Embora o boletim epidemiológico deste sábado tenha registrado 9 óbitos, o novo decreto afrouxa substancialmente as medidas restritivas da onda roxa
Coluna atualizada às 22h do dia 13 de março de 2021
Saiu agora há pouco mais um decreto para regulamentar as regras de enfrentamento à pandemia em Uberaba. Desta vez é o decreto 378. Embora o boletim epidemiológico deste sábado tenha registrado 9 óbitos, subindo para 48 vítimas fatais da Covid-19 desde 1º de março, o novo decreto afrouxa substancialmente as medidas restritivas da onda roxa. O toque de recolher fica mantido, entre 20h e 5h, mas as regras já não são tão rígidas para comércio, serviços, celebrações religiosas, dentre outros.
PORTAS ABERTAS
Em que pesem os 885 casos de Covid confirmados nesta primeira semana de vigência da onda roxa em Uberaba, o novo decreto permite que o comércio e o setor de serviços voltem a funcionar, até às 20h, por meio da retirada no balcão e delivery. Mas proíbe que o cliente entre no estabelecimento para fazer compras. Aglomerações na porta também estão proibidas, o que, convenhamos, será difícil de controlar, sobretudo em se tratando de estabelecimentos mais populares e bancos. O Governo recomenda que as pessoas evitem sair para fazer compras que não sejam urgentes até que a Onda Roxa passe, optando por antecipar compras por telefone ou internet.
CADA UM POR SI
A prefeita pede, também, que as empresas alterem o horário de início e fim da jornada de trabalho de seus empregados, para evitar aglomerações nos pontos de transporte coletivo. Aliás, os ônibus vão continuar circulando só até as 21h, mas os táxis, transporte por aplicativos e similares estão liberados, sem restrição de horário novamente. Por outro lado, a prefeita Elisa voltou a fazer um apelo aos empresários para que assumam o transporte dos funcionários nesse período.
LEI SECA
Além do delivery, já liberado pela deliberação 136 do Estado, o decreto municipal permite que os bares, restaurantes, distribuidoras e lanchonetes façam vendas mediante retirada no balcão, sem restrição de horário. Mas a venda de bebidas alcoólicas fica proibida a partir das 20h, mesmo por delivery.
PEGAR E LEVAR
As feiras livres e gastronômicas, enquadradas no rol dos serviços essenciais, vão poder funcionar até às 20h, apenas com as barracas de alimentação. Mesas e cadeiras e o consumo no local estão proibidos.
AJOELHOU, TEM DE REZAR
O novo decreto volta a permitir as celebrações religiosas presenciais, com as restrições anteriores, de 30% da capacidade do local e limitação de horário às 20h.
LIMPINHO!
Lava-jatos também voltam a poder funcionar, porém com o que o decreto chama de “atendimento individualizado'', ou seja, um carro por vez...
MEXA-SE
Viva! A prática de exercícios físicos volta a ser liberada, mas apenas individualmente e ao ar livre. O acompanhamento profissional de Personal fica permitido, desde que com distanciamento. A prática em ambientes fechados, como academias, e exercícios em grupo continuam proibidos. Idem os “rachas” com os amigos...
VAI FUNCIONAR?
Parques e praças podem funcionar apenas para a prática de esportes individuais. Estão proibidos aglomerações e sentar-se em bancos. Os clubes, por sua vez, podem abrir as portas apenas para a prática de esportes individuais, em espaços abertos, e o uso da piscina fica permitido para atividade esportiva individual. É. A fiscalização vai ter muiiiiiito trabalho para evitar as “interpretações” dessas medidas pela população. Podem apostar.
QUE BELEZA!
Salões de beleza e barbearias finalmente poderão voltar a atender clientes, sendo um por vez, com agendamento prévio. Aleluia!
NA MESMA
As cirurgias eletivas continuam suspensas, mas consultórios e clínicas na área de saúde estão novamente liberados para funcionar, seguindo as regras que proíbem aglomerações em salas de espera, por exemplo. No mais, tudo como era antes.
ESPERE UM POUCO
Por outro lado, ainda não foi desta vez que as escolas conseguiram retomar as atividades presenciais. A única exceção foi aberta para as aulas práticas para o período de internato médico do curso de Medicina e as aulas práticas para os dois últimos períodos dos demais cursos da área da Saúde, inclusive técnicos.
MAIS GENTE
Com as equipes de fiscalização trabalhando sem descanso, a prefeita Elisa anunciou a contratação de mais 10 fiscais esta semana.
FAKE NEWS
Diante do volume absurdo de denúncias falsas de descumprimento das regras sanitárias, a
partir de agora a Prefeitura só vai atender às denúncias por meio de fotos e vídeos onde constem data e horário.
COMUM ACORDO
Segundo a prefeita Elisa, os termos do Decreto 378 foram definidos a partir de reunião virtual do Comitê Técnico-Científico de Enfrentamento à Covid-19, realizada na tarde deste sábado. Dessa videoconferência participaram também o presidente da Câmara Municipal, vereador Ismar Marão, o líder do governo na Câmara, vereador Caio Godoi, e o Professor Wander, que é presidente da Comissão de Saúde. Porém, nas redes sociais o presidente do Legislativo não parece ter concordado com as alterações.
APELO
Veja o que publicou o presidente Ismar Marã “Prefeita Elisa Araújo, Uberaba precisa que a senhora siga as orientações do COMITÊ TÉCNICO CIENTÍFICO DE ENFRENTAMENTO À COVID 19. Sabemos que alguns itens do Decreto em vigor podem e devem ser ajustados de acordo com o que foi avaliado e preconizado pelo Comitê. Segundo o Secretário de Saúde, Sétimo Boscolo, o município vem abrindo novos leitos e contratando profissionais, ainda são necessários insumos e medicamentos. Mas é essencial um enfrentamento coerente através de uma parceria entre Poder Público e população, caso contrário nenhuma medida surtirá o efeito necessário. As restrições têm gerado transtornos, mas o objetivo é salvar vidas, e para isso é fundamental a colaboração de todos. De acordo com a Matemática da UFTM e coordenadora do Observatório Covid-19, Michelli Maldonado, Uberaba perdeu 39 vidas somente nos primeiros 12 dias do mês de março, o que representa a morte 3,3 mães, pais, filhos, avós, tios, amigos, esposas e maridos por dia. Além disso, 40% das notificações da doença e 38% de todos os óbitos no município foram registrados em 2021! São histórias e sonhos que estão chegando ao fim, prefeita! Por isso, repito, é fundamental que a senhora ouça a orientação do Comitê Técnico Científico para tomar as decisões realmente necessárias para sairmos dessa crise sem continuar perdendo nossas famílias e amigos!” Xiiiii….
ESTÁ NA CÂMARA
Prefeita Elisa encaminhou na tarde desta sexta-feira o projeto de lei em que pede autorização da Câmara de Vereadores para efetuar compra de vacinas no exterior.Segundo o presidente Ismar Marão, o projeto vai passar na segunda-feira pelas comissões e será votado na terça-feira, em sessão especialmente convocada para esse fim. Essa sessão legislativa será online. Dada a urgência que o assunto impõe, é de se esperar agilidade por parte dos vereadores na deliberação sobre o tema, de modo a liberar o Município a procurar vacinas, por si ou através do consórcio da Frente Nacional de Prefeitos, para comprar e acelerar a imunização dos uberabenses.
BOLA DA VEZ
A vacina russa está na ordem do dia. Depois da anunciada compra de 1,2 milhão de doses da Sputnik pelo prefeito Vitório Medioli para imunizar a população de Betim, agora foi a vez do prefeito Alexandre Kalil anunciar que fechou a compra de 4 milhões de doses da vacina russa para os moradores de Belo Horizonte. Mas ainda falta a liberação da Anvisa para o uso dessa vacina.
MAIS VACINA
O Consórcio Covax Facility autorizou a antecipação do envio de 3 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca fabricada na Coreia do Sul para o Brasil. A informação foi dada pelo governador Wellington Dias, que representa o Fórum Nacional de Governadores. O lote deve desembarcar no Brasil no dia 23 deste mês. Segundo ele, a decisão foi tomada em uma reunião da aliança Gavi com a OMS, nesta quinta. Outros dois lotes deverão desembarcar no Brasil em abril e maio, totalizando 9,1 milhões de doses nestes três meses. O Covax Facility é formado por governos e fabricantes de vacinas para facilitar a distribuição dos imunizantes pelo mundo. Ele é coordenado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
QUASE 40 MIL
O cadastro para a vacinação contra a Covid-19 já registrou, até esta sexta-feira, 37.987 pessoas. É um número bastante expressivo, não resta dúvida. Com a chegada de novas doses nas próximas semanas, as informações já cadastradas serão essenciais para auxiliar no processo de imunização da população. Por isso, se você ainda não se cadastrou, entre no site e faça seu cadastro o quanto antes.Basta acessar uberaba.mg.gov.br/covidvacinacao
DIAS PERDIDOS
De nada adiantaram os apelos para agilização da entrega das vacinas aos municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde, visando acelerar o processo de vacinação da população. A logística da distribuição exige acompanhamento por escolta policial. Por isso, segundo o superintendente Prof. Maurício Ferreira, só mesmo na segunda-feira as doses chegarão ao destino final. Incrível como o governo do Estado complica o que deveria descomplicar. Nem mesmo as doses destinadas a Uberaba serão entregues neste sábado, em que pese o transporte ser de um ponto a outro da cidade. Que peleja!
BOA HORA
Entidades de classe associadas à Sociedade Civil Organizada estão trabalhando a todo vapor em ações de enfrentamento à pandemia em Uberaba. Nesta sexta-feira, as empresas Alta Genetics do Brasil e Klin Shop, associadas à SCO, doaram 3.600 buchas dupla face e mil panos de limpeza para a Prefeitura distribuir entre as suas unidades de Saúde. A mobilização da SCO incluirá, também, a compra de um lote grande de medicamentos e insumos para abastecer as UBSs e o Hospital Regional. Paralelamente, ações na área de comunicação já foram deflagradas, incluindo serviços de moto som percorrendo bairros para alertar a população sobre os riscos de contaminação. Nunca o “Fique em casa” foi tão indispensável quanto agora.
QUADRO NOVO
Já foi o tempo em que a Covid-19 era doença de velhos ou pessoas com comorbidades. Presidente do Hospital da Criança conta que de janeiro até o dia 11 deste mês passaram por lá nada menos do que 28 crianças e pré-adolescentes com a doença, incluindo um bebê de dois meses de vida. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota nesta sexta-feira, Ana Paula Bosi revelou que o mês de março tem registrado alta impressionante nos números de atendimentos a crianças com síndrome gripal e consequente suspeita de Covid-19 no hospital. Mas, segundo ela, a faixa etária dos infectados é inferior à idade escolar, o que afasta eventual relação de causa-efeito entre o retorno às aulas e a contaminação pelo coronavírus.
PARA JOVENS
A propósito, também a gestora do Hospital Mário Palmério confirma que a idade dos pacientes de Covid em Uberaba está diminuindo. A doença já atinge um número grande de jovens, sobretudo na faixa dos 40 anos de idade, muitos dos quais apresentam agravamento muito rápido do quadro de saúde e ocupam leitos hospitalares por mais tempo. Se antes os pacientes tinham alta com dois ou três dias de internação, agora demoram bem mais de uma semana.
PÉ NA TÁBUA
Contratos mal feitos de concessão de estradas federais que cortam Minas Gerais, como no caso da BR 262, estão na pauta de discussão da bancada mineira no Congresso. Segundo o deputado federal Franco Cartafina, deputados e senadores formaram uma frente de trabalho para rever esses contratos e levantar alternativas para solucionar os impasses surgidos, como a cobrança de pedágio sem a realização das obras mais necessárias e urgentes de duplicação. Ainda não se sabe se os contratos serão rescindidos ou repactuados, mas é certo que uma providência precisa ser tomada.
PROCURA-SE
Caixa já está procurando imóvel para alugar em Uberaba, visando à implantação da sua agência Agro na cidade. Esse foi um pleito liderado pessoalmente pelo presidente da Aciu, Anderson Cadima, que acionou o secretário executivo do Ministério da Agricultura no início de fevereiro, questionando os motivos da não inclusão de Uberaba no planejamento da Caixa para abertura de agências específicas para atendimento ao agronegócio. Imediatamente Marcos Montes e a ministra Teresa Cristina entraram pessoalmente nas tratativas com a direção da Caixa. Para a instalação da agência aqui, a instituição procura um imóvel pronto, nas imediações da avenida Santa Beatriz, ou Guilherme Ferreira, ou Marcus Cherém, desde que próximo ao Parque Fernando Costa, pelo que se vê do anúncio publicado pela Caixa.
SEM PISTAS
Já as tratativas para abertura de uma agência do banco do Brasil específica para o agronegócio em Uberaba ainda não tiveram decisão favorável. O deputado federal Franco Cartafina entende, porém, que o Banco do Brasil já tem sua carteira rural funcionando bem em Uberaba, ao passo que a Caixa está entrando agora nesse mercado, e, portanto, a da Caixa é mais necessária.
INVESTIMENTO EM CURSO
Nesta sexta-feira, o deputado estadual Heli Grilo se reuniu, por videoconferência, com representantes da Cemig e da JBS, para tratar da expansão da Seara Alimentos em Uberaba. A exemplo de outras tantas empresas locais, a JBS tem enfrentado problemas com pendências levantadas pela Cemig e que têm travado a ampliação da empresa no Distrito Industrial 1. A demanda foi encaminhada ao deputado pela SCO - Sociedade Civil Organizada - no ano passado.
ALÔ CEMIG!
Segundo documento assinado pelo médico veterinário Guilherme Rocha, responsável pela Expansão Estratégica da JBS, a planta da Seara em Uberaba processa cerca de 300 toneladas por dia de frango e tem a maior parte de sua produção destinada ao abastecimento do estado de Minas Gerais. Visando ampliar a produtividade, a empresa deve investir mais de R$ 100 milhões na expansão da sua unidade instalada no Distrito Industrial I de Uberaba, e gerar cerca de 1.000 novos empregos diretos e indiretos até o final de 2022. No entanto, para iniciar as obras, a empresa depende da aprovação dos protocolos da Cemig para fornecimento de carga energética total de 1.500 Kva. “É fundamental a Cemig estabelecer o fornecimento de energia solicitado para o início das obras, a fim de garantirmos os empregos que a região do Triângulo precisa”, avalia o deputado.
GRANA PRETA
Segundo o veterinário Guilherme Rocha, o investimento total da JBS previsto para a expansão da sua unidade em Uberaba deve aumentar a capacidade de abate, assim como a produção da fábrica de rações, reativação de incubatório, construção de granjas de frango e produção de ovos férteis.