ALTERNATIVA

Novo cemitério inicia sepultamentos no dia 21

Lídia Prata
Publicado em 03/09/2020 às 21:50Atualizado em 18/12/2022 às 09:12
Compartilhar

NOVO CEMITÉRIO INICIA SEPULTAMENTOS NO DIA 21

Está marcado para o dia 21 deste mês o início das operações do novo cemitério de Uberaba, o Memorial Parque Uberaba – Cemitério Ecumênico. O cemitério vai ser inaugurado, antes mesmo de concluídas suas obras. Aliás, elas vão continuar.  

A partir dessa data, cessarão os sepultamentos no cemitério Medalha Milagrosa.

DIREITOS PRESERVADOS

O novo espaço contemplará 50 mil novos jazigos, em um espaço de 30 hectares.  Segundo a Prefeitura, quem tem túmulo perpétuo no Medalha terá direito adquirido no Cemitério Parque. “Havendo necessidade de sepultamento de membro da família, ele ocorrerá no cemitério parque a partir de novembro de 2020, sem custo de aquisição pelo proprietário do túmulo no Medalha Milagrosa. Neste caso, havendo um ente sepultado no Medalha, este será transladado para o cemitério parque, de acordo com os ditames da lei e sem qualquer custo para o interessado” - diz a nota explicativa emitida pela PMU nesta quinta-feira. 

COMO FICA?

Ainda de acordo com a Prefeitura, entre setembro e novembro, quem tem túmulo perpétuo poderá optar entre um e outro para novos sepultamentos. “É importante salientar que não haverá mais concessão de túmulo perpétuo no cemitério Medalha Milagrosa. Nos próximos anos, o cemitério continuará aberto e toda e qualquer possibilidade de traslado de restos mortais será discutida com a família, com respeito absoluto às pessoas, sem imediatismo ou afobamento e com os devidos cuidados que a situação requer, mantendo preservado, como dito acima, o direito adquirido”. Além disso, a PMU esclarece que 5% dos jazigos do novo cemitério serão destinados gratuitamente para a população de baixa renda.

O “X” DA QUESTÃO 

Esse imbróglio envolvendo o cemitério Medalha Milagrosa poderia ter sido resolvido se, à época da sua implantação na área da Univerdecidade, o Município tivesse respeitado a restrição de uso do imóvel recebido do Governo federal. Ali só poderiam  ser implantados projetos de cunho científico, tecnológico, de inovação e ensino, de acordo com a escritura pública de permuta de área da PMU com a Embrapa (União). Agora, diante da interferência do Ministério Público,  a bomba estourou e o Município terá de corrigir a bobagem do passado. Não bastasse esse entrave, há outros, como as questões ambientais, como falta de impermeabilização do solo. Os sepultamentos, segundo consta, têm sido feitos em afronta à legislação federal.  

BOMBA!  BOMBA!

Operação do Gaeco cumpriu 11 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira, na chamada Operação Conexu$. Donos de postos de combustíveis foram os alvos da operação que investiga suposta formação de cartel na cidade. Segundo o Promotor de Justiça José Cícero, coordenador do Gaeco, as investigações começaram há dois anos, incluindo grampo telefônico autorizado pela Justiça. Quando chegou em 25 de maio, uma conversa entre eles por telefone estabeleceu aumento dos preços em 40 centavos. Não deu outra: os investigadores foram a campo e constataram o aumento combinado entre os investigados. Dos 60 postos existentes em Uberaba, 35 estavam envolvidos nesse esquema, segundo o Coordenador do Gaeco. Mas, as investigações podem chegar a outros nomes também. 

CONVERSAS DE COMPADRES

Na entrevista exclusiva dada pelo Promotor José Cícero ao programa O Pingo do Jota, antes da coletiva à imprensa nesta quinta-feira, ele se disse admirado com a intimidade observada nas conversas entre os investigados. Pareciam compadres.

Contou também que os investigados faziam reuniões às escondidas para definir aumentos de preços. Entre um e outro posto desses 35 investigados, as diferenças de preços para o consumidor eram irrisórias, de acordo com declaração do coordenador do Gaeco.

ENQUADRAMENTO LEGAL

Ainda de acordo com o Coordenador do Gaeco, os investigados poderão responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro, formação de cartel e adulteração de combustíveis. Além disso, o Promotor José Cícero adiantou que há fortes indícios de sonegação fiscal. Se comprovados todos esses delitos, os investigados poderão pegar mais de 10 anos de prisão.

ALMA LAVADA

Para a advogada Eclair Gomes a ação do Gaeco teve um sabor especial. Desde 1997 essas denúncias contra o chamado “cartel dos combustíveis” já vinham sendo feitas ao Ministério Público. Na época, ela comandava o Procon/Uberaba e monitorava periodicamente os preços dos combustíveis praticados na cidade, tendo levado denúncia formal ao Promotor Zilmar Drumond. Mas as investigações não avançaram. Agora, finalmente, o MP conseguiu puxar o fio da meada. “Sempre defendi a competência do Procon para denunciar práticas atentatórias aos direitos do consumidor, com base no artigo 3º, inciso 5º do Decreto 2181/97, embora muita gente tenha dito que o Procon nada poderia fazer nesses casos. Não só pode, como deve” – disse Eclair, comemorando o resultado da ação do Gaeco no desmantelamento do cartel.

REFORÇO NO TIME

O PL, do ex-deputado federal Aelton Freitas, acabou selando apoio ao PTB, de Tony Carlos. A composição foi sacramentada na noite de quarta-feira, com direito a foto registrando o momento. Na véspera, porém, circulou áudio nas redes sociais no qual Aelton orienta o presidente do partido em Uberaba a apoiar a decisão do companheiro Eduardo Ferro de ser o vice de Elisa Araújo. Mas depois a conversa deve ter mudado...

OUTRA VERSÃO

Elisa Araújo, por sua vez, garante que não chegou a fazer convite a Eduardo Ferro para ser seu vice. Aliás, em entrevista à Rádio JM, ela contou que esteve uma única vez com ele e ficou bem impressionada. Mas o assunto não avançou.

DE OLHO NO CALENDÁRIO

Convenção do Solidariedade está marcada para o dia 15, às 17h, na sede do partido, com a presença do deputado federal Zé Silva. Na oportunidade, Elisa deverá ser confirmada candidata a prefeita pelo partido.

MAIS TEMPO

A chegada do PL vai dar a Tony Carlos mais 6 minutos de tempo na TV durante o horário eleitoral gratuito.

JÁ ERA

Grupo dos 4 já era. É o que diz o presidente do PSDB/Uberaba, Thiago Tiveron, confirmando o que já se previa: a união entre PROS, Cidadania, PSDB e PDT desandou desde a confirmação da pré-candidatura de Lerim a prefeito. Mesmo assim, segundo ele, o PSDB e o PROS continuarão juntos, juntando Regiane Isidoro e Wagner Junior.

ZUNZUNZUM

Mas, se as conversas das redes sociais tiverem fundamento, os tucanos poderão buscar novo ninho político no PTB, em breve.

Presidente do PSDB nega. Diz que o partido continua firme no propósito de eleger Regiane.

NÚMEROS NOVOS

Vem aí nova pesquisa Dominium de intenção de votos para prefeito e vereadores. Pedido de registro no TRE foi feito nesta quarta-feira e a divulgação estará liberada a partir do dia 8, logo depois do feriado da Independência.

VEM PRA RUA

Domingo vai ter manifestação em Uberaba em defesa da Lava-Jato. O movimento Vem Pra Rua está ressurgindo,pelas mãos de Vitor Aragão Neto, Márcia Moreno, Vicky Consoni, Cristina Ávila, Luiz Flávio Mesquita, dentre outros. Uma carreata está programada para sair às 10h, das imediações do estádio Uberabão. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por