ALTERNATIVA

Nomeação de titulares para a Saúde e Defesa Social depende de cessão da União ao município, revela Elisa

Lídia Prata
Publicado em 03/01/2021 às 09:46Atualizado em 19/12/2022 às 05:20
Compartilhar

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota deste sábado, a prefeita Elisa Araújo colocou um ponto final nos questionamentos sobre a quantidade de interinos nomeados para pastas importantes, como Saúde. Elisa explicou que os titulares por ela convidados são funcionários federais e dependem da cessão da União ao Município, sem prejuízo dos salários por eles percebidos. Neste caso está a médica Sabrina Sarreta, que é perita do INSS, e deve ser oficializada secretária municipal de Saúde. 

MAIS UM

Na mesma situação de Sabrina Sarreta estão o delegado de Polícia Federal Glorivan Bernardes, convidado por Elisa para a Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes, e Wadson Azevedo, dos quadros do IFTM. 

Azevedo deve assumir a FETI - Fundação de Ensino Técnico Intensivo.

POR QUE NÃO?

Outros interinos, no entanto, poderão ser confirmados como titulares, caso a prefeita entenda desnecessário colocar adjuntos nessas pastas. Neste caso estão a Procuradoria Geral do Município, por exemplo, confiada provisoriamente à advogada Fabiana Gomes Pinheiro Alves. 

VÁ PASSEAR!

Aos que estranharam a nomeação do ex-prefeito Ruy Ramos para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elisa não titubeou: “sugiro que vão passear em Pirajuba e ver o que o Rui fez lá como prefeito”. Além disso, ela justificou a escolha  ressaltando as qualidades pessoais do secretário e seu bom trânsito com o empresariado e nas esferas do Poder, tanto estadual quanto federal.

ÚLTIMA PALAVRA

Sobre a possibilidade de Ruy Ramos vir a disputar as eleições para deputado em 2022 como vem sendo cogitado há algum tempo, Elisa disse que eles não conversaram sobre o assunto. E disparou: “Não temos compromisso com futuro político de ninguém”. Garantiu, ainda, que a conversa que a interessa é uma só: trabalho.  

FAKE NEWS

Elisa também desmentiu que recusou indicação do presidente do seu partido, Eduardo Palmério, que queria José Humberto Guimarães no comando da Secretaria do Agronegócio. “Não tive indicação de ninguém. Não tenho compromisso com ninguém. O agronegócio terá uma pessoa técnica, mas primeiro vou ouvir os servidores da pasta” - pontuou a prefeita.

DEVER DE CASA

Tão logo empossados nos respectivos cargos, os secretários já receberam um kit com instruções sobre as tarefas a serem desenvolvidas na primeira semana de trabalho. A prefeita quer um diagnóstico completo, contendo informações detalhadas sobre o quadro de pessoal de cada pasta, bem como convênios em vigor, despesas mensais fixas, etc. E já estabeleceu uma meta: redução de pelo menos 30% dos gastos de cada secretaria. Nessa meta de enxugamento, no entanto, não estão incluídos os cargos comissionados que não foram preenchidos.

AZEITANDO A MÁQUINA

Elisa vai manter as reuniões semanais do secretariado. Mas, ao contrário de seu antecessor, fará reuniões com grupos menores, divididos por afinidades de áreas de trabalho. Ela entende que assim será mais produtivo do que reunião com o grupo completo.

SORTEIO

Embora a primeira sessão legislativa esteja marcada somente para o dia 8 de fevereiro, nesta segunda-feira os vereadores terão de comparecer à Câmara para o sorteio dos gabinetes e dos assentos no plenário. 

SINAL DE ALERTA

Ano começa com um alerta da Anvisa: determinados testes não conseguem detectar a variante do novo coronavírus inicialmente encontrada no Reino Unido e que já se alastra mundo afora, inclusive com casos suspeitos em São Paulo. Diz a nota: “A variante VUI 202012/01 identificada em diferentes países apresenta mutação que afeta o gene S, utilizado como alvo em diferentes ensaios diagnósticos, o que pode levar à incapacidade de detecção do vírus se este for o único alvo ou referência do modelo diagnóstico”. Pois é. Ano novo, problema novo com o coronavírus...

Com público limitado em razão da pandemia, a solenidade de posse dos eleitos foi prestigiada apenas por algumas das principais lideranças classistas de Uberaba. Na foto, ladeando a Prefeita Elisa, os presidentes Gilberto Dias (Sindicato Rural), Anderson Cadima (ACIU), José Arlênio Veneziano (Fiemg Regional) e Eduardo Azank (OAB), alguns dos que estiveram presentes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por