O que fazer?
Terreno da Cemig na avenida Fidélis Reis, esquina com Padre Zeferino, continua sem qualquer aproveitamento útil desde que foi desativada a subestação, em 2013. A Cemig só pode vendê-lo em leilão público, o que obviamente não sairá tão cedo. Mas também não dá outra destinação ao imóvel. No entanto, a PMU bem que poderia negociar com a Cemig para transformar aquele terreno num segundo centro popular de compras, abrigando, assim, os ambulantes que ainda insistem em fazer ponto no calçadão da rua Artur Machado e praças da cidade. Por que não? Ali pertinho já funciona um camelódromo e esse novo concentraria numa mesma região esse tipo de comércio.
Segunda opção
Sobre esse terreno onde funcionou a subestação da Cemig, o deputado estadual Tony Carlos tem outra proposta. Ele defende a utilização do prédio para sediar a Guarda Municipal, mediante comodato pelo prazo de 20 anos. Seja camelódromo ou sede da GM, o que importa de fato é dar uma destinação útil àquele imóvel localizado em área nobre da cidade.
Prédios abandonados
O locatário não está nem aí para as notificações da PMU, muito menos o proprietário do prédio que serviu de supermercado na esquina da Leopoldino de Oliveira com rua Álfen Paixão. O imóvel pertencente ao Grupo Pão de Açúcar continua abandonado, aliás, há anos nesse estado. Só serve para abrigar mendigos, usuários de drogas, além dos ratos, baratas e mosquitos. Da mesma forma, o que restou do antigo Supermercado Uberabão, na avenida Fidélis Reis, em frente ao novo Bretas, está na mesma situação. Uma medida mais dura precisa ser tomada. Esses abusos não podem persistir...
Cidadania – “Porta-Voz” divulgado no dia 21 traz sete nomes declarados “cidadãos uberabenses”. Com a aproximação das eleições, essas homenagens certamente vão aumentar...
Sem dó, nem piedade - Dos 16 processos apreciados na sessão do último 9 pela Jari, apenas dois foram julgados procedentes. Dos demais recursos contra infrações de trânsito, a Junta nem tomou conhecimento. Eram puro blá-blá-blá.
Quem dá mais?
Os primeiros imóveis desafetados do patrimônio do município que serão levados a leilão foram divulgados esta semana, oficialmente. O mais caro deles é um terreno com área superior a 31 mil metros quadrados na disputada avenida Nossa Senhora do Desterro, avaliado em mais de R$5 milhões. Há ainda cinco lotes distintos no Jardim Belo Horizonte, outros dois no Jardim Espírito Santo, além de quatro no loteamento das Américas, com preços girando em torno de 100 mil reais. E, por fim, uma área 780 metros quadrados no bairro Olinda, estimada em R$343 mil.
Revitalização do centro
Reunião na Câmara sobre a revitalização no centro teve a presença de comerciantes e cidadãos interessados em ter um centro mais bonito. Uma das boas ideias que surgiram foi a criação de um comitê deliberativo composto por vários representantes da sociedade, para reuniões quinzenais. Dessa forma, todas as ações sobre o centro da cidade seriam estudadas para que não ficassem isoladas, mas seguissem um projeto para toda a área.
União que faz a força
Na reunião sobre a revitalização, lojistas do centro da cidade reclamaram da falta de união entre eles próprios, argumentando que o comércio da Prudente de Morais é mais forte porque os empresários são unidos e tomam decisões em conjunto. Já no centro a coisa não seria bem assim. A sugestão foi a criação de uma associação dos comerciantes do centro da cidade. Por outro lado, o secretário Marcondes Nunes garantiu: se todos os comerciantes do calçadão toparem a revitalização proposta, em janeiro as obras começam.
Longa espera
Depois de 19 anos de lenga-lenga no Ministério das Comunicações, finalmente saiu a outorga da TV Integração para Uberaba. A partir de abril do ano que vem, a emissora será independente de Ituiutaba, o que terá impacto direto no processo eleitoral. Afinal, tanto o horário da propaganda gratuita quanto as volantes serão exibidas na Globo de Uberaba e não teremos mais a propaganda política de Ituiutaba. Aleluia!
Renomado jurista Antônio Fabrício é o candidato apoiado pela atual diretoria para comandar a OAB/MG. Chapa foi inscrita ontem, tendo Helena Delamônica na vice, Gustavo Chalfun na secretaria geral e Sérgio Leonardo como tesoureiro. Cinco advogados uberabenses integram a chapa para o Conselho Estadual: Eduardo Jardim, Luiz Artur Correa, Helder Silva, Simone Delalíbera e Ana Cristina Dornfeld. Para a Caixa de Assistência dos Advogados, Sérgio Murilo Braga é candidato à reeleição, tendo a advogada uberabense Fabiana Faquim na secretaria geral. Na foto, o time completo de Antônio Fabrício