A volta da censura
Domingo, por volta de 19h20, chegou por e-mail à Redação do Jornal da Manhã uma notificação da Justiça Eleitoral determinando, liminarmente, a retirada do site da matéria sobre a pesquisa de intenção de voto feita pelo Instituto ContraPonto e proibindo comentários sobre os números na versão impressa. Ordem judicial foi imediatamente acatada pelo JM, como não poderia deixar de ser. No caso, a notificação nasceu de uma representação feita pela coligação “Juntos podemos mais” contra o instituto de pesquisa ContraPonto, porém direcionando a censura à publicação exclusivamente ao JM, que nem é parte no processo da representação eleitoral. Qualquer outro veículo de comunicação pode comentar a pesquisa do ContraPonto. Francamente. Este, sim, é um verdadeiro atentado à liberdade de expressão.
Compasso de espera
Cumpre-nos esclarecer que a pesquisa do ContraPonto foi devidamente registrada e atendeu a todos os requisitos legais. Nas próximas horas o ContraPonto apresentará sua defesa à Justiça Eleitoral. Vamos aguardar a sentença.
Registro
Ao contrário do que alega a coligação “Juntos podemos mais”, todas as pesquisas de intenção de votos publicadas pelo Jornal da Manhã obtiveram registro prévio junto à Justiça Eleitoral. O registro da pesquisa de abril é o de número MG 00040/2012. E o da pesquisa de agost MG 00314/2012.
Reforço
Competente jornalista Paulo Ferreira é o novo reforço da campanha de Adelmo Carneiro (PT). Com a nova empreitada, Paulão licenciou-se (sem remuneração) da assessoria do Hospital Dr. Hélio Angotti.
Reforço II
Já a campanha de Paulo Piau conquistou o passe do colega Denis Silva para assessorar na sua divulgação. Denis tem larga experiência na produção de textos de qualidade, além de conhecer tudo sobre TV.
A César, o que é de César
Candidato a prefeito pelo PPS, o jornalista Edson Santana encerrou ontem a série de sabatinas promovidas pela Rádio JM AM 730. Um dos pontos altos da sua participação foi a crítica ao sistema tributário municipal, que, segundo ele, penaliza excessivamente os contribuintes. O candidato propõe uma revisão geral no IPTU e restituição de valores àqueles impostos cobrados com exagero.
Indústria de ponta
Segundo Edson Santana, a indústria da multa de trânsito foi a que mais cresceu em Uberaba, nos últimos anos. Prega o fim da cobrança da Área Azul, dos radares com “pegadinhas”, do excesso de fiscais na Secretaria de Trânsito. Em contrapartida, defende as passagens de nível em cruzamentos perigosos, como na Oswaldo Cruz com Leopoldino de Oliveira, por exemplo. Acredita na necessidade de desenvolver campanhas educativas para o trânsito e obras estruturantes para o trânsito fluir melhor.
Bom exemplo
Prefeitável pelo PPS não poupou críticas ao governo municipal em matéria de multas. Criticou os excessos dos fiscais que chegam às empresas exigindo rampas para cadeirantes. “Mas na Prefeitura não tem uma rampa sequer”, denunciou Edson Santana. Para ele, a administração pública tem de dar exemplo e ser parceira das empresas, para que todas tenham oportunidade de crescer (e não apenas as grandes).
Na agenda
Já tem data a inauguração da nova sede da OAB/Uberaba: 17 de setembro, às 19h30. A programação está sendo definida. A propósito, o Congresso de Direito Comercial, realizado pela OAB Uberaba, em maio, teve parte da renda destinada ao Hospital Dr. Hélio Angotti. A entrega do cheque foi feita na semana passada pelo presidente da Comissão da OAB Jovem, Glauco Luiz Castro e Silva, ao diretor do hospital, Délcio Scandiuzzi. A doação é mais uma demonstração da responsabilidade social da OAB/Uberaba.
Privilégio
Filho do delegado regional de Polícia Civil em Uberaba, Ramon Bucci, o jovem Vinicius Bucci abrirá o Desfile de 7 de Setembro na capital federal. Ele é 2º tenente EB do Batalhão da Guarda Presidencial em Brasília e comandante do Pelotão de Motos. Estará na primeira motocicleta à frente do carro presidencial, um privilégio concedido a poucos!
Futuro
Estreia hoje, no canal Futura, o documentário em que Kleider Risso foi produtor e diretor. “O Futuro do Nascer”, título do documentário, fala sobre parto normal no Brasil, país onde 90% das cesarianas ocorrem de forma ilegal. O Brasil é campeão mundial de cesárias. Programa vai ao ar às 14h30 no canal Futura, com reprise às 23h30. Pra quem não sabe, Kleider Risso é uberabense e responsável pela nova imagem de Adelmo Carneiro (PT).
Em alta
As vendas no Shopping Uberaba continuam em alta. Nos primeiros sete meses de 2012 o aumento nas vendas foi de 16,1%, incluindo lojas âncoras e satélites, em comparação aos números de 2011. E o Shopping Uberaba está sempre inovando em seu mix, bem como nas estratégias de marketing para fidelizar seus consumidores. Deu o maior ibope a vinda da consultora Ana Paula Lima para o editorial de moda que o Shopping lançará, tendo clientes como modelos.