ALTERNATIVA

Novo decreto para enfrentamento da Covid deve ser publicado nesta terça-feira

Lídia Prata
Publicado em 08/02/2021 às 21:26Atualizado em 19/12/2022 às 04:56
Compartilhar

Prefeita Elisa e o presidente do Sindicato dos Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares ficaram mais de meia hora no telefone no sábado à noite, dialogando sobre novas medidas restritivas de enfrentamento ao coronavírus. Segundo Fred Massom, uma das consultas feitas a ele pela prefeita referiu-se ao horário de fechamento das empresas do setor. A ideia seria reduzir o horário de fechamento para as 20h. No entanto, o líder classista pondera que entre fechar tão cedo e fazer o sacrifício de um novo lockdown por 15 dias, é preferível a segunda opção. 

Já esperado desde sexta-feira, quando Elisa fez o anúncio nas suas redes sociais, o novo decreto deve ser conhecido nesta terça-feira.

VILÕES DA PANDEMIA

Ainda de acordo com Fred Massom, bares e restaurantes não aceitam a culpa pela explosão de casos de Covid em Uberaba. Segundo ele, a maioria do setor está cumprindo rigorosamente as regras de segurança ditadas pelo Decreto 172. Um ou outro barzinho que foge à regra é advertido imediatamente pelos colegas. Aliás, Fred defende a interdição dos bares e restaurantes que estiverem desrespeitando as regras, porque essa teimosia acaba prejudicando toda a classe. Os inocentes acabam pagando pelos pecadores. 

PARA PENSAR

Por outro lado, Fred Massom pondera que se o novo decreto municipal vier a  fechar apenas os bares e restaurantes em nome da contenção da pandemia não terá resultado algum, porque as pessoas vão continuar aglomerando em ônibus, ranchos, chácaras, fazendo festas clandestinas, reuniões em casa e na rua. Aliás, as praças andaram lotadas no fim de semana, com realização de feiras e confraternizações entre amigos. E a consciência, ó!

FACA DE DOIS GUMES

Em que pese o preocupante quadro da pandemia, com taxa de ocupação dos leitos de UTI nas alturas, um eventual lockdown neste momento seria “a glória” para quem quer emendar o carnaval. Mas não para a economia. Será uma oportunidade para viagens, churrascos, reuniões e aglomerações, enquanto o segmento produtivo irá agonizar ainda mais. Basta lembrar que neste momento já não existem medidas governamentais de financiamento de folha de salários, nem linhas de crédito bancário para socorrer os empresários. O resultado poderá ser desastroso, com fechamento de mais empresas e demissão de mão-de-obra. Melhor será que a Prefeitura faça o seu dever de casa, apertando a fiscalização contra os “rebeldes” e ela própria disciplinar a observância das regras sanitárias nas repartições públicas, praças e órgãos públicos como Mercado, Praças, feiras etc.

MERCADÃO

A propósito, se no sábado o Mercado Municipal já estava lotado, no domingo a situação piorou. O “formigueiro humano” desafia medidas urgentes, em especial controle de acesso. É preciso limitar o número de pessoas no interior do Mercado o quanto antes, assim como disciplinar a frequência às bancas, e proibir consumo interno de alimentos e bebidas. Não faz sentido manter o Mercado livre, leve e solto, como se não houvesse pandemia. Da mesma forma, o comércio de bebidas, seja em distribuidoras ou lojas de conveniência nos postos de combustíveis, precisa de regulamentação urgente, pois são locais de muita aglomeração.

DE OLHO

Só a fiscalização não vê a confusão que marca os fins de semana no antigo kartódromo da Univerdecidade. Local ficou lotado no fim de semana, com motociclistas reunidos ali, muitos deles sem máscara.

NÃO VINGOU

Prometido endurecimento da fiscalização das equipes mistas do setor de Posturas, Guarda Municipal e Polícia Militar não foi suficiente para brecar festas realizadas  no fim de semana e postadas fartamente em redes sociais. Também deram o que falar as fotos de leilão de animais, abrilhantado por dupla sertaneja famosa. Vídeos rodando nos grupos de whatsapp mostram claramente as aglomerações…

EM AÇÃO

Ministério Público precisa urgentemente dar respaldo ao Município nas ações de enfrentamento à pandemia. Pra começar, oferecer denúncia contra promotores de festas clandestinas por crime contra a saúde pública. Essa medida certamente servirá para desestimular outros organizadores de eventos. 

VAI FICAR

Está mantido o feriado comemorativo do Dia do Comerciário, na segunda-feira da semana que vem. Por isso, lojas de rua e dos shoppings terão de ficar fechadas, assim como supermercados. Se não houver nenhuma mudança, só funcionarão indústria e repartições públicas municipais e estaduais. Bancos, por sua vez, fecharão as portas nesta sexta-feira para reabri-las apenas ao meio-dia de quarta-feira de Cinzas. Que tal?

PEGOU MAL

Áudio supostamente atribuído à Diretora do Cemei Mônica Machiyama foi duramente criticado nos grupos de whatsapp neste fim de semana. Em tom áspero, a voz feminina explica o esquema a ser adotado para o trabalho na escola e, ao final, questiona: “fui clara, ou vocês querem que eu desenhe?”

COMPASSO DE ESPERA

Empreiteiros da Prefeitura estão em polvorosa. Boa parte deles não tem conseguido receber o crédito por obras realizadas para o Município e já medidas. Pagamentos estão suspensos. Porém, de acordo com a Administração municipal, alguns contratos estão sendo revistos, enquanto cerca de R$ 9 milhões já foram quitados referentes a contratos firmados no governo passado, embora não estejam relacionados a empreiteiras.

PRÓXIMA ETAPA

Embora ainda não exista uma data específica, nem quantitativo de doses, o novo lote de vacinas contra Covid pode chegar nos próximos dias a Uberaba. No fim de semana o governador Romeu Zema anunciou mais 350 mil doses para Minas Gerais, embora sem dar maiores detalhes. É certo, porém, que depois dos profissionais de saúde serão vacinados os idosos com 90 anos ou mais. Segundo estimativa do superintendente regional de Saúde, Professor Maurício Ferreira, provavelmente Uberaba receberá cerca de 3 mil a 4 mil vacinas, o que daria para imunizar algo em torno de 1.500 a 2.000 pessoas, considerando que cada uma terá de tomar 2 doses da vacina. 

MATUTANDO

Fontes ligadas ao ex-prefeito Paulo Piau revelam que ele já começa a admitir a possibilidade de disputar cargo legislativo nas eleições de 2022. Se for candidato a deputado federal poderá dificultar e até mesmo inviabilizar a reeleição de Franco Cartafina, que faz parte do mesmo grupo político. Se for candidato a estadual, que é o menos provável, poderá tirar a cadeira de Heli Grilo, dividindo os votos com ele. 

ADEUS

A semana começou mais triste com a notícia do falecimento precoce do médico oftalmologista Hélio Massa, um dos seres humanos de melhor coração que já conheci. Hélio Massa era presença constante em instituições filantrópicas, atendendo profissionalmente os assistidos, sem nada cobrar. Era o caso do Instituto dos Cegos, onde atuou por décadas. No fim do ano passado, ele chegou a se vestir de Papai Noel para distribuir presentes a crianças do Abrigo Anjos do Bem, sempre apoiado por sua inseparável Ivone. Pessoas como Hélio Massa são imprescindíveis numa comunidade. Digo, com sinceridade, que foi um enorme prazer conhecê-lo e com ele conviver, rindo muito de suas peripécias nas viagens em grupo que fizemos através da Eventho Turismo. Um amigo para guardarmos para sempre nos nossos corações.

MISSÃO NA ÁFRICA

Com grande êxito, o Instituto Daniel Franco concluiu a missão na África, estreitando as relações entre Brasil e Nigéria. Todas as tratativas, conduzidas pelo presidente, o professor Daniel Franco, voltadas à cooperação técnica entre os dois países, vão impactar a economia de Uberaba e Patos de Minas, em um primeiro momento. Uma das principais incentivadoras do projeto é a Ministra da Educação da Nigéria, Aisha Sani Makudi, que recebeu a comitiva do IDF. Daniel Franco já colhe frutos da missão e em breve profere palestra sobre mecanismos de negócios na Nigéria, na ACMinas e FIEMG, em Belo Horizonte.

Ministra da Educação da Nigéria, Aisha Sani Makudi, com o presidente do IDF, Daniel Franco, e o Diretor de Internacionalização do Unipan, Fabricio Rocha

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por