ALTERNATIVA

No Ministério da Saúde, Prefeitura fecha acordo para pagar R$ 2,9 milhões ao Hélio Angotti

Lídia Prata
Larissa Prata*
Publicado em 24/05/2023 às 20:15Atualizado em 25/05/2023 às 21:17
Compartilhar

*Interina: Larissa Prata

Repercutiu nos meios políticos a pesquisa publicada com exclusividade pelo Jornal da Manhã na edição desta quarta-feira, realizada pelo Instituto Percent. Entre os resultados, a rejeição da prefeita Elisa Araújo, tanto pessoal quanto institucional no comando da cidade, é algo a se pensar. No primeiro ano de governo, pesquisa também publicada pelo JM apontava que para 23% da população a administração da primeira prefeita de Uberaba era ruim ou péssima (para 40%, o governo estava bom ou ótimo e outros 35% estavam neutros). O resultado é bem diferente, tempos depois. Pelo que mostra a pesquisa realizada agora em maio, a rejeição saltou para 55% e a aprovação despencou para 19%. Ainda de acordo com o Percent, 29% se mantêm neutros. Para Luiz Cláudio Campos, expert em pesquisas e administrador do instituto, a reversão é possível, mas requer um longo caminho pela frente 

Luz amarela 
Ao Pingo do J, da Rádio JM, Luiz Cláudio Campos aponta que o sinal já deixou de ser amarelo. “Eu diria que amarelo, para laranja, para avermelhar. Na realidade é o seguinte: se você tem uma avaliação de 40% negativo, você já tem luz amarela. Quando você passa de 50%, já está passando para outra tonalidade”, pondera ele, que acrescenta, ainda, que reverter o resultado é um trabalho complexo, de paciência, não é de um dia para a noite. “Mas se esses números estão aí, significa de diferente precisa ser feita”, aconselha. 

Lapso temporal 
Em que pese toda pesquisa ser apenas um retrato momentâneo da situação, Luiz Cláudio Campos explica que é preciso estudar, sobretudo, se a rejeição é uma tendência e, se sim, se está crescendo ou não. “Nós precisamos saber se essa rejeição está se cristalizando ou não”, explica Luiz Cláudio. Nesse sentido, a rotina de pesquisas é importante aliada. Corre à boca miúda que outras pesquisas com resultados não muito promissores têm sido apresentadas à prefeita Elisa Araújo. 

E a saúde? 
Que o resultado é impactado pela situação da saúde em Uberaba não resta a menor dúvida. Outra certeza é que a saúde é sempre o calcanhar de Aquiles de toda administração. Contudo, a prefeita tem tudo na mão para reverter o resultado e, sobretudo a pasta, está correndo atrás de mostrar resultados à população. Vale destacar que a pesquisa do Percent não é específica sobre a saúde pública, mas Luiz Cláudio acredita que se fosse direcionada à saúde pública, voltada inclusive aos usuários do sistema, “provavelmente seria até maior”. Ele avalia que cerca de 75% a 80% da população da cidade utiliza a saúde pública em Uberaba, um percentual muito diferente daqueles que usam o transporte público, por exemplo. 

Calma lá 
Há quem acredite que as chances de reeleição de Elisa estão enterradas e a caminho da missa de 7º dia, mas não duvide do poder de reabilitação dela. Força de trabalho e vontade não lhe faltam. Ferramentas para retomar o caminho da aprovação popular também não. Prova disso é ter colocado o bloco na rua com diversas medidas, como novo pronto-socorro pediátrico, programa inédito de asfaltamento de ruas e avenidas, destravamentos como o do viaduto do Cyrela e o da ZPE. Torcer pelo fracasso de um governo ou pela pessoa à frente da máquina é, no mínimo, torcer contra a cidade e, como boa uberabense, acredito ser terra fértil para o crescimento.  

A propósito, para quem duvida do resultado do Instituto Percent, ficam dois lembretes, relativos à prefeita Elisa. O primeiro deles ainda no período eleitoral, quando o instituto cravou a ida da então candidata para o segundo turno, quando pouquíssimas pessoas falavam sobre isso. O segundo, quando acertou o percentual de vitória dela.  

Mais números 
O Instituto Percent ainda ouviu a população sobre os governos de Romeu Zema (Novo) e Lula (PT), cujos resultados serão publicados nos próximos dias pelo Jornal da Manhã. Além disso, Luiz Cláudio Campos ainda revela que o instituto buscará respostas em Uberaba sobre outros assuntos relevantes para a população, como a Educação, e não descarta pesquisa de opinião sobre vereadores. 

Boa notícia 
Comitiva de Uberaba esteve na manhã desta quarta-feira (24), em Brasília, onde reunião no Ministério da Saúde tratava sobre repasses ao Hospital Hélio Angotti. O encontro aconteceu a pedido do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, Zé Vitor, para fechar o acordo das pendências entre Prefeitura e o Hospital. A comitiva também foi recebida pelo secretário nacional de Atenção Especializada, Aristides Vitorino de Oliveira Neto. Segundo o diretor de relações institucionais do HHA e ex-deputado Nárcio Rodrigues, acordo entre as partes foi firmado e a Prefeitura deve pagar ao hospital em torno de R$ 2,9 milhões. Vem em excelente hora! 

Comitiva liderada pela prefeita Elisa Araújo, com a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, o secretário Aristides Vitorino de Oliveira Neto, e os presidentes do HHA, Carlo Vannucci e Delcio Scandiuzzi (Foto/Divulgação)

Vem aí 
Após a reunião sobre a liberação de recursos, ainda no Ministério da Saúde, a comitiva uberabense apresentou projeto relativo à telemedicina para o Hospital Hélio Angotti, um projeto bastante elogiado, segundo Nárcio Rodrigues. “Nós apresentamos um projeto que já foi captado recursos através de emenda, estamos esperando o depósito. O recurso foi captado por emendas do deputado Franco Cartafina, que estava na reunião também, do deputado Aelton, e do deputado Zé Vitor, que é o presidente da comissão, mas não participou da reunião por estar doente. Foi ele que articulou nosso encontro no Ministério, junto ao vice-presidente, Geraldo Alckmin”, revelou ele à coluna Alternativa. 

Hub de encontros 
Em Brasília, Nárcio se encontrou com Anderson Adauto, seu amigo de longa data, mas adversário político histórico. Contudo, ele sinaliza que, tendo em vista a nova aliança entre Lula e Alckmin, a amizade pode frutificar a caminho das urnas. “Você sabe que eu e o Anderson somos amigos desde o Jornal da Manhã. Nunca estivemos ao lado um do outro numa mesma eleição. Mas na eleição passada, como eu era Geraldo Alckmin e ele era Lula, nós acabamos caminhando juntos e a nossa amizade velha, antiga, que sempre esteve acima de partido, virou também afinidade política. Estamos conversando, né? Vamos caminhar. Nossa união aqui em Brasília é importante para a gente poder fortalecer Uberaba, que está sem deputado. Nem eu nem ele queremos mexer com isso mais, mas a gente tem relação para ajudar”, contou. E assim se mexem as peças no xadrez político com vistas a 2024. 

Figurões da política uberabense, Anderson Adauto e Nárcio Rodrigues almoçaram juntos em Brasília (Foto/Divulgação)

Comenda Markito 
Plenário da Câmara de Uberaba recebe a população nesta quinta-feira (25) para a entrega da Comenda Markito, uma das maiores personalidades de Uberaba, não só no campo da moda, onde seu nome figura no panteão mineiro. Entre os agraciados, destaco a presença da querida Maria José Aris Silva, na pessoa de quem estendo os cumprimentos aos demais agraciados com esse importante reconhecimento.  

Os homenageados com a Comenda Markito, nesta quinta, na CMU (Foto/Divulgação)

No encarte 
No Dia da Indústria, o Jornal da Manhã preparou caderno especial publicado nesta edição do JM impresso, com posterior publicação também no JM Online. Na pessoa do agraciado com o Mérito Industrial, Arnaldo Santos Junior, por quem esta colunista nutre imensa admiração, deixo os aplausos a todos os industriários, responsáveis pela segunda maior economia de Uberaba.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por