Começou chamuscado o novo adjunto do Gabinete (aliás, precisa mesmo de adjunto no Gabinete?). O rapaz nem bem foi nomeado e já pipocaram denúncias contra ele. Uma delas envolve ocorrência policial, na qual o adjunto figura como autor de agressões contra ex-namorada. A vítima conta que foi empurrada por ele, o que a fez bater com o rosto no chão. Além disso, o rapaz teria puxado a vítima pelo braço e feito ameaças de novas agressões físicas e difamações contra ela.
Convenhamos: para o primeiro governo liderado por uma mulher na história de Uberaba, é indefensável manter um adjunto no gabinete acusado de agredir uma ex-namorada! Aliás, esse tipo de agressão é inadmissível em qualquer situação.
EM APURAÇÃO
Questionada sobre as acusações que pesam contra o novo adjunto de Gabinete, a secretária de Comunicação, jornalista Celi Camargo, disse o seguinte: “O governo tomou conhecimento dos boletins de ocorrência envolvendo o chefe adjunto de gabinete ao ser acionado pela imprensa. Os fatos serão analisados com cautela. Ressaltamos que a contratação do adjunto foi realizada após apresentação de documentos/certidões cíveis e criminais negativas expedidas pelas autoridades competentes, conforme exigência do Governo Municipal para a contratação de todos que ocupam cargos efetivos e comissionados”.
MERCADO
Quem foi ao Mercado Municipal no fim de semana certamente se assustou com o estado em que se encontra a reforma do prédio e ouviu o queixume de alguns permissionários, incomodados com a paralisação dos serviços. É voz geral que a obra está atrasada (ou pelo menos esta é a sensação que têm), e pelo ritmo observado até agora, dificilmente será concluída dentro do prazo. Alguns chegaram a comentar que a empreiteira havia abandonado a obra antes do Natal. Houve até quem acrescentasse que a empreiteira havia desistido do serviço, porque não recebeu da Prefeitura. Nada disso. Os pagamentos, segundo o secretário Aguinaldo Silva, estão em dia. Mas o ritmo da obra realmente parece o caminhar de tartarugas.
À RISCA
De acordo com o secretário municipal do Agronegócio, Aguinaldo Silva, “ficou pactuado que a empresa iria parar na semana do Natal e Ano Novo, para não prejudicar a movimentação do comércio. Com a intensidade das chuvas e a impossibilidade de trabalhar na área externa, a empresa vai focar no mezanino. No início de fevereiro vai iniciar a remoção do piso e das instalações”. Ainda segundo Aguinaldo, apesar da sensação de lentidão do serviço, a obra está cumprindo direitinho o cronograma estabelecido.
DE OLHO
Por outro lado, o pessoal da fiscalização precisa ficar atento à falta de EPIs pelos trabalhadores contratados para a reforma do Mercado Municipal…
QUE LIXO!
São fortes os rumores dando conta que o consórcio vencedor da concorrência para a gestão da coleta e processamento do lixo regional deve pedir, a qualquer momento, reequilíbrio econômico do contrato. Segundo consta, há algumas falhas no relatório da consultoria contratada para fazer o estudo prévio, sobretudo em relação ao volume de água faturado pelos municípios que compõem o Comvale. A julgar pelos comentários de bastidores, a consultoria lançou um consumo entre 10% e 15% a mais do que realmente as cidades cobram pela água.
SOS PISCINÃO
Por falar em água, o vereador Luizinho Kanecão alerta que a pista de skate do Parque das Acácias estão se tornando um “piscinão” nessa temporada de chuvas. Aliás, Luizinho pediu audiência com o secretário de Governo para apresentar um relatório detalhado do estado em que o verdadeiro Piscinão se encontra. Além da pista de skate já deteriorada, a pista de caminhada e os equipamentos de ginástica estão totalmente detonados. Falta manutenção no alambrado que cerca o parque, assim como nos banheiros. Luizinho deve sugerir que o governo municipal faça uma PPP para revitalizar o Parque das Acácias, de modo que a iniciativa privada possa explorar o local comercialmente e transforme o lado num atrativo para o lazer, com pedalinhos e outros equipamentos. Do jeito que está não pode ficar - ressalta o vereador.
PROPOSTA
Luizinho Kanecão também não ficou satisfeito com a regulamentação do IPTU Verde pela Prefeitura. Ele acredita que muita gente será prejudicada, principalmente para proprietários de apartamentos, por exemplo, e não tem como plantar árvores na calçada. Para 2024, o vereador pretende apresentar propostas para tornar o IPTU mais coerente com o princípio que norteou o projeto de lei.
PROCURA-SE
Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, Luizinho Kanecão também cobrou explicação do governo municipal para o sumiço dos equipamentos de ginástica da Praça da Mogiana e da rua Barão da Ponte Alta.
SÓ CHUVA
Quem está incomodado com essa chuvarada interminável de janeiro, prepare-se. A climatologista Wanda Prata alerta que deveremos ter chuvas até abril, assim como temperaturas mais amenas neste verão. Entre os dias 3 e 9 deste mês, Uberaba registrou 221 milímetros de chuvas, volume considerado muito acima do normal para essa época do ano.
ACIMA DE TUDO
Nada justifica o vandalismo e a destruição do patrimônio público que se viu em Brasília, no domingo. Não interessa se teve gente infiltrada no movimento ou não; se a polícia fez vista grossa propositalmente, ou se o governo federal cruzou os braços para sair da manifestação como vítima e, consequentemente, com a imagem fortalecida internacionalmente. Pouco importam os detalhes, muito menos o objetivo original da convocação para a manifestação. O fato é que nada justifica a quebradeira, a violência, o desrespeito à ordem e às instituições do país. Acima de tudo, temos o dever de lutar para manter a nossa democracia.
Os atos de domingo não se justificam com alegações de que em 2013, 2017 ou outra data qualquer o Brasil enfrentou manifestações violentas por parte do MST, tanto na capital da República, como nos laboratórios de pesquisas do agro e nas fazendas. Não podemos repetir o erro, seja vestindo uma camisa amarela ou vermelha. É contra a violência (venha de onde vier) que devemos lutar. Sempre.
Que Deus abençoe nosso Brasil e nos devolva a paz que tanto desejamos e precisamos.
EM TODAS
Uberaba está em todas: dois ônibus foram apreendidos (até agora) pela Polícia Federal, vindos de Brasília com passageiros que teriam participado dos atos de ontem. Delegado Mário Velloso (foto abaixo), comandou a operação e confirmou que os passageiros serão todos ouvidos e liberados em seguida, exceto se houver alguma evidência de participação efetiva nos atos de vandalismo. Um dos ônibus tinha como destino final a cidade de Rio Claro (SP), enquanto o outro tinha placas de Curitiba (PR). Nenhum uberabense estava nesses ônibus.
Os passageiros dos dois ônibus interceptados foram ouvidos e, posteriormente, liberados (Foto/Jairo Chagas)