ALTERNATIVA

Nomeações de cargos de confiança contrastam com dificuldades na PMU

Lídia Prata
Publicado em 17/03/2017 às 08:01Atualizado em 16/12/2022 às 14:34
Compartilhar

Vai ter greve?

Primeira rodada de negociações entre representantes dos servidores municipais e o prefeito Paulo Piau não resultou em acordo entre as partes. Dentre as principais reivindicações da pauta, os servidores querem a reposição da inflação de 2016, ainda que parcial, e reajuste no ticket-alimentação. Prefeito diz que não pode conceder nem um, nem outro. O mesmo discurso deve ser adotado por Piau hoje, na rodada de negociação com o Sindicato dos Professores da rede municipal. No entanto, os educadores já tiraram em assembleia anterior o indicativo de greve da categoria. Tudo indica que pelo menos no caso dos educadores a paralisação é questão de horas...

Dois pesos...

Nos bastidores da PMU circulam rumores de que estão sendo estudados cortes de benefícios e de pessoal, caso o Município seja obrigado a reajustar salários dos servidores para estancar algum eventual movimento grevista. Dentre os benefícios que poderão ser limados estão ticket-refeição, plano de saúde e outros. Resta saber se haverá espaço para esses cortes, antes de ser efetivado um enxugamento drástico e verdadeiro nos cargos comissionados. Até agora o que se vê é uma infinidade de nomeações de apadrinhados para ocupar cargos em comissão, mediante salários relativamente altos, o que, convenhamos, contrasta com o discurso de dificuldade financeira do Município.

...Duas medidas

A propósito, na questão dos cortes de pessoal, corre à boca pequena que a PMU já tem em mãos um parecer técnico capaz de embasar demissões de servidores com base na Lei de Responsabilidade Fiscal. A interpretação seria a seguinte: caso o Município extrapole os limites de gastos com funcionalismo, poderá demitir servidores para reequilibrar as finanças. A conferir.

Problema grave – Tão grave quanto eventual greve dos professores municipais é a paralisação dos médicos das duas UPAs de Uberaba desde segunda-feira. Segundo os líderes do movimento, além do atraso de dois meses no pagamento dos salários e parcelamento dos valores devidos em datas aleatórias, a Pró-Saúde agora quer reduzir o número de médicos plantonistas e sujeitá-los a trabalharem sem qualquer vínculo trabalhista.

Acordes dissonantes - Prefeitura de Uberaba garante que os pagamentos à Pró-Saúde estão rigorosamente em dia. Por isso mesmo, PMU e Pró-Saúde precisam urgentemente “acertar o passo” sobre a gestão das UPAs. E precisa fazer isso logo, antes que o Hospital Regional comece a funcionar. Se, enquanto gestora das UPAs, a Pró-Saúde já atrasa frequentemente os pagamentos aos médicos e fornecedores, imagine o que poderá acontecer quando ela assumir a gestão do Hospital Regional.

O que vem por aí

Nesse momento, a Prefeitura não pode se omitir e deixar que a Pró-Saúde se entenda com os médicos das UPAs. Afinal, quem contratou a Pró-Saúde foi a Prefeitura, mesmo sendo alertada publicamente sobre a má reputação da empresa em nível nacional. Fez ouvidos moucos na época. Tem mais: a Prefeitura é (tão ou mais) responsável pelos problemas que afetam a saúde da população de Uberaba, inclusive nas Unidades de Pronto Atendimento terceirizadas.

Radiografia

Secretário Luiz Carlos Saad visitou a comunidade São Basílio na tarde de quarta-feira. Aliás, ele está percorrendo a zona rural esta semana para diagnosticar os problemas, especialmente nas estradas. “Estamos no pico da safra. Mas estou vendo que a situação está boa”, avalia o novo titular de Agricultura.

Marcando presença

Presidente da OAB/MG, Antônio Fabrício, estará hoje em Uberaba para entrega de carteiras a 33 novos advogados e estagiários. Solenidade está marcada para as 11h. Com o presidente virão o tesoureiro, Sérgio Leonardo, e o adjunto, Adriano Cardoso. Na mesma oportunidade, serão entregues 30 computadores novos para utilização pela 14ª Subseção.

Em alta

A propósito, presidente Vicente Flávio começou 2017 com o pé direito. Além dos computadores, acaba de ganhar da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais nada menos que 198 cadeiras novinhas em folha (inclusive para cadeirantes) para equipar o auditório da 14ª Subseção da OAB.

De primeira

Com promessa de mudança radical no perfil da ExpoZebu, a diretoria da ABCZ já acertou 3 mega shows para este ano. As atrações, no entanto, estão sendo mantidas debaixo de sete chaves pela diretoria de Arnaldo Manoel.

No fim

Último ato oficial de Ilcea Borba Marquez como presidente acontece hoje, às 14h, oportunidade em que será descerrada a placa denominando “Centro de Cultura Profª Terezinha Hueb de Menezes” a nova sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, no casarão da rua Lauro Borges, em frente ao Hospital da Criança. Familiares da inesquecível escritora participarão do evento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por