ALTERNATIVA

Novo decreto da Covid desperta muitas dúvidas

Lídia Prata
Publicado em 29/01/2021 às 21:24Atualizado em 19/12/2022 às 05:13
Compartilhar

Com o site da Prefeitura sobrecarregado por causa da emissão de guias para pagamento do IPTU com desconto de 20%, muita gente enfrentou dificuldades para ter acesso ao inteiro teor do novo decreto que estabelece as normas de enfrentamento à pandemia em Uberaba. Muitas dúvidas ao longo do dia, especialmente por parte das escolas particulares. Várias delas programam o início do ano letivo para semana que vem e ainda não sabiam qual o formato das aulas a ser adotado, se presencial ou virtual. Na verdade, o decreto permite aulas presenciais, desde que as escolas sigam os protocolos de segurança para alunos e professores. Da mesma forma, permite o transporte escolar por vans, embora com 50% da capacidade. Assim, todos poderão trabalhar e estudar, segundo a prefeita Elisa.

COLISÃO FRONTAL

Em entrevista à Rádio JM no início da manhã desta sexta-feira, Elisa contou que bateu de frente com o Comitê Técnico, porque defendia a manutenção do horário de funcionamento de bares e restaurantes. Mas foi convencida de que, neste momento, o melhor a fazer seria estabelecer o limite de atendimento para as 23h. Com isso, o novo horário já está em vigor neste fim de semana, assim como estão valendo as novas regras de distanciamento e a proporção de clientes em relação à área quadrada do estabelecimento. Consumo de bebidas nas ruas e outros locais públicos também está proibido.

MÚSICA AO VIVO

A prefeita explicou também que optou por liberar a música ao vivo nos barzinhos, com barreiras físicas, apesar dos riscos de contaminação pelas gotículas expelidas por músicos ao cantarem. Segundo ela, houve ponderação por parte dos médicos de que a música alta força os clientes a falarem mais alto e a tirarem a máscara para conversar. No entanto, ela argumentou que o som mecânico produz esse mesmo efeito. Portanto, melhor que os músicos defendam seu ganha pão.

BOM SENSO

Ainda na entrevista, a prefeita reforçou por várias vezes a necessidade de conscientização das pessoas quanto à gravidade da doença e os perigos de contaminação. Apelou para o bom senso dos uberabenses, no sentido de evitarem as aglomerações, pois a Covid é muito dinâmica. Ressaltou, também, que a fiscalização estará atuando fortemente para coibir os abusos, mas deixou clar “Não queremos multar. A Prefeitura não é uma indústria de multas. Queremos que as pessoas reflitam e se conscientizem que o sistema de saúde poderá colapsar se não houver a colaboração de todos”.

ALÔ SÍNDICOS!

O novo decreto determina (e não se trata de mera diretriz) que em casos de “delivery”, de quaisquer produtos, em condomínios verticais, fica proibida a circulação do entregador nas áreas internas, devendo o morador receber a encomenda na portaria. Levar o lanche ou a pizza até a porta do apartamento está proibido.

MAIS RIGOR

Embora o Centro Administrativo e as demais repartições municipais espalhadas em outros prédios concentrem grande número de servidores, a permissão para o home office passa a ter regras mais rígidas. Para o servidor ter direito a trabalhar em casa será necessário provar que é portador de cardiopatia, hipertensão arterial descompensada; asma; ter imunodepressão ou doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5), diabetes mellitus, conforme juízo clínico, câncer, obesidade (IMC maior que 30), acompanhada de distúrbio que pode levar a doenças metabólicas secundárias ou ser gestante de alto risco. E mais: não basta alegar uma ou mais dessas comorbidades. Precisará apresentar atestado médico e passar por avaliação do serviço de segurança e medicina do trabalho oficial do Município.

VIDA NOVA

Tanto o Piscinão, quanto o Complexo Esportivo Professor Murilo Pacheco de Menezes e a Arena Funel passam a funcionar a partir de segunda-feira com novas regras. Decreto 172 determina rigoroso controle na entrada e saída dos espaços e medição de temperatura, além do uso correto das máscaras e disponibilização de álcool em gel para higienização. Além disso, os bebedouros somente poderão ser utilizados para encher as garrafinhas d´água. o presidente da Funel, professor Edgard Silva Júnior, promete colocar suas equipes em todos os locais para orientar os frequentadores. O Piscinão terá novo horário. De segunda a sexta, das 6 às 21h, e nos fins de semana, das 6h às 19h, apenas para caminhada. A lotação máxima é de 300 usuários, com tempo de permanência limitado a 50 minutos. Não está autorizada a prática de outras atividades físicas e de atividades esportivas.

TUDO PARADO

A pior situação é da Arena Funel, no Bairro Abadia. Lá as atividades esportivas e aulas estão suspensas, com exceção do uso da academia, que funcionará durante a semana, das 7h às 22h.

AUDITORIA PERMANENTE

Auditoria externa nas contas da Prefeitura deve começar nas próximas semanas. Segundo a prefeita, o consórcio intermunicipal já licitou esse serviços e Uberaba deve assinar contrato com a empresa vencedora para iniciar o quanto antes o trabalho. E mais: Elisa reforçou que durante seu mandato as auditorias externas serão permanentes, razão pela qual pretende orientar os servidores sobre as normas de controle a serem adotadas por todos.

CONFUSÃO DO CARNAVAL

Vai ou não vai ter o feriadão de carnaval? No Estado, o governador Romeu Zema suspendeu o ponto facultativo na segunda e na terça-feira de carnaval este ano, em razão da pandemia. Em Uberaba também não haverá ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, acompanhando o Estado. Mas aí surgiu o impasse que deixou comerciantes em polvorosa: há uma convenção coletiva de trabalho entre os sindicatos dos comerciantes e dos comerciários, fixando a segunda-feira de carvanal como feriado do Dia do Comerciário. E agora? Trabalhar ou folgar? Vale destacar que a terça-feira de carnaval não é feriado e, portanto, dia “azul na folhinha” para todo mundo.

MUDANÇAS À VISTA

Comitê Técnico de Enfrentamento a Covid-19 pode ter alteração na sua composição a partir de fevereiro. Pelo menos dois integrantes estariam “oficialmente” enfrentando problemas de incompatibilidade de agenda para participar ativamente das reuniões. Mas, nos bastidores, a conversa é que as adaptações feitas no Decreto 172 pela prefeita teriam contrariado as orientações técnicas, com possível comprometimento do resultado das ações e colocando em xeque as orientações dadas por eles. A conferir.

E AGORA?

Ainda não está definido o plano de ação para o novo lote de vacinas contra Covid que chegaram em Uberaba nesta sexta-feira. Somente na segunda as doses serão entregues à Prefeitura para o início da imunização. Mas, daqui pra frente, ainda não há qualquer expectativa de remessa de novos lotes, segundo explicou o superintendente regional de Saúde, Professor Maurício Ferreira. Isso significa que tão cedo os uberabenses do segundo grupo serão vacinados. Aliás, pode ser que os 70% da população só sejam totalmente imunizados em meados de 2022. E olhe lá. Estima-se a necessidade de 180 mil doses só para Uberaba. E, na toada que o Estado está mandando as doses, tão cedo esse contingente não será contemplado.

FOCO NO TURISMO

Nesta sexta-feira, Uberaba e Região Convention & Visitors Bureau (URC&VB) fez a apresentação das estratégias a serem adotadas para fomentar o turismo. O presidente do URC&VB, Flávio Aquino, enfatizou que a proposta é fomentar ações e eventos capazes de movimentar a economia local, a partir do fim da pandemia. Para quem não sabe, o Convention Bureau é uma organização cooperativa, privada, sem fins lucrativos, representando toda cadeia produtiva, focada na conquista de eventos e promoção do turismo.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por