ALTERNATIVA

Objeto de desejo

Celular é o objeto mais cobiçado pelos ladrões pela facilidade de troca

Lídia Prata
Publicado em 07/09/2016 às 09:33Atualizado em 16/12/2022 às 17:25
Compartilhar

Preocupação número 1

Considerada a maior preocupação dos uberabenses na atualidade, a segurança pública foi tema de debate na Aciu, segunda-feira à noite, com a presença do comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, cel. Valdimir Soares; do delegado-chefe da Polícia Civil, Heli Andrade; secretário municipal de Segurança, Wellington Cardoso, além do prefeito Paulo Piau e representantes de diversos outros segmentos da sociedade. Na oportunidade, o prefeito reconheceu que a segurança pública é a queixa que ele mais tem ouvido da população, ultimamente.

Reforços a caminho

Na reunião da Aciu, o delegado Heli Andrade deu ênfase à sua intenção de dotar a Polícia Civil de Uberaba de um centro de inteligência para investigação de crimes, muitos dos quais considerados “sem solução”. Para implementar a iniciativa, devem chegar a qualquer momento novos investigadores para reforçar o time atual, que conta com apenas oito policiais na ativa.

Trabalho com resultados

Mesmo com uma equipe tão enxuta, Heli avalia que a Civil de Uberaba tem feito milagres e elucidado quase 100% dos casos, desde fevereiro, quando assumiu o comando regional. Um dos exemplos mais ilustrativos veio das recentes ações que levaram à prisão de várias quadrilhas e de seus respectivos líderes, que até então vinham se safando do xadrez.

Mudanças – Já está em curso a modificação no esquema de atuação da Polícia Civil na cidade. As Aisps, por exemplo, terão atuação mais limitada e equipes enxutas, concentrando no Parque das Américas as competências para crimes mais graves.

Objeto de desejo – Autoridades de segurança garantem: o celular é – disparado – o objeto mais cobiçado pelos ladrões ultimamente. Mercadoria de troca fácil. Por isso, todo cuidado é pouco para quem não quer perder o aparelho para os bandidos. Nada de ficar tagarelando ao celular quando estiver na rua ou dentro de carro parado, esperando o sinal abrir.

Bye-bye, HT

Cada vez mais as polícias estão aderindo ao WhatsApp para comunicação interna, substituindo os tradicionais radinhos HT, que têm a comunicação facilmente interceptada pelos bandidos. Estes, sim, acabavam “monitorando” a ação policial. Essa mamata está com os dias contados.

Enfim, frota nova

Finalmente o governo do Estado enxergou Uberaba no seu planejamento de segurança pública. Mais 40 viaturas novinhas em folha devem chegar para o 4º Batalhão da PMMG, no mês que vem. Todas dotadas de GPS, o que, segundo o comandante Valdimir Soares, trarão um enorme benefício para a localização de bandidos e a segurança dos policias, uma vez que a PM saberá exatamente onde as viaturas estão para poder mandar reforço, quando for necessário.

Xô, meliantes!

A PM tem números para comprovar que o Olho Vivo espantou os bandidos que atuavam no centro da cidade. Em compensação, aumentaram as ocorrências nos bairros, para onde os meliantes se deslocaram...

Começar já

Ressaltando que o Brasil não tem um único plano de segurança pública e que os municípios estão onerados com as obrigações que deveriam ser do Estado e da União, o prefeito Paulo Piau avalia que só há uma forma de combater a criminalidade com eficiência: atuando na prevenção. Segundo ele, as escolas de tempo integral, aliadas aos projetos que levam esporte, cultura e lazer às crianças em situação de risco, são ferramentas indispensáveis para evitar que esses menores sejam cooptados pelos bandidos e, por outro lado, tenham uma perspectiva de futuro digno.

Tecnologia

Já em matéria de repressão ao crime, Piau defende investimentos em tecnologia. O Olho Vivo, segundo ele, é uma experiência que tem dado um resultado fantástico em Uberaba. Mas é preciso haver mais investimentos em aparelhamento tecnológico das polícias, segundo o prefeito.

Não foi bem assim

Vereador Edmilson Doidão garante que foi um sucesso a sua carreata no sábado, reunindo cerca de 100 veículos. E disparou: “Desafio quem quiser a mostrar e a testemunhar esse fato (o quebra-quebra) a vir me procurar”.

Feriado no Shopping

O Shopping Uberaba continua sendo o point preferido para as novidades. Tudo o que chega à cidade passa por lá. Os pokémons surgiram agora, mas a realidade aumentada já teve temporada no Shopping Uberaba há mais de um ano, com enorme sucesso, assim como o simulador de montanha-russa, a maior roda gigante do Brasil e a primeira feira de alimentos sustentáveis, que no sábado (17 de setembro) terá mais uma edição, das 10h às 16 horas. Tem mais: neste feriado da Independência, as lojas estarão abertas das 14h às 20h, e o setor de gastronomia e lazer funcionará sem alteração no expediente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por