ALTERNATIVA

No sufoco

Médicos das UPAs estão vivendo verdadeiro drama sem salário tampouco previsão

Lídia Prata
Publicado em 08/04/2016 às 08:47Atualizado em 16/12/2022 às 19:24
Compartilhar

O grito dos prefeitos

Cerca de 30 prefeitos da região, além de vereadores e lideranças políticas, vão fechar a BR-050 hoje pela manhã, entre o trevo do Jardim Maracanã e o acesso a Uberaba pela avenida Santana Borges, nas imediações da Ceasa. Até o Posto Graal haverá carreata. Dali em diante os prefeitos irão a pé. A bronca deles é contra a queda nas receitas, em contraste com o aumento das obrigações dos Municípios pelo Estado e União. Prefeituras quebradas, sem dinheiro, e com montanhas de compromissos a saldar. Pior é que esse quadro dramático não é exclusivo das prefeituras do interior. A maioria das empresas brasileiras enfrenta o mesmo caos provocado pelo (des)governo da Presidente Dilma, infelizmente.

No sufoco

Médicos que trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento gerenciadas pela Pró-Saúde experimentam verdadeiro drama. Além de terem recebido apenas a metade do salário de fevereiro, o pagamento do salário de março não saiu ainda, nem há previsão de data para liberação pela OS. Segundo eles, a Pró-Saúde alega que os repasses feitos pela Prefeitura de Uberaba não são suficientes para pagamento de todas as despesas. Mas só os médicos estão com os salários atrasados...

Superlotação impressionante

Não bastasse o não recebimento de seus salários, os médicos das UPAs enfrentam outro problema gravíssim a superlotação das unidades, especialmente nessa época de epidemia de dengue. Segundo consta, há pacientes internados até em cadeiras, porque nem camas, nem macas existem em quantidade suficiente para acomodar todos eles. Em muitos casos, os familiares se revoltam com essa situação e partem para a agressão contra os médicos, exigindo uma providência que não depende deles: a transferência do paciente para o hospital. Mas como?

Segurança – A propósito das UPAs, por que razão até hoje não foi providenciada a devida segurança para as duas unidades? Qualquer descontrolado pode entrar ali e cometer um ato tresloucado contra os funcionários e pacientes. E aí? De quem será a responsabilidade?

Cooptação - Vereador gravou a oferta de vantagem financeira que lhe fez o interlocutor de um determinado partido político para que ele trocasse de legenda de imediato. O que o vereador vai fazer com essa gravação ainda não se sabe, até porque a vida pregressa do tal interlocutor é conhecida de longa data...

Questão de paciência

Candidatos classificados no concurso da PMU vão precisar de paciência para esperar a convocação para o trabalho. Embora o Porta Voz desta quarta-feira tenha trazido a primeira lista oficial de aprovados, com mais de 8 mil nomes, ainda terá de ser observado o prazo regulamentar para recursos.

Prova prática

Não está definida a data para a realização da prova prática a que serão submetidos os candidatos classificados no concurso da PMU para os cargos de trabalhador braçal, auxiliar de serviços gerais, pedreiro, instrutor de artes, operador de trator agrícola, operador de motosserra, operador de roçadeira manual, condutor de veículos pesados e operador de máquinas. Para quem, como eu, estranhou a exigência de prova prática para o exercício dessas funções, a diretora do departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, Sandra Barra, explica que é preciso ter certeza de que o candidato está realmente apto para o cargo pretendido. Além disso, serão avaliadas as condições físicas dos classificados na primeira fase, de modo a afastar candidatos com problemas de saúde incapacitantes para o trabalho. Seriam problema para o Município, porque já poderiam entrar no cargo com pedido de afastamento para tratamento de saúde na sequência...

Último prazo

Pelas regras do concurso da PMU, o último prazo para divulgação do resultado final é 22 de maio. Até lá terão de ser apreciados os títulos, as provas dissertativas, os recursos etc. Provavelmente ficarão para o fim do prazo os aprovados para os cargos de auditor fiscal e procurador do Município.

Em campanha

Dois pontos de destaque na campanha de Arnaldo Manuel Machado Borges, o Arnaldinho, rumo à presidência da ABCZ, são a parceria com os Sindicatos Rurais e a valorização do Corpo Técnico. Pela primeira vez um integrante do Corpo Técnico da ABCZ integra uma diretoria. O compromisso que o presidenciável vem firmando de ‘abrir’ as portas da entidade ao criador de todos os portes também parece cativar o segmento nesta época em que uma das grandes preocupações do brasileiro é justamente a transparência.

Baile do Cowboy

Liberada a venda de ingressos do Baile do Cowboy para os não-sócios do Jockey, na loja exclusiva no Shopping Uberaba. Inicialmente, os associados tiveram preferência na compra de convite para o evento, que nasceu no clube, e se consolida como o mais tradicional da cidade. O Baile do Cowboy este ano será no dia 7 de maio, com as duplas Victor & Leo e Jads & Jadson.

Lindo e delicioso o bolo com que gentilmente o Shopping Uberaba lembrou o Dia do Jornalista, nesta quinta-feira, homenageando a equipe do JM. Adoramos!!!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por