Mexe aqui, atrasa ali
Obras dos dois primeiros terminais do novo sistema de transporte coletivo urbano continuam sem prazo para conclusão. O projeto do terminal próximo ao Uberabão passa por modificações para contemplar a inclusão de outro WC para deficientes e a troca do local da bilheteria. Paralelamente, o projeto vai elevar em meio metro de altura o piso do terminal, para evitar que sofra com possíveis enchentes na época de chuvas. Para alterar o projeto, técnicos da Prefeitura pediram mais 10 dias de prazo. Com isso, o terminal da Univerdecidade vai continuar parado. Aliás, as colunas, em estrutura metálica, também não estão prontas e não há previsão para instalação, segundo informação do departamento de Comunicação da Prefeitura de Uberaba. Mas a instalação é fácil e rápida.
Novo Plano Diretor
Revisão do Plano Diretor em Uberaba segue em ritmo acelerado de discussões, garante o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto. Ele acredita que a modificação deverá atender completamente às novas demandas da cidade e de forma permanente, democrática e ampla. “A equipe encarregada da revisão não está trabalhando com demandas pontuais, que necessitam de exceção dentro do Plano, mas com uma visão ampla e atenta ao futuro da cidade”, ressalta Guaritá.
Cabeças pensantes
Nesse projeto da revisão do Plano Diretor trabalham representantes do Codau, Chefia de Gabinete, Planejamento, Meio Ambiente, Cohagra e Infraestrutura. A comissão se reúne semanalmente para discutir a revisão. Logo depois o texto será encaminhado à Câmara para que a peça seja transformada em lei. Ainda deve demandar mais algumas semanas até que o trabalho esteja concluído.
Às avessas – Leitor Jair Dickman observa que a proposta da ANP para o gasoduto chegar a Uberaba não tem pé nem cabeça. “O gasoduto não pode começar por Brasília e sim por São Carlos, onde já está concluído. Seria o mesmo que começar uma casa pelo telhado, não faz sentido. De São Carlos a Uberaba são apenas 230km e isso seria rápido para executar.”
Prestígio em alta
Governador Anastasia, o vice Alberto Pinto Coelho, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Antônio Cruvinel (que é sacramentano); o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, e o presidente da Associação Mineira de Municípios, Toninho Andrada, estão confirmados para solenidade de inauguração da sede própria do TRE em Sacramento, no dia 21, próxima sexta-feira. Prefeito Bruno Cordeiro espera ainda a presença de deputados, prefeitos e vereadores da região. Vai ser um megaevento político na vizinha cidade.
Rumos
Colégio de Presidentes de Subseções da OAB do Sul de Minas divulga a Carta de Pouso Alegre. Encontro ocorreu no dia 6 e foi muito prestigiado, contando inclusive com a presença do presidente Luís Cláudio Chaves e vários diretores da OAB mineira. Entre os pontos da Carta de Pouso Alegre, destaque para a decisão de pleitear que sejam tomadas medidas destinadas a impedir o exercício profissional dos advogados com mais de cinco processos em Minas, sem que estejam devidamente inscritos nos quadros da OAB/MG.
Inadimplência
Ainda no encontro dos presidentes de subseções da Ordem dos Advogados, no Sul de Minas, foi aprovada a continuidade na prática da suspensão dos inadimplentes. A OAB/MG deve continuar promovendo a cobrança judicial da anuidade devida por advogados inscritos em Minas e não quitada na oportunidade própria. Paralelamente, a OAB vai investir pra valer contra o exercício ilegal da profissão por não-inscritos.