O que fazer com os moradores de rua?
Enquanto as autoridades de segurança se calam, vem da PMU posicionamento sobre o problema alertado na coluna de terça-feira, relacionado aos andarilhos e drogaditos que promovem arruaça na avenida Tonico dos Santos. Segundo a Prefeitura, no que tange ao trabalho da Abordagem Social, a equipe tem atendido aos chamados, no entanto, os mesmos se negam a ir para a Casa de Passagem e receber os encaminhamentos necessários. O grande problema é que não se pode obrigar ninguém a ir para a Casa de Passagem; a ida teria de ser de forma voluntária. Resultad fica o dito pelo não dito...
Maior rigor
Já em relação à Guarda Municipal, a ronda na avenida Tonico dos Santos e região adjacente será intensificada. “Entendo perfeitamente o desabafo e a decepção dos moradores, mas os mecanismos legais atualmente existentes são frágeis ante estas situações, e em sua maioria não resolvem o problema, e os poucos mecanismos que possuíamos foram subtraídos, ou seja, já não são crimes a mendicância e a vadiagem. Mas a GM dará continuidade ao serviço, tentando coibir esses acontecimentos para levar tranquilidade à comunidade”, afirmou Wesley Massako, diretor da GM.
Tem que mudar
A Prefeitura deve propor alteração no Estatuto dos servidores municipais. A legislação municipal é a grande responsável pela demora na solução de determinados problemas, como no episódio do furto praticado por servidores e a comercialização de vacinas contra a gripe H1N1, no ano passado. Demorou um ano para que eles pudessem ser exonerados dos cargos. Caso de fato mude a legislação, os responsáveis pela farra dos plantões poderão sofrer punições em menor tempo.
Republicano – Na reunião do secretariado, segunda-feira, 9, o prefeito Paulo Piau foi curto e direto ao falar sobre as eleições deste ano. Disse que todos terão obviamente lado nessa eleição, mas que estar a favor de alguém não significa obrigatoriamente ser contra o outro. Deu o recado!
Ofensas – Ministério Público vai investigar a utilização de equipamentos e servidores da Prefeitura de Guarulhos para criar falsos perfis do senador Aécio Neves em redes sociais, vinculando-o ao consumo abusivo de álcool. Se a moda se espalha, vamos ter uma campanha eleitoral marcada pela baixaria virtual!
Pé no acelerador
A primeira fase de implantação do sistema BRT continua enfrentando dificuldades de toda ordem. Prazos para colocar os ônibus rápidos em circulação já mudaram várias vezes e agora foram adiados para o fim do ano. Em compensação, o prefeito Paulo Piau bota o pé no acelerador para implantar outros dois corredores de BRT no ano que vem. Meta parece ambiciosa, mas até lá os técnicos da PMU certamente terão “pego o jeito” desse serviço.
Os novos corredores
No Porta Voz do dia 6 saiu a publicação da contratação de dois novos financiamentos junto à Caixa que vão viabilizar os ônibus rápidos em duas novas linhas: Sudoeste (entre as avenidas João Dallacqua, Santana Borges, da Saudade, Bento Ferreira até a Leopoldino de Oliveira) e Sudeste (Guilherme Ferreira, Nelson Freire, Abílio Borges e Bandeirantes). No total, os dois novos corredores do BRT vão custar mais de R$ 40 milhões. Interessante observar que a Administração Paulo Piau parece finalmente ter desistido de substituir o nome BRT por Vetor. As publicações oficiais tratam o sistema de transporte rápido pelo nome mais conhecido, BRT.
Em alta
O número de uberabenses em cargos estratégicos do governo federal nunca foi tão alto. Além do prestigiadíssimo Beto Vasconcelos e do coordenador do PAC, Maurício Muniz, há outros conterrâneos fazendo bonito em Brasília, como é o caso de Maria Teresa (Tetê) Rodrigues da Cunha, ex-secretária municipal de Ação Social. Sua atuação tem sido fundamental para a liberação de recursos federais para a saúde pública em Uberaba.
Terceirização
A limpeza e conservação de oito unidades educacionais vai custar R$ 171 mil aos cofres municipais. Com dispensa de licitação, a empresa Mundial Serviços foi contratada pelo Município para prestar serviços nas escolas Anísio Teixeira, Niza Guaritá, Santa Maria, Professor José Geraldo Guimarães, E.M. Boa Vista, Cemeas Abadia e Boa Vista, além da Biblioteca Bernardo Guimarães. A contratação foi em caráter emergencial, diante da falta de serviçais dentre os servidores da PMU.
A caminho
Praça Uberaba Shopping já entregou as salas de cinema à rede Kinoplex para as adaptações internas. Obras estão aceleradas e o comercial do novo shopping confirma a vinda do Bahamas Supermercado, que terá aqui uma loja top de linha, com produtos nacionais e importados, e da rede Magazine Avenida. Também estarão no Praça Uberaba Shopping a C&A, Riachuelo e Americanas.
Em alta
Até o ano que vem, 55 novos shopping centers deverão abrir as portas no Brasil, somando-se aos 502 já existentes. Esses novos empreendimentos deverão empregar mais de 90 mil pessoas, considerando que cada shopping cria, em média, 1.700 empregos diretos.