ALTERNATIVA

O que fazer com os moradores de rua?

Enquanto as autoridades de segurança se calam, vem da PMU posicionamento sobre o problema (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 13/06/2014 às 10:04Atualizado em 19/12/2022 às 07:19
Compartilhar

O que fazer com os moradores de rua?

Enquanto as autoridades de segurança se calam, vem da PMU posicionamento sobre o problema alertado na coluna de terça-feira, relacionado aos andarilhos e drogaditos que promovem arruaça na avenida Tonico dos Santos. Segundo a Prefeitura, no que tange ao trabalho da Abordagem Social, a equipe tem atendido aos chamados, no entanto, os mesmos se negam a ir para a Casa de Passagem e receber os encaminhamentos necessários. O grande problema é que não se pode obrigar ninguém a ir para a Casa de Passagem; a ida teria de ser de forma voluntária. Resultad fica o dito pelo não dito...

Maior rigor

Já em relação à Guarda Municipal, a ronda na avenida Tonico dos Santos e região adjacente será intensificada. “Entendo perfeitamente o desabafo e a decepção dos moradores, mas os mecanismos legais atualmente existentes são frágeis ante estas situações, e em sua maioria não resolvem o problema, e os poucos mecanismos que possuíamos foram subtraídos, ou seja, já não são crimes a mendicância e a vadiagem. Mas a GM dará continuidade ao serviço, tentando coibir esses acontecimentos para levar tranquilidade à comunidade”, afirmou Wesley Massako, diretor da GM.

Tem que mudar

A Prefeitura deve propor alteração no Estatuto dos servidores municipais. A legislação municipal é a grande responsável pela demora na solução de determinados problemas, como no episódio do furto praticado por servidores e a comercialização de vacinas contra a gripe H1N1, no ano passado. Demorou um ano para que eles pudessem ser exonerados dos cargos. Caso de fato mude a legislação, os responsáveis pela farra dos plantões poderão sofrer punições em menor tempo.

 Republicano – Na reunião do secretariado, segunda-feira, 9, o prefeito Paulo Piau foi curto e direto ao falar sobre as eleições deste ano. Disse que todos terão obviamente lado nessa eleição, mas que estar a favor de alguém não significa obrigatoriamente ser contra o outro. Deu o recado!

 Ofensas – Ministério Público vai investigar a utilização de equipamentos e servidores da Prefeitura de Guarulhos para criar falsos perfis do senador Aécio Neves em redes sociais, vinculando-o ao consumo abusivo de álcool. Se a moda se espalha, vamos ter uma campanha eleitoral marcada pela baixaria virtual!

Pé no acelerador

A primeira fase de implantação do sistema BRT continua enfrentando dificuldades de toda ordem. Prazos para colocar os ônibus rápidos em circulação já mudaram várias vezes e agora foram adiados para o fim do ano. Em compensação, o prefeito Paulo Piau bota o pé no acelerador para implantar outros dois corredores de BRT no ano que vem. Meta parece ambiciosa, mas até lá os técnicos da PMU certamente terão “pego o jeito” desse serviço.

 Os novos corredores

No Porta Voz do dia 6 saiu a publicação da contratação de dois novos financiamentos junto à Caixa que vão viabilizar os ônibus rápidos em duas novas linhas: Sudoeste (entre as avenidas João Dallacqua, Santana Borges, da Saudade, Bento Ferreira até a Leopoldino de Oliveira) e Sudeste (Guilherme Ferreira, Nelson Freire, Abílio Borges e Bandeirantes). No total, os dois novos corredores do BRT vão custar mais de R$ 40 milhões. Interessante observar que a Administração Paulo Piau parece finalmente ter desistido de substituir o nome BRT por Vetor. As publicações oficiais tratam o sistema de transporte rápido pelo nome mais conhecido, BRT.

 Em alta

O número de uberabenses em cargos estratégicos do governo federal nunca foi tão alto. Além do prestigiadíssimo Beto Vasconcelos e do coordenador do PAC, Maurício Muniz, há outros conterrâneos fazendo bonito em Brasília, como é o caso de Maria Teresa (Tetê) Rodrigues da Cunha, ex-secretária municipal de Ação Social. Sua atuação tem sido fundamental para a liberação de recursos federais para a saúde pública em Uberaba.

Terceirização

A limpeza e conservação de oito unidades educacionais vai custar R$ 171 mil aos cofres municipais. Com dispensa de licitação, a empresa Mundial Serviços foi contratada pelo Município para prestar serviços nas escolas Anísio Teixeira, Niza Guaritá, Santa Maria, Professor José Geraldo Guimarães, E.M. Boa Vista, Cemeas Abadia e Boa Vista, além da Biblioteca Bernardo Guimarães. A contratação foi em caráter emergencial, diante da falta de serviçais dentre os servidores da PMU.

 A caminho

Praça Uberaba Shopping já entregou as salas de cinema à rede Kinoplex para as adaptações internas. Obras estão aceleradas e o comercial do novo shopping confirma a vinda do Bahamas Supermercado, que terá aqui uma loja top de linha, com produtos nacionais e importados, e da rede Magazine Avenida. Também estarão no Praça Uberaba Shopping a C&A, Riachuelo e Americanas.

 Em alta

Até o ano que vem, 55 novos shopping centers deverão abrir as portas no Brasil, somando-se aos 502 já existentes. Esses novos empreendimentos deverão empregar mais de 90 mil pessoas, considerando que cada shopping cria, em média, 1.700 empregos diretos.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por