vez. A publicação do aditivo, no entanto, só aconteceu na sexta-feira, quase um mês depois de acertada entre as empreiteiras e o prefeito. Agora a data provável para conclusão do serviço é junho, mas bom será se não for prorrogada mais uma vez. Já foram dois adiamentos até agora e a obra parece empacada...
Fim da briga – Se a lenga-lenga do BRT e a novela do Hospital Regional parecem não ter fim, pelo menos o imbróglio envolvendo o nome da principal avenida do Residencial Pacaembu terminou. Prevaleceu o nome original, Ramid Mauad. Porta-Voz de sexta revogou o nome posteriormente dado àquela via. Cá pra nós: não fazia mesmo sentido a substituição a essa altura do campeonato...
Desencantou! – Por falar no Porta-Voz, saíram mais duas nomeações de aprovados no concurso público de 2016. Desta vez não foram para a área da Educação. Um deles é engenheiro ambiental e a outra, bióloga. Aleluia!
Bomba no Judiciário
Vai desaguar nas mãos do promotor João Davina a qualquer momento uma denúncia formal de candidatos aprovados em concurso público promovido pelo Município. Provimento de cargos “em comissão” com terceiros, em detrimento dos aprovados no concurso público para as respectivas funções, é apenas um dos argumentos dos denunciantes. Consta que serão juntados diversos documentos, inclusive print de resposta dada pelo prefeito em redes sociais a quem o questionou sobre o assunto.
Nas últimas
A propósito, consta que as últimas nomeações para cargos em comissão devem ser feitas no Porta-Voz do dia 20. Depois, acabou.
Mexa-se!
Mais quatro praças da cidade vão ganhar equipamentos de ginástica, sendo uma no Parque dos Girassóis, e as demais no Parque São José, Uberaba I e Residencial 2000. Sinal de que a pindaíba da Prefeitura não está tão grande assim, já que o investimento está estimado em mais de R$ 130 mil.
Azeitando a máquina
Primeira reunião geral de secretário durou até as 13 horas, sem intervalo, ontem. Dentro da política de contenção de gastos, o prefeito insistiu que a determinação dele tem de ser cumprida à risca. O compromisso da redução de 50% nos cargos de confiança, segundo Piau, está de pé. E salve-se quem puder!
Regras
Outra medida anunciada na reunião do secretariado foi a normatização do acesso ao Centro Administrativo, tanto por parte de servidores quanto dos cidadãos. A ideia é criar uma entrada única para todos aqueles que forem à Prefeitura, seja para audiência com o prefeito, ou secretarias. Todos serão previamente identificados, com informação sobre o local aonde irão. Essas medidas estão certíssimas. Já passou da hora de implantar normas mínimas de organização, até mesmo por medida de segurança. Quem entra na Prefeitura, hoje, não sabe quem trabalha lá, quem está de passagem, ou onde procurar informação...
Mudança
Ao que tudo indica, o engenheiro e escritor João Eurípedes Sabino deve ser candidato único à sucessão da presidente Ilcea Borba Marquez na Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Eleição será no dia 18 de fevereiro, às 10h.
Adeus
Dizem que sempre chove quando morre uma boa pessoa. Assim foi nessa segunda-feira, com uma chuva intensa em Uberaba, na despedida de Reynildo Chaves Mendes. Um articulador político brilhante, que foi uma das vozes mais ouvidas e reverenciadas nos anos 70, chegando a integrar o governo de Silvério Cartafina Filho. Tinha sempre uma observação perspicaz, uma opinião sensata, uma ação conciliadora. Sabia fazer amigos e conservá-los por toda a vida. Tenho as melhores lembranças desse que foi um dos grandes amigos do meu pai e por quem sempre nutri grande admiração. Vai deixar saudade, muita saudade. À família, o nosso abraço fraterno nessa despedida de Reynildo, o nosso “Rey”.