ALTERNATIVA

Novo esquema de vacinação dá bom resultado na sua estreia

Lídia Prata
Publicado em 14/04/2021 às 18:13Atualizado em 18/12/2022 às 13:01
Compartilhar

Mesmo não contando com agendamento eletrônico, nem convocação do público-alvo por SMS, mas apenas ancorado na divulgação espontânea da imprensa, o novo esquema de vacinação contra a Covid para as pessoas com 67 anos  funcionou muito bem nesta quarta-feira. A prova de fogo começou logo cedo, nos dois drives e no recém-criado posto do Cemea Boa Vista. A organização dos idosos por idade e também pelo mês de nascimento foi medida acertada da Secretaria de Saúde, pois evitou aglomeração e ansiedade no público a ser imunizado. Por volta de 11h, ainda havia fila de carros no drive da ABCZ, mas a fila andou ligeira, com a ajuda dos atiradores do Tiro de Guerra e da Guarda Municipal que organizavam os trabalhos e o trânsito do lado de fora do drive. Já quem optou pelo drive da Funel teve ainda mais sorte, porque não gastou nem 10 minutos para receber a vacina. Isso significa que se esse esquema de organização tivesse sido adotado desde o início da vacinação, lá em janeiro, muitos aborrecimentos poderiam ter sido evitados. Porém, antes tarde do que nunca. Hoje a vacinação dos idosos de 67 anos continua, porém para os nascidos nos meses de julho a dezembro.

ÚNICA SALVAÇÃO

Formado em Medicina pela UFTM, o uberabense Antônio Campos Neto atua há muito tempo como infectologista em Boston, nos Estados Unidos. Segundo ele, em que pesem as críticas às vacinas contra Covid, “a vacinação é a melhor arma, comprovada há mais de 200 anos, para o combate e controle das doenças infecciosas que acometem os seres humanos e outros animais.  É claro que alguns efeitos não desejáveis ocorram.  Mas o benefício é infinitamente maior que o risco de adquirir a doença ou sofrer algumas complicações consequentes à vacinação.” Vale destacar que Antônio Campos Neto é pesquisador chefe do Forsyth Institute, em Cambridge, e tem pós-doutorado pela escola de Medicina de Harvard, em 1978.

PONTOS ADVERSOS

Ainda de acordo com o infectologista Antônio Campos Neto, existe sim “a possibilidade de acontecer um aumento de susceptibilidade à COVID-19 em pessoas previamente infectadas com o vírus e subsequentemente serem vacinadas. Mas é rara e é um fenômeno descrito para quase todas as vacinas contra doenças virais. Esse fenômeno raro nunca foi trazido ao público anteriormente, não só por ser raro mas também porque no mundo de hoje tudo vai para a mídia livre.  Principalmente nesses tempos onde a gravidade da pandemia causou e tem causado pânico.  Um ambiente excelente para dramatização e sensacionalismo por parte de uma enormidade de pessoas e instituições que almejam atingir audiências em uma população em busca ansiosa de informações que as possam confrontar.  Infelizmente, o sensacionalismo e oportunismo prevalecem.  Infelizmente, em relação ao COVID-19, ficou na moda descobrir e redescobrir a pólvora.” Em que pesem os depoimentos de pessoas dizendo que as vacinas contra a Covid não são vacinas coisa alguma, ou não evitam a doença coisa alguma, ainda são o que temos de mais eficiente no enfrentamento à pandemia.

SOLIDARIEDADE EM ALTA

Em tempos de pandemia e crise econômica acentuada, não faltam ações solidárias em Uberaba. Varal do bem com roupas usadas para as pessoas necessitadas pegarem o que lhes convier. Doações para compra de cestas básicas. Bancas de frutas e verduras embaladas para distribuição aos mais vulneráveis. Por todo canto da cidade se multiplicam as ações em prol das instituições filantrópicas em dificuldades e por famílias carentes.

MUTIRÃO COMUNITÁRIO

Interessante foi também a ação de um grupo de moradores do Residencial Estados Unidos. Liderados pelo morador Diego Borges, no fim de semana, eles fizeram um mutirão para limpar a praça. Não foi a primeira vez. Segundo Diego, quando ele se mudou para o bairro com a família, suas filhas pequenas não tinham onde brincar. Foi aí que ele teve a ideia de recuperar os poucos brinquedos de madeira da praça. Eles estavam quebrados, sem condições de uso. Isso motivou outros moradores a ajudarem na revitalização do espaço e no último fim de semana eles pintaram os bancos de alvenaria, para deixar tudo com cara nova. Compraram a tinta do próprio bolso e foram para a antiga Praça Atlanta doar suas horas de lazer em serviços de capina e limpeza. Além da poda das árvores, os moradores já plantaram mudas frutíferas. “Como o Poder Público não fez, nós fizemos’ - conta Diego. 

LADO A LADO

Tão cedo a Secretaria de Meio Ambiente não terá um titular exclusivo. Por outro lado, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, a prefeita Elisa deixou claro que não tem intenção de fundir Meio Ambiente e Planejamento, que hoje são comandadas pelo secretário Carlos Delfino. Na avaliação de Elisa, as duas pastas estão indo bem e têm de caminhar juntas. “Os servidores de uma secretaria mal conheciam os colegas da outra secretaria. Hoje trabalham em sintonia” - revelou a prefeita. 

SEM AFAGO

Sobre as denúncias envolvendo fura-filas na vacinação em Uberaba, a prefeita disse que todas estão sendo investigadas pela Controladoria. Se houver culpados, serão punidos. Garantiu que não vai passar a mão na cabeça de ninguém. Nem deve!

EM AÇÃO

Departamento de Zoonoses está de mudança para imóvel próximo à Fazu, em espaço mais adequado, na avaliação da prefeita. Semana passada ela esteve no novo local acompanhada pelos vereadores da causa animal, e adiantou a eles, também, que os três castramóveis do município vão voltar ao trabalho. Ficaram parados neste começo de ano, mas agora vai acabar a mamata.

GASTO DESNECESSÁRIO

Prefeita não vê necessidade de montar um hospital de campanha específico para atendimento aos presos com Covid. Na opinião de Elisa, a situação está sob controle, sem a ocorrência de casos graves. Quando apareceu o primeiro preso com teste positivo, imediatamente foram realizados 280 testes lá e feito o isolamento dos presos. Paralelamente, a penitenciária passou a contar com monitoramento diário, com acompanhamento pela Secretaria municipal de Saúde. E por enquanto não há indicação da necessidade de outras providências, segundo a prefeita.

ALÔ CONCURSADOS

Pessoal aprovado em concurso da Prefeitura será chamado para o preenchimento de vagas nos casos de vacância declarada de cargos. É o que garante Elisa, adiantando que inicialmente deverá convocar os aprovados para cargos no Codau, Funel e Feti. Por outro lado, a prefeita descarta a realização de novos concursos, pelo menos neste ano.

DE BOA

Para quem já recebeu mais de 500 denúncias de descumprimento das normas sanitárias de enfrentamento ao Covid-19, a Guarda Municipal até comemorou as 52 ocorrências apenas, registradas no fim de semana. Isso mesmo. Foram 52 denúncias, das quais 10 resultaram em autuações, sendo a maioria por falta do uso de máscara em locais públicos. Apenas uma autuação foi motivada por funcionamento além do horário permitido.

PRIVILÉGIO?

Quem passou pela avenida Tônico dos Santos no fim de semana não se conformou em ver uma churrascaria aberta, com uma faixa enorme anunciando “estamos funcionando”. Simplesmente lotada, a churrascaria foi denunciada, mas logo veio a explicação. A Prefeitura nada poderia fazer, porque o endereço da churrascaria consta como sendo na Rodovia BR-050 e, neste caso, está autorizada a funcionar.

Porém, o maior problema foi a “casa lotada” de clientes. 

INDIGNAÇÃO

Por outro lado, loja do centro da cidade que estava com cerca de 15 clientes no seu interior foi autuada pela Fiscalização, por descumprimento das regras do decreto que permite apenas vendas do lado de fora. Na realidade, essa situação chega a ser mesmo incoerente. Como é que os consumidores podem andar pelos supermercados, varejões, padarias, e não podem escolher os produtos dentro das lojas?  Se os supermercados podem funcionar  normalmente apenas seguindo certas regras, como oferta de álcool em gel e limite do número de pessoas por área quadrada, por que não é permitido o mesmo procedimento às lojas? É fato que quando os clientes não podem entrar na loja, acabam se aglomerando do lado de fora, como mostra esse vídeo postado por um gerente indignado com a situação. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por