ALTERNATIVA

Nos bastidores as conversas sobre as eleições de 2020 dominam o cenário

Lídia Prata
Publicado em 07/08/2019 às 19:12Atualizado em 17/12/2022 às 23:14
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Início do Curso de Estudos de Política e Estratégia (Cepe) 2019 trouxe a Uberaba o presidente nacional da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, general Umberto Ramos de Andrade, e o contra-almirante Márcio de Vasconcellos Rocha, assistente militar da Marinha na Escola Superior de Guerra, na foto ao lado do prefeito Paulo Piau e do delegado regional da Adesg, Antônio José Bessa Ferreira

Zema na região

Governador Romeu Zema estará hoje e amanhã no Triângulo Mineiro. Nessa quinta-feira ele participa da Megacana Tech Show, em Campo Florido, evento que trará à região alguns dos expoentes do PIB nacional, políticos de diversas cores partidárias, além de palestrantes renomados, como o jornalista William Waack. Realizada pela Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (Canacampo) e Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), a Megacana vem se firmando ano a ano e já é considerada um dos grandes eventos mineiros do setor sucroenergético. Na sexta-feira, Zema vai à sua terra-natal participar de evento focado na produção queijeira.

Novos tempos

Ex-prefeito de Pirajuba, Marcos Brunozzi preside a Canacampo e ontem esteve na Rádio JM falando sobre a Megacana 2019. Segundo ele, nos últimos anos a produção da cana-de-açúcar mudou muito, se modernizou e hoje coloca o Brasil como o maior produtor mundial. A tecnologia está invadindo os canaviais e em breve aquela figura do boia-fria cortador de cana estará definitivamente sepultada. Brunozzi frisa que a colheita da cana está quase 100% mecanizada, contando com equipamentos sofisticados e caríssimos. As máquinas contam como GPS, piloto automático e outros apetrechos tecnológicos e os operadores trabalham em cabines com ar refrigerado. “O operador pode até trabalhar de terno” – brincou o presidente da Canacampo.

Energia limpa

No comparativo entre gasolina e álcool, Marcos Brunozzi citou uma série de vantagens do segundo sobre o combustível fóssil, principalmente no que se refere à poluição ambiental. “Você precisa de 10 carros a etanol para produzir o CO2 que um único carro movido a gasolina produz” – destacou. Todos os resíduos da cana são usados na geração de energia, ou biofertilizantes. Empresas estão trabalhando para produzir gás a partir dos resíduos da cana. “Hoje é um setor com sério compromisso ambiental”, segundo Brunozzi.

Na balança

Bastou ganhar corpo o zunzunzum em torno da provável candidatura de Heli Andrade a prefeito em 2020 para surgirem as primeiras vozes dissonantes, até mesmo dentro do PSL, partido que ele agora preside em Uberaba. O principal entrave é sua recente eleição para deputado estadual.

Fica em BH

Caso Heli Andrade leve avante a intenção de disputar a sucessão do prefeito Paulo Piau no ano que vem, Uberaba ficará sem representante na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ele foi o único deputado estadual eleito aqui no ano passado...

Embate à vista

Por outro lado, se Heli vier a disputar a eleição para prefeito, poderá enfrentar novamente o radialista Tony Carlos. Os dois foram candidatos a deputado estadual no ano passado, e Heli levou a melhor.

Troca-troca

Em outubro, quando os prazos da lei eleitoral começarem a apertar aqueles que pretendem disputar as eleições de 2020, muita gente poderá pular do barco e buscar abrigo em outras siglas. Nos bastidores as conversas e os “flertes” eleitorais estão dominando...

Vai mal

Depois do bafafá da sessão da Câmara Municipal dessa terça-feira, em que os vereadores “soltaram os cachorros” contra a demora no atendimento a seus pedidos, as relações entre os secretários municipais de Governo, Luiz Dutra, e Obras, Toninho Oliveira, azedaram de vez. Dutra reclama que o colega não colabora, enquanto o segundo teria dito que não tem meios de atender a tantas demandas a tempo e hora como o colega quer. Quem conhece a máquina pública sabe que nada ali pode ser “pra ontem”...

No pé

A propósito, secretário Toninho Oliveira garante que os fiscais da Sesurb estão pegando no pé da empreiteira encarregada da obra na avenida Terezinha Campos Waack. Segundo o secretário, ninguém esperava uma chuva daquela no fim de semana, causadora de tanta sujeira. Aliás, a via virou um córrego nojento, com lama correndo e emporcalhando até a avenida Santos Dumont. No entanto, Toninho acredita que até outubro a obra estará totalmente concluída. Oremos!

Tipo exportação

Mais um município mineiro veio a Uberaba buscar referências técnicas sobre o Licenciamento Ambiental. Desta vez foi o município de Taiobeiras, localizado no norte de Minas. Know how da Prefeitura nessa área tem sido visto como facilitador para atração e consolidação de novos empreendimentos no município e desperta o interesse de outros tantos pelo Estado afora.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por