VEM AÍ NOVA FASE DA CISVALEGRAN
Nova fase da Operação Cisvalegran deve ser deflagrada ainda neste mês de julho. Foi o que revelou o delegado-chefe do 5º Departamento de Polícia, Felipe Colombari, em entrevista à Rádio JM nessa terça-feira. A operação teve início em 13 de maio do ano passado, quando cinco mandados de busca e apreensão foram executados nas cidades de Uberaba e Ribeirão Preto. À época, quase uma dezena de médicos era investigada a respeito do desvio de recursos da área da Saúde. A verba em questão teria sido repassada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisvalegran) a uma clínica oftalmológica em Ribeirão Preto para pagar procedimentos que não foram executados ou mesmo para cobrir atendimentos realizados a pacientes de cidades que não fazem parte da região. Os investigados beneficiavam ilicitamente empresas em processos licitatórios, mediante a obtenção de vantagens indevidas. Em um dos contratos, os envolvidos modificaram cláusulas de forma irregular, em total dissonância com o processo, para favorecer a subcontratação de outro hospital, que não poderia participar do certame. No início de dezembro do ano passado, a Polícia Civil de Minas Gerais cumpriu nove mandados de busca e apreensão nas casas de investigados por desvio de verbas na área da Saúde.
DESDOBRAMENTO
Nesta nova fase da Operação Cisvalegran, o alvo ainda serão os prestadores de serviço que faziam parte do esquema. Cerca de cinco a seis médicos de Uberaba são os alvos das investigações que apuram pagamento por cirurgias diversas, que não foram realizadas. A “bomba” deve estourar a qualquer momento.
A PRÓXIMA
Além dos prestadores de serviço, a Polícia Civil investiga o possível envolvimento de agentes políticos da região nesse esquema fraudulento do Cisvalegran. Se de fato ficar comprovado esse envolvimento, não será surpresa se houver até decreto de prisão.
RASTREIO MINUCIOSO
Segundo o delegado Felipe Colombari, a Polícia Civil está trabalhando firme nas apurações, inclusive com a utilização de um software para rastreio de dinheiro nas contas bancárias dos investigados. Esse programa é o mais top que existe no mercado brasileiro e permite aos investigadores descobrir a origem dos recursos e todo o “trajeto” percorrido pelo dinheiro. É sofisticadíssimo e ultradetalhista.
LIVRE, LEVE E SOLTA
Em que pesem todas as provas contra ela, a mulher que é apontada como “chefe” do esquema de corrupção envolvendo o Cisvalegran continua em liberdade. A Polícia Civil bem que pediu sua prisão preventiva, mas foi negada pelo Judiciário. No entanto, segundo consta, a cidadã continua operando o esquema tranquilamente na região. Pois é. São essas decisões judiciais que provocam desânimo no cidadão de bem...
QUEDA DE BRAÇO
Foi cancelada a assembleia que seria realizada no dia 12 pela Credileite, para deliberação da incorporação da cooperativa de crédito de Uberaba pela Aracop, de Araguari. Cancelamento foi consequência de manifesto das entidades que compõem a Sociedade Civil Organizada (SCO), publicado na edição impressa do JM nessa terça-feira, onde deixaram claras as razões do inconformismo com a possível perda do patrimônio de Uberaba para a vizinha Araguari. Essa incorporação seria referendada na assembleia dos cooperados, marcada para a semana que vem, e agora cancelada. Vitória é resultado de união das lideranças de Uberaba! Cá pra nós: perder para Uberlândia já causa indignação nos uberabenses. Perder para Araguari, então, nem se fala...
UNIÃO FAZ A FORÇA
Quando as instituições e entidades de classe de Uberaba se unem, o resultado aparece. Já vimos uma ação bem-sucedida como esta na ocasião em que a Mosaic tentou instalar seu Centro de Soluções Compartilhadas em Uberlândia, preterindo Uberaba para ser a sede da sua gestão. Na época (abril de 2018), o então prefeito Paulo Piau chamou várias lideranças do município para manifestar a insatisfação da cidade com a medida anunciada pela multinacional e conseguiu reverter a decisão da Mosaic. Com isso, o CSC foi implantado em Uberaba. Agora, capitaneadas pela SCO, as lideranças locais se mobilizaram novamente, para impedir a perda do patrimônio uberabense.
VIRADA UBERABENSE
Sabe aquela virada cultural de São Paulo, que nós acompanhamos pela TV? O presidente Cássio Facure está arquitetando para 2024 um festival semelhante em Uberaba, voltado para todas as manifestações artísticas e culturais locais. Segundo ele, a Fundação Cultural pretende montar quatro palcos distintos, espalhados pela cidade, incluindo uma área em frente ao terminal do BRT no Beija-Flor, sugerida pela prefeita Elisa. Música, dança, teatro, artes plásticas e circo estarão em destaque nesse festival Geopark, nos seus dois dias de duração. Aliás, daqui pra frente tudo será voltado para divulgação e valorização do nosso Geopark.
VAI UMA SALADA AÍ?
A propósito, o presidente da Fundação Cultural está animadíssimo com a possibilidade de premiação de pratos alusivos ao Geopark Terra de Gigantes, durante o festival gastronômico de Uberaba, marcado para setembro. Ele até sugere uma sala de flores comestíveis em homenagem ao grande médium Chico Xavier, para integrar o cardápio de todos os restaurantes da cidade. Quem sabe?
MÚSICA BOA
Criado no governo passado, por iniciativa do então presidente da Codau Luiz Guaritá Neto, o Festival de Inverno vai movimentar Peirópolis novamente, nos dias 22 e 23 deste mês. Dentre as atrações previstas estão a Banda Texas Radio e a banda mineira 14 Bis.
OLHA A HORA!!!
Novo horário das sessões da Câmara a partir de agosto pode até ter causado chateação em parte dos vereadores. Mas os servidores do Legislativo e os profissionais de Comunicação comemoraram. Afinal, ninguém merece ficar até meia-noite, uma hora da madrugada, acompanhando discussões e votações na Câmara. No segundo semestre, as sessões vão acontecer a partir das 13 horas. Aleluia!
TUDO CERTO
O maior opositor à mudança do horário das sessões da Câmara era o ex-presidente Ismar Marão, que é investigador qualificado da Polícia Civil. Mas conciliar sua atividade profissional com o mandato não será um problema intransponível. Pelo contrário. Seu chefe, o delegado Felipe Colombari, adiantou à coluna que Marão poderá compensar as horas dedicadas às sessões com plantões ou repondo essas horas em outros dias da semana.