ALTERNATIVA

Novo líder não descarta dobradinha com Elisa em 2024

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 13/12/2022 às 06:17Atualizado em 26/12/2022 às 23:01
Compartilhar

AFINADÍSSIMOS

Novo líder do governo na Câmara, o vereador Almir Silva está afinadíssimo no discurso. Sempre muito elegante e equilibrado, Almir falou à Rádio JM nesta segunda-feira sobre seu novo desafio. Disse que fez apenas um pedido à prefeita Elisa: não quer ser pego de surpresa. O pedido tem uma razão clara: os dois últimos líderes do governo passaram por várias “saias justas”, porque não foram informados a tempo sobre projetos do Executivo que entraram na pauta de sessões plenárias a toque de caixa. Fernando Mendes, por exemplo, reclamou que foi surpreendido até mesmo pelo convite feito pela prefeita ao colega Celso Neto, adversário do governo, para assumir a Secretaria de Educação. Almir não quer passar por esse tipo de constrangimento.

E O FUTURO?

Ainda na entrevista à Rádio JM, Almir Silva não quis adiantar se pretende mudar de partido, já que assumiu a liderança do governo Elisa. No entanto, ele revelou que recebeu convite para se filiar ao Solidariedade na mesma época de Túlio Micheli. Não mudou porque não estava seguro da questão jurídica sobre a janela partidária naquele momento. No futuro pode ser que ele migre para outra sigla.

CREDENCIAIS

Outro detalhe que chamou a atenção na entrevista de Almir Silva à Rádio JM: ele deixou no ar a possibilidade de se credenciar para formar dobradinha com Elisa em 2024, quando a prefeita certamente buscará a reeleição.

VALEU A PENA!

Com apenas 4 anos de vida, o Centro de Soluções Compartilhadas (CSC) da Mosaic Fertilizantes, em Uberaba, foi premiado como o melhor do Brasil, pela Associação Brasileira de Serviços Compartilhados. Atualmente existem 251 CSCs no país, dentre eles alguns gigantes, como Ambev, Cargil, e Nestlé. Há centros com mais de 20 anos de experiência, o que reforça, ainda mais, o sabor dessa conquista pelo nosso CSC. “Colocamos Uberaba no centro do país!” - destaca o CEO Carlos Janibelli (foto).

Que orgulho ver nosso CSCs brilhando em tão curto espaço de tempo, sobretudo considerando que em metade da sua existência teve de enfrentar pandemia! Esse prêmio também nos dá a certeza de que valeu a pena lutar para convencer a Mosaic a optar por Uberaba na implantação do seu Centro de Soluções Compartilhadas. Aliás, esta foi a ação política e suprapartidária mais sensacional que Uberaba já viu em toda a sua história, unindo toda a sociedade em torno do mesmo objetivo, sob a batuta do então prefeito Paulo Piau.

Parabéns, Janibelli e toda equipe do CSC da Mosaic de Uberaba! Valeu!

PELA METADE

Câmara aprovou na noite desta segunda-feira projeto de lei que concede redução de 50% na alíquota do ITBI durante o primeiro trimestre de 2023. O objetivo da proposta, segundo o secretário municipal da Fazenda, Roberto Tosto, é dar uma oportunidade para regularização formal aos chamados “contratos de gaveta” e, assim, dar maior segurança aos negócios imobiliários antigos. Com esta medida, o governo municipal dará uma chance aos contribuintes de passarem a escritura de compra e venda entre janeiro e março, pagando só a metade do valor do imposto. Vale lembrar que a alíquota do ITBI hoje corresponde a 2% do valor de venda, o que em muitos casos inviabiliza a transferência da titularidade do imóvel pelo alto custo da formalização da compra e venda.

PARA TODOS

A redução de 50% da alíquota do ITBI também valerá para todas as transações imobiliárias em que incide esse imposto, seja compra e venda, incorporação, transferências de propriedade em geral.

ADEQUAÇÃO

Por falar em cobrança de imposto, o secretário Roberto Tosto explica que o projeto de reajuste do IPTU para 2023 passará por readequação, visando a inclusão de dispositivos que instituíram o IPTU verde em Uberaba, lei esta de 2020. A votação do projeto ficou para uma sessão extraordinária da Câmara, por conta desse detalhe.

FÓRUM DO AGRO

Lançado nesta segunda-feira, no Sindicato Rural de Uberaba, o Fórum do Futuro do Agro, com a presença do ex-ministro Alysson Paolineli. Proposta objetiva transformar Uberaba no polo global permanente do agro, criando núcleos de demonstração das experiências bem sucedidas no setor. Auditório lotado para debater a proposta..

MUSEU HI-TECH

Também lançado nesta segunda-feira o projeto de implantação do Museu do Agro sustentável “Alysson Paolinelli”. Proposta é transformar a área da antiga Fazenda Modelo em um museu hi-tech para divulgar o agro brasileiro, suas pesquisas, evolução, potencialidades. Parceria com Embrapa e Epamig para uso do impóvel já está sendo formalizada e prevê a revitalização dos antigos prédios (tombados pelo Patrimônio Histórico, diga-se de passagem) e construção de um novo e moderníssimo prédio para abrigar o museu digital. O projeto inicial foi bancado pelo Bradesco e leva a assinatura do premiado arquiteto Gustavo Pena e de Maria Inês Mantovani, que recentemente ganhou concorrência internacional para restaurar o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Bastariam essas referências para sinalizar a seriedade e o gigantismo do projeto. Por fim, o registro da merecida homenagem ao ex-ministro Alysson Paolinelli, responsável por uma verdadeira revolução no agro na década de 1970, transformando o cerrado em terra agricultável.

NO RADAR

Instituto de Engenharia e Arquitetura, IEATM, promove nesta terça-feira uma reunião para discutir as questões relacionadas à proposta de melhoramentos na BR 262, que contraria todas as expectativas de duplicação da rodovia que nós vínhamos alimentando. Reunião está marcada para às 14h30, com a presença de diversas lideranças classistas de Uberaba. O ex-ministro Anderson Adauto será representado por José Luiz Alves, ex-presidente da Codau.

No dia 16, sexta-feira, vence o prazo para apresentação de sugestões ao projeto apresentado pela ANTT.

PRA VALER

Quem passou pela rotatória em frente ao Parque Fernando Costa, no sábado de manhã, estranhou a retirada dos boizinhos que representavam as diversas raças zebuínas. Mas logo em seguida veio a explicaçã seriam (como de fato o foram) substituídos por esculturas em bronze. Os anteriores eram apenas provisórios e foram instalados no local até os definitivos ficarem prontos.

ÀS ESCURAS

Ao contrário dos anos anteriores, neste Natal o Parque das Barrigudas não foi contemplado com decoração própria da época. É uma pena, pois o local congrega tantas crianças, tantas famílias… é um cartão postal de Uberaba!

TENSÃO

Noite de quebra-quebra, ônibus incendiados, tentativa de invasão da sede da Polícia Federal em Brasília… a capital federal está um verdadeiro barril de pólvora. Onde isso tudo vai parar?

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por