Passo acelerado
No retorno de Brasília a Uberaba esta semana, o prefeito Paulo Piau parou o carro às margens da BR-050 e foi conferir de perto as obras do Terminal da Vale Logística. Até ele se surpreendeu com a velocidade do serviço. O canteiro já está pronto e a terraplenagem encontra-se em fase final. Piau não se fez de rogad fotografou tudo pelo celular e enviou as imagens por WhatsApp para o grupo de secretários municipais, informando sobre o andamento da obra. Vale lembrar que o Terminal da VLi será o maior da América Latina, um investimento de mais de R$230 milhões e ficará pronto no ano que vem.
A grande jogada
Aliás, sobre a vinda da VLi, a disputa nos bastidores para viabilizar o empreendimento foi pesada. Segundo consta, o proprietário da área de interesse da VLi “cresceu o olho” e pediu mais de três mil hectares de terra em Uberlândia em troca da área dele em Uberaba, que tem pouco mais de 30 hectares. A negociação emperrou aí. Foi quando a Prefeitura interveio, através de saída jurídica sugerida pelo procurador Paulo Salge: a desapropriação da área.
Pulo do gato
Nos bastidores comenta-se que o “pulo do gato” nessa negociação da Vale foi outro. A empresa teria ressarcido o município pela desapropriação da área de seu interesse, ficou com o imóvel que lhe interessava e “encolheu” o olho do proprietário. Na prática, quem ganhou com a jogada foi Uberaba, que conquistou um investimento de grande porte, o segundo maior da sua história. E mais: não deixou os concorrentes levarem a melhor na disputa pela VLi.
Turismo – A convite do secretário de Desenvolvimento Econômico, Altamir Roso, representantes de entidades de classe da região estarão em Belo Horizonte para discutir a realização de um encontro de comércio exterior em Uberaba.
Na TV – O quadro “Café com o Prefeito” vai ultrapassar as fronteiras da Rádio JM para ganhar horário na programação da TV Câmara. Programa será gravado nos estúdios da Rádio JM e levado ao ar quinzenalmente pela TV Câmara. O primeiro deve ser gravado já amanhã, quando Piau estará na Rádio JM entre 8h30 e 9h30 para responder aos questionamentos dos ouvintes. Para participar você já sabe: basta ligar 3331-7999.
Empregos aos montes
O “boom” do emprego no interior foi capa de jornal da capital novamente. Na reportagem do dia 24, o chamado “mapa do emprego” mostra o crescimento de Uberaba e aponta a cidade como a segunda de Minas Gerais na empregabilidade em 2014. A matéria de três páginas revela que em janeiro desse ano o emprego na cidade cresceu 170% e cita como exemplo a ampliação da Black & Decker, que está gerando mais 80 empregos diretos.
Ops!
O prefeito Paulo Piau se encontrou por acaso com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em Brasília. Mostrando estar antenado com a realidade local, o ministro revelou ter uma grande amiga uberabense, Alda Marco Antônio, que atuou no governo Quércia e militou na política em São Paulo por muitos anos. Na hora, Kassab pegou o celular, ligou para ela e disse que vai ajudar diretamente na questão da represa da cidade.
Papo firme
Está cada vez mais evidente que o deputado estadual Lerin (PSB) e o ex-prefeito Anderson Adauto estão de “namoro” político. Os dois foram vistos juntos, ontem, novamente, em Belo Horizonte.
Versão oficial
A versão oficial para o encontro de Lerin e AA foram tratativas para a viabilização de novos investimentos empresariais em Uberaba, especialmente do poderoso grupo JBS (Friboi), assessorado por AA. Indagado pela colunista, Lerin desconversou, dizendo que o envolvimento político de personalidades como AA é natural. “Falamos também sobre a importância de dar uma nova cara à política de Uberaba e da necessidade de dar aos eleitores uma opção que transmita competência e firmeza, dentro do governo municipal”, ressaltou o deputado.
Pra escanteio?
Ao ser perguntado sobre seu relacionamento com o deputado federal Marcos Montes, seu apoiador nas eleições municipais de 2012 e adversário figadal de Anderson, Lerin minimizou: “Continuo com um relacionamento respeitoso com ele e acho seu apoio importante para esse grupo. Quanto às diferenças pessoais entre ele e o ex-prefeito Anderson, eu não tenho nada a criticar ou opinar, isso é algo entre eles”.
Vai ou não vai?
Recentemente, Lerin manifestou junto ao seu partido a vontade de colocar seu nome para apreciação como pré-candidato a prefeito de Uberaba em 2016. “Isso não significa que eu seria o nome para concorrer. O objetivo é formar um grupo forte, coeso. A decisão de quem será o candidato ainda é prematura, mas se esse nome for o meu, eu estarei pronto”, garantiu.
Em pauta
Acontece às 16h de hoje, no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, palestra de Augusto Cury exclusiva aos pais. Cury é o idealizador da Escola da Inteligência e a entrada é franca.