ALTERNATIVA

O momento é de cautela e união entre as forças políticas de Uberaba em defesa da fábrica de amônia da Petrobrás

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 01/07/2015 às 17:18Atualizado em 16/12/2022 às 23:29
Compartilhar

Cautela e união

Forças políticas de Uberaba devem estar mais unidas do que nunca em defesa da fábrica de amônia da Petrobras. Não é hora de “jogar para a galera” em função das eleições do ano que vem, nem de perder tempo com ideologias e posições pessoais. Os interesses da cidade precisam falar mais alto. Afinal, a importância do investimento para o desenvolvimento de Uberaba é infinitamente maior do que as eleições do ano que vem ou as divergências políticas e partidárias das nossas lideranças. Isso inclui o gasoduto. Agora já nem interessa mais saber se Fulano ou Beltrano são favoráveis ou contrários a esse ou àquele modelo de gasoduto. Agora é hora de defendermos um gasoduto viável, seja ele qual for, com recursos externos ou capital exclusivamente nacional. Pouco importa se o gás virá de Betim ou de do interior de São Paulo. Importa que o gás chegue logo. E todos temos de dar as mãos e lutar de verdade para não perder nem a fábrica de amônia nem o gasoduto.

Fogo amigo

Para que o leitor entenda, fábrica de amônia sem gás é o mesmo que comprar um carro onde não existe posto de abastecimento. O Governo Federal do PT prometeu a fábrica, estava cumprindo; o Governo do Estado (hoje também do PT) daria o gás, mas não cumpriu até o momento e nem sinalizou como iria cumprir o compromisso. Então, como manter as obras da fábrica a todo vapor, se falta o combustível para o funcionamento? O risco de a fábrica ficar pronta e não ter como funcionar seria grande e o escândalo, também.

Trombada ideológica

Vale lembrar que o prefeito Paulo Piau foi defensor ferrenho da abertura de capital da Gasmig, mas o movimento liderado pelo PT, em especial pelo deputado Adelmo Carneiro, rechaçou a ideia e não apresentou alternativa. Esse viés ideológico se mostrou desastroso não apenas para Uberaba, mas para Minas Gerais. A Petrobras estava cumprindo a parte dela, investindo na fábrica, mas o gás “trombou” com a ideologia petista. E agora? Enquanto não houver proposta concreta sobre o gás, não haverá mais investimento na fábrica por parte da Petrobras. Isso é fato. Pois é. Se o governo estadual fosse adversário do federal, até daria para entender tanta demora para resolver essa pendência do gasoduto. Mas são aliados!

Preço alto demais

Ao defender em Audiência Pública na Assembleia de Minas a abertura de capital da Gasmig para que o gasoduto mineiro saísse do papel, Piau foi vaiado das galerias tomadas por sindicalistas ligados ao Partido dos Trabalhadores. O PT não quis aquela solução, mas também não apresentou proposta alternativa. E agora o mesmo PT está aí, atrapalhando, atrasando e impedindo o investimento da Petrobras em Uberaba.

No freio

A verdade é uma só: a Petrobras não inseriu a fábrica de Uberaba no chamado plano de desinvestimento, como fez com a UFN 3 de Três Lagoas (MS). Mas pisou no freio, aguardando o cumprimento do compromisso pelo governo de Minas. Se não abrirmos os dois olhos, vamos ficar lamentando mais uma perda.

Em todas

Equipe do Rio de Janeiro esteve em Uberaba gravando um especial sobre o Espiritismo e as ligações com o uberabense Augusto César Vannucci, que nasceu aqui em 11 de janeiro de 1934 e morreu no Rio de Janeiro em 30 de novembro de 1992. Vannucci foi um dos maiores diretores de TV do país, sendo responsável por atrações que renderam ibope à Globo, inclusive pelo tradicional Especial de Natal de Roberto Carlos. Muito ligado ao médium Chico Xavier, Vannucci deve ganhar um documentário, produzido por colegas que conviveram com ele e que até hoje mantêm firme o instituto que leva seu nome. Ele é considerado um grande divulgador de Chico Xavier no mundo, tendo liderado a campanha que quase levou o “Mineiro do Século” a ganhar o Nobel da Paz.

Educação

Cerimônia oficial de encampação do Colégio Ricardo Misson pela Prefeitura Uberaba movimentou a noite passada. O ato evita que a tradicional escola feche as portas. O Município assume a escola, que beneficia diretamente a comunidade da região do bairro Estados Unidos.

Desqualificada

Ex-ministro Joaquim Barbosa, do STF, puxou as orelhas da presidente Dilma pelo Twitter. Depois que ela afirmou não respeitar delatores, Barbosa comentou que nunca viu um Presidente tão mal assessorado quanto Dilma. “Assessoria da Presidente deveria ter lhe informado sobre o significado da expressão “law enforcement”: cumprimento e aplicação rigorosa das leis. Zelar pelo respeito e cumprimento das leis do país: esta é uma das mais importantes missões constitucionais da Presidente da República”. Ressaltou que a delação premiada é garantida pela lei processual-penal brasileira como forma de colaboração com a Justiça. E arrematou: “Caberia também à assessoria da Presidente informá-la que atentar contra o funcionamento do Poder Judiciário do país é crime de responsabilidade”.

No paredão

Partidos de oposição decidiram ingressar na Procuradoria Geral da República com uma representação por crime de extorsão contra a presidente Dilma Rousseff e o tesoureiro de sua campanha à reeleição e atual ministro de Comunicação, Edinho Silva. Para o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, apenas a presidente Dilma poderia “efetivar” o “achaque” denunciado pelo presidente da UTC. Na delação premiada, Ricardo Pessoa afirmou que doava ao PT para manter contratos com a Petrobras. Ufa! Finalmente a Oposição vai sair do blá-blá-blá para a tomada de providências práticas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por