ALTERNATIVA

O País está divido entre Dilma Rousseff e Aécio Neves

Estender a mão à oposição e reconquistar a confiança (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 28/10/2014 às 10:10Atualizado em 17/12/2022 às 03:00
Compartilhar

COLABORAÇÃO DA JORNALISTA GÊ ALVES

Orgulho para Uberaba, o cantor Paulo Soares passou para a segunda fase do programa The Voice Brasil. Vai ter acompanhamento técnico de ninguém menos que Lulu Santos. Paulo é sobrinho de José Lacerda Sobrinho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil. Estamos torcendo pelo talentoso conterrâneo!

Do discurso à prática

A vitória apertada de Dilma Rousseff sobre o tucano Aécio Neves foi uma demonstração clara da insatisfação popular contra o governo do PT. O país está dividido – queira ou não admitir a Presidente reeleita. A população do Sul, parte do Sudeste e Centro-Oeste (considerada melhor informada em relação ao Norte e Nordeste, celeiros petistas) deu seu recado nas urnas: o Brasil precisa mudar. E Dilma terá pela frente o desafio de promover as mudanças não apenas na economia – estagnada –, como também adotando padrão Fifa para a saúde e a educação. Se o Pronatec é um sucesso, falta eficiência no ensino do be-a-bá no nosso país. Pior que isso é ver essa enxurrada de denúncias contra a ação de saqueadores estrelados nas empresas públicas, como a Petrobras. Dilma precisará ter pulso firme e determinação para enfrentar a fúria e a gula dos “aliados”. E, cá pra nós, de nada adiantará se a Presidente falar em união e diálogo, da boca pra fora. Estender a mão à oposição e reconquistar a confiança popular não serão tarefas nada fáceis para quem passou quatro anos entrincheirada nos palácios de Brasília, rezando pela cartilha do lulopetismo. Está na hora de Dilma soltar as amarras e mostrar a que veio. Sinceramente, torço para que ela consiga fazer um governo diferente, sem o apego extremo às bolsas que marcou seu primeiro mandato, mas com um olhar mais plural em direção aos brasileiros e ao futuro do país!

Decepção visível

Campeão de votos na campanha de reeleição para deputado federal, Marcos Montes não conseguiu reverter a desvantagem de Aécio Neves no segundo turno. Coordenador da campanha tucana na região, ele trabalhou muito para levar Aécio Neves ao Planalto. Não deu. Marcos Montes estava no estúdio da Rádio JM quando o TSE confirmou a vitória de Dilma Rousseff, e não escondeu sua decepção com o resultado das eleições. Ele desabafou: “Nunca houve tanta desfaçatez no trato da coisa pública como nesse governo. É por isso que digo que a mudança que precisamos não é de ideais, mas de cultura. A eleição apertada mostra que o país não está satisfeito com o governo. Mas a maioria quis manter a presidente Dilma no cargo, paciência. Que ela possa fazer as mudanças que o Brasil precisa”.

Reforma política

Na avaliação do deputado federal Marcos Montes, uma profunda reforma política no país é inadiável. Segundo ele, não é possível manter tantos partidos políticos assim. Ele também defende o fim da reeleição para o Executivo, adotando-se mandato único de cinco anos.

Novos nomes – A propósito, MM adianta que participará ativamente da eleição municipal de 2016, embora continue insistindo que não pretende ser candidato a prefeito. Defende a oxigenação na política local, com lançamento de novos nomes à avaliação popular. Dentre outros, Marcos Montes sugere o empresário Rivaldo Machado Borges Jr., o médico Constantino Calapodopulos e a servidora federal aposentada Márcia Moreno para a próxima disputa eleitoral.

Na rua – Valeu o grito dos mototaxistas de Uberaba. Portaria no Porta-Voz oficializa fiscalização aos clandestinos a partir desta semana, num esforço conjunto da Guarda Municipal, Posturas e fiscais de tráfego. Mas há uma pedra no meio do caminh efetivo insuficiente.

Na mira

Servidor público com cargo de confiança (e outros) que sempre levantou a bandeira tucana na cidade, defendendo-a com unhas e dentes, agora seria alvo de investigações do Ministério Público a partir de denúncia de comportamento ilegal na campanha do PT, o que passa pelo uso de máquina pública e campanha em horário de trabalho. Estamos de olho!

 Ligando as antenas

O Ministério Público também precisa ficar atento à informação da coluna de que servidores públicos trabalharam pró-Dilma no domingo, sob promessa de compensação com dois dias de folga em data a escolher.

Temperatura máxima

O clima pelos lados do IFTM na quinta e sexta-feira era dos piores, com muita gente amedrontada com as informações da coluna. Teve servidor que preferiu não assinar o ponto e tê-lo cortado, a ser reconhecido (em fotos) no meio da multidão e ter prova contra si. Mas aqui vai o alerta: alguns servidores deram bobeira, com a divulgação de fotos na Internet, onde se vê o crachá de identificação do IFTM...

Primeiro escalão

Dilma Rousseff venceu as eleições em 21 dos 28 municípios onde o prefeito Paulo Piau coordenou a campanha de segundo turno. Está cacifadíssimo junto à Presidente reeleita e ontem já se cogitava nos bastidores um provável convite para que ele se torne o próximo Ministro da Agricultura. Como Piau está na Colômbia, não comentou o assunto.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por