Hospital Regional
A convite do prefeito Anderson Adauto e do secretário municipal de Saúde, prof. Valdemar Hial, fui conhecer ontem o futuro Hospital Regional. Fiquei realmente surpresa com o que vi. Quem passa pelas avenidas adjacentes não tem noção da grandeza do complexo hospitalar que está sendo construído naquele terreno onde funcionou o Depósito da Prefeitura. É verdadeiramente gigantesco e impressionante.
Estágio da obra
O Hospital Regional ainda tem obra para um bom tempo, mas a construção não está atrasada como eu imaginava. Pelo contrário. No bloco B, por exemplo, falta mais limpeza do que obra civil. É este bloco que o prefeito Anderson Adauto vai inaugurar simbolicamente amanhã, às 10h. O bloco cirúrgico, por sua vez, tem obra para 60 dias no máximo. E olhe lá. Já o Pronto-Socorro realmente vai demorar mais. O interessante é que o hospital foi projetado em alas independentes, dentre as quais uma ala específica para cozinha e lavanderia, e vai sendo erguido por etapas.
Equipamentos
De tudo o que vi no Hospital Regional, o que mais me chamou a atenção foram as alternativas inteligentes do projeto, que leva assinatura do uberabense Paulo Barbosa, servidor da Prefeitura de Uberaba. Nos corredores há luz natural para evitar o consumo excessivo de energia elétrica. Nos leitos, janelas enormes para entrada de ar e iluminação, com eficiente sistema de vedação da claridade. E os equipamentos são modernos. As camas, por exemplo, são dotadas de comando eletrônico para monitoramente do estado de saúde do paciente. Isso me impressionou muito, até porque não é comum vermos equipamentos com essa qualidade em hospitais públicos.
Homenagem
Hospital Regional levará o nome do maior padrinho político de Uberaba em todos os tempos: José Alencar, o ex-vice-presidente da República.
Caxias
Boa parte dos secretários municipais já se despediu do cargo, à exceção do prof. Valdemar Hial. Aliás, ontem ele comemorava a colocação das suas sete assessoras diretas, algumas das quais convidadas para assumir secretarias municipais de Saúde em cidades vizinhas. É o tal negóci bons professores fazem bons alunos.
Confusão geral
Clima tenso na Câmara Municipal, nas vésperas da posse dos eleitos em outubro. Ontem o dia foi de reuniões e mais reuniões a portas fechadas, com a ameaça de mudança de rumos pelo PSL. Um alvoroço danado, que ainda deverá ter desdobramentos no fim de semana que antecede a posse.
Virando o jogo
Voltando ao Legislativo a partir de 1º de janeiro, Elmar Goulart cacifa seu nome para presidência da Casa, quebrando o acordo que já estava estabelecido entre veteranos e alguns novatos que o excluía da disputa pelo cargo. O desfecho dessa reviravolta é imprevisível. Ou melhor, é perigoso arriscar qualquer palpite nesse momento...
Aos poucos
Na coletiva de segunda-feira, o prefeito eleito Paulo Piau não vai revelar todos os seus secretários. Apenas parte da equipe será apresentada. As dificuldades de Piau na formação do secretariado parecem intermináveis e insuperáveis...
Fé em Deus
Na tarde passada, Paulo Piau recebeu a jornalista Renata Gomide para entrevista exclusiva ao JM. Abriu o coração como nunca se viu antes e, ao final, não conteve a emoção ao falar sobre sua fé em Deus. Não fosse essa fé que ele tem, provavelmente não teria superado tantos obstáculos para se eleger prefeito.
Expectativas para 2013
Presidente da Associação Comercial, Manoel Rodrigues Neto, programa para 2013 a instalação de um painel para tornar público o volume de impostos pagos pela população. Em São Paulo já existe esse “impostômetro” que a Aciu vai instalar aqui.
Nota 10
Para a PM, que está pegando firme nas blitze de trânsito neste fim de ano, principalmente nos bairros. Tem mesmo de tirar de circulação os carros em estado precário de uso, as motos barulhentas, os inabilitados.
Placas nas ruas
A propósito, uma das medidas que o prefeito eleito Paulo Piau precisa incluir entre suas prioridades é a instalação de placas na cidade. Faltam nomes nas ruas e placas de trânsito.
Bye bye
A todos vocês que nos acompanharam este ano desejo um ótimo 2013, cheio de energia, saúde, paz e boas notícias. Até o ano que vem!