GÊ ALVES – REDATORA INTERINA
Se Dilma e Marina não acenaram com visitas a Uberaba, Aécio, o neto de Tancredo Neves, confirma vinda à cidade para quarta-feira. E vem acompanhado do candidato ao governo do Estado, Pimenta da Veiga, que foi ministro das Comunicações do governo FHC. Fernando Pimentel, que foi ministro de Dilma, também candidato ao governo, não engrossou a comitiva de seu grupo, ontem, num vapt-vupt por aqui.
Quedas livres. A prevalecer informações seguras, o prefeito Paulo Piau cansou de protelar decisão que há tempos vem amadurecendo. Vai mesmo mexer no secretariado. Dois podem cair antes do fim do ano. O nome de um deles já vinha ventilado há algum tempo e a motivação seria o não enquadramento no ritmo exigido por Piau. O desligamento do outro pode dar mais o que falar, já que o motivo vai além de ritmo, é problema denso.
Difícil. O ambulatório Maria da Glória - que recebe sem número de pacientes diariamente, muitos com dificuldade de locomoção e/ou idosos - não tem elevador. Tudo bem que, além das escadarias há opção de rampas, mas a situação das cadeiras de rodas disponibilizadas é sofrível.
Boa! Quando o trabalhador fica impossibilitado de trabalhar, ele terá direito a receber pelo INSS o auxílio-acidente. Ocorre que quando o dano não acomete incapacidade total, entende que não pode requerer os benefícios previdenciários. Olhar equivocado! A Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Federais firmou entendimento que o Superior Tribunal de Justiça já tinha, no sentido de que “o nível de dano e, em consequência, o grau do maior esforço não interferem na concessão do benefício, o qual será devido, ainda que mínima a lesão”. A decisão foi publicada dia 11 e tem força vinculante para outros julgados. Interessante, novíssima e de alto interesse coletivo esta notícia, comentada pelo advogado especialista em Direito Empresarial, Cláudio Costa Neto, à coluna.
Quarta-feira, através de acordo, o Jockey Club de Uberaba quitou todas as ações judiciais e administrativas com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), com o brilhante trabalho do diretor jurídico Marcelo Palis de Vasconcelos
Ah nem... Enquanto os bloquinhos correm soltos, com multas, multas e multas, a existência de policiamento (quer PM, quer GM) nas ruas controlando o trânsito é cena em extinção. Enquanto obras e mau planejamento complicam o tráfego; enquanto civis controlam o trânsito na porta de escolas por inoperância e ineficiência do sistema, os atropelamentos em Uberaba não param de ser registrados, principalmente envolvendo idosos e portadores de necessidades especiais. Como diria Boris Casoy: “Isto é uma vergonha!”.
Mudança. Com este calorão e baixa umidade do ar, a rotina das aulas de educação física na rede municipal está sendo alterada. Os professores da área foram orientados a substituir atividades desgastantes por outras mais leves, como jogos de mesa/tabuleiros e atividades de relaxamento em locais cobertos.
Estratégia. Deputado estadual em busca da reeleição, o jornalista Tony Carlos vez por outra adota prática interessante. Já que não pode participar de inaugurações, chega para o rescaldo dos eventos, mas a tempo de abordar bom número de eleitores. Um novo jeito de fazer o corpo a corpo.
???. Tudo bem o Codau anunciar notificação e multa para os que desperdiçam água, especialmente neste período de seca intensa. Mas fico pensando... Se o rio dias destes, sem chuva, teve o nível melhorado e se isto é atribuído ao medo da fiscalização por parte de produtores que exploram além da conta ou sem qualquer outorga o produto do rio Uberaba, isto quer dizer que a fiscalização – seja de Codau, seja de Igam – é falha! Outra questão que não da pra deixar de lado é que se quem não paga a conta tem o fornecimento cortado, a concessionária não teria que ressarcir o consumidor quando suspende o serviço, no caso o fornecimento da água, principalmente quando a autarquia garantia que tudo estava sob controle?!
Desabastecimento. Falando em água, em falta dela, leitores estão indignados com cena que se repete diariamente bem em frente do Codau na avenida da Saudade. Lavação intensa de calçada como ali acontece pela cidade toda. Pode? Cá entre nós, as pessoas precisam ter consciência. Parece que a população – e isto Brasil afora – não acreditava muito que poderia faltar água no país num futuro não distante. Pois é, o futuro chegou e avança cada vez mais forte.
A galera baladeira de Uberaba e região está na contagem regressiva da Festa Fantasia, que completa 20 anos, junto com a Pró Eventos. Nove DJs animam a noite de sábado (20), na Pousada São Francisco. Entre as feras está a dupla do Projeto Royal Inc., de Ribeirão Preto. A House Music motivou os DJs Elias Goga e Ricardo Pazos a investir no projeto. Individualmente, eles têm uma bagagem de peso e se uniram para levar pra pista o melhor da E-music, além de várias surpresas no meio dos sets.