ALTERNATIVA

Notícia de suspeita de Covid-19 em pai de servidor leva pânico à Prefeitura

Lídia Prata
Publicado em 13/05/2020 às 19:31Atualizado em 18/12/2022 às 06:18
Compartilhar

DATA MANTIDA

Se não houver votação pelo Congresso, os prazos da lei eleitoral estarão mantidos e a eleição confirmada para 4 de outubro. Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral respondeu negativamente a uma consulta formulada pela deputada federal Clarissa Garotinho, sobre a possibilidade de adiamento do prazo para a transferência do domicílio eleitoral para concorrer às eleições 2020. O entendimento do TSE é que não cabe ao Judiciário a alteração do calendário eleitoral em razão da pandemia do coronavírus, motivo alegado pela consulente.

BAITA CONFUSÃO

Ex-deputado Antônio Lerin recorreu ao Judiciário para anular sua filiação no PMN, partido comandado em Uberaba por Gleibinho Terra. Quer reverter essa filiação para disputar as eleições majoritárias pelo PDT. Despacho da juíza eleitoral Letícia Castelo Branco mandou citar tanto o PDT quanto o PMN para se manifestarem no processo.

Embora Lerim diga que só falará sobre o caso depois que tiver uma sentença, ele argumenta que tentaram tirá-lo do pleit “Fui protagonista nas últimas eleições, tenho um histórico político como vereador, deputado. Por que pegaram meus dados e me filiaram num partido, sendo que eu escolhi foi o PDT?”

TRANQUILIDADE NO PDT

Presidente do diretório municipal do PDT, advogado Jacob Estevam, foi citado à tarde passada e terá cinco dias para se manifestar nos autos que serão contados a partir de hoje, ou seja, o prazo termina na segunda-feira. Jacob diz ter recebido com “naturalidade” essa situação e vai levar aos autos “a verdade dos fatos.”

FUTURO INCERTO

Essa demanda envolvendo a filiação partidária de Lerim pode se arrastar por meses e desaguar no Tribunal Regional Eleitoral, o que poderia até inviabilizar sua participação nas eleições de outubro.

Se for anulada sua filiação no PMN e não se confirmar a filiação no PDT, Lerim ficará fora da disputa para prefeito. Estará sem partido.

Se, por outro lado, Lerim tiver êxito na demanda judicial e conseguir sua filiação no PDT, não terá garantia alguma de se o candidato do partido a prefeito. Vale destacar que o PDT já lançou o nome do empresário Roberto Velludo como pré-candidato do partido há mais de 30 dias.

GAME OVER

Prazo legal para os partidos apresentarem as tais listas especiais de filiados termina amanhã., dia 15. Essa lista especial contempla aqueles prováveis candidatos que estão sem filiação partidária e foram “esquecidos” no prazo legal.

TROCA DE COMANDO

Programada para o dia 25 de maio, às 19h, a troca de comando da Regional Vale do Rio Grande da Fiemg não terá solenidade festiva. Em tempos de pandemia, serão reunidos apenas os 12 presidentes de sindicatos empresariais para a posse de José Arlênio Veneziano. Ele assumirá o cargo, sucedendo Elisa Araújo.

SINAL VERDE

A expectativa agora se volta para o “Day after” da troca de comando na Fiemg. A atual presidente, Elisa Araújo, prometeu manifestar-se sobre sua pré-candidatura a prefeita de Uberaba após o dia 25 de maio. Aí, sim, ela entrará para valer na pré-campanha eleitoral.

SOB TENSÃO

Servidores da PMU viveram uma quarta-feira de pânico. Ocorre que o pai do funcionário encarregado de higienizar o Centro Administrativo foi internado na noite anterior, com suspeita de Covid-19. Como o rapaz percorre todo o prédio para fazer a pulverização de antissépticos, todos os servidores que tiveram contato com o colega estão de orelha em pé!

CORONA VIZINHO

Entrevistado nesta quarta-feira no Pingo do Jota, o assessor técnico da rede de urgência e emergência de Uberlândia, Clauber Lourenço, revelou que o município vizinho optou por uma política diferente no enfrentamento do coronavírus. Comprou os kits para testar a população, embora a testagem seja obrigação do Estado. Até agora a Prefeitura testou mais de 3 mil pessoas, fazendo uma média de 250 a 300 testes por dia, incluindo profissionais de saúde, moradores de rua, idosos asilados e suspeitos de contaminação. Com isso, Clauber entende que o Comitê de enfrentamento do Covid-19 tem dados confiáveis e diários para definir suas ações.

Na vizinha Uberlândia os números de casos confirmados de coronavírus já passam de 300.

ESQUEMA DO COMÉRCIO

O esquema de funcionamento do comércio em Uberlândia também é diferente do que foi adotado em Uberaba. Lá foi estabelecido um rodízio por atividade comercial. Segundo Clauber Lourenço, esse esquema tem evitado aglomerações nos pontos de ônibus e excesso de pessoas nas ruas.

ANGÚSTIA EXTREMA

A propósito, comerciantes de Uberaba estão numa angústia de dar dó. Domingo, dia 17, o Decreto 5459 perde a validade. A posição da Prefeitura de Uberaba é aguardar uma decisão da Justiça Federal, o que significa que não tomará qualquer providência para reeditar o decreto das restrições ao funcionamento do comércio por enquanto.

Isso significa que a partir de segunda-feira o comércio poderá ser liberado totalmente para abrir as portas. Ou, ao contrário, ter de fechar as portas novamente.

Dúvida cruel...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por