Foto/Neto Talmeli
Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, veio a Uberaba nessa sexta-feira para a inauguração do novo Fórum estadual e leu no Jornal da Manhã as notícias sobre o assunto
De quem é a responsabilidade?
Proprietários rurais do trecho entre Peirópolis e Ponte Alta enfrentam um drama com o descarte de lixo das fazendas e já não sabem a quem recorrer. Contam que, por exigência da concessionária Triunfo, as caçambas de lixo que existiam às margens da rodovia foram retiradas de lá. Com isso, o lixo começou a ser despejado no acostamento por algumas pessoas, como forma de protesto, uma vez que não é possível mais enterrá-lo no quintal nem queimá-lo. Os leitores, que pediram ajuda à coluna, contam que recorreram à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ao “Fala Cidadão”, à Triunfo e até à Polícia, em busca de uma solução. Entendem que do jeito que está não pode ficar. Mas só ouvem um empurra-empurra danado dos órgãos públicos, enquanto o lixo vai se amontoando e desafiando uma providência efetiva. E perguntam: “Se não é de nenhum desses, então de quem é a responsabilidade?
Dia D
Começa hoje a maratona de provas para os inscritos no concurso público da Prefeitura de Uberaba. Candidatos de várias partes do país já chegaram à cidade. Dentre os que prestam a prova hoje, a maior disputa será para o cargo de auxiliar de secretaria, que registra 636,5 candidatos por vaga. Na sequência vêm inspetor de alunos, com 392,5 candidatos/vaga, e auxiliar bibliotecário, com 322,6 candidatos/vaga.
Disputa acirrada
Neste domingo mais de 23 mil candidatos vão prestar o concurso da PMU. Pela manhã, os cargos mais disputados são os de analista de Direito, com 335 candidatos/vaga; dentista, com 185 candidatos/vaga, e em empate técnico os cargos de agente administrativo, com 150,5 candidatos/vaga, e psicólogo, com 150 candidatos/vaga. Já no período da tarde, as duas únicas vagas de Procurador do município serão disputadas por 761 candidatos, numa relação de 380,5 candidatos/vaga. Em seguida aparecem administrador de empresa (240 candidatos/vaga) e engenheiro civil (77,4 candidatos/vaga).
Comunicação – Entre recém-formados e jornalistas conhecidos, há 132 candidatos disputando a única vaga na Secretaria de Comunicação.
Agentes de trânsito
O concurso da PMU também vai selecionar na tarde de hoje dez agentes de trânsito. A relação candidato/vaga surpreendeu: 53,9.
Prestígio em alta
Solenidade de inauguração do Fórum estadual na manhã de ontem foi muito prestigiada pela comunidade forense e por autoridades locais. A presença mais festejada foi, sem dúvida, o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes. Mas não passou despercebido dos presentes quando ele ressaltou sua alegria de estar em “Uberlândia”. Claro que rapidamente ele se corrigiu, para alívio geral.
Sem previsão
Em entrevista à imprensa, o presidente do TJMG descartou qualquer possibilidade de ampliar o número de varas e de juízes na Comarca de Uberaba, embora o novo Fórum comporte até 30 delas. Segundo ele, a expectativa do Tribunal é agilizar o andamento dos feitos com a implantação do processo judicial eletrônico, o PJe. Oremos!
Qualidade duvidosa
Operação Tapa-buracos realizada nas primeiras avenidas por onde passou fez um serviço de qualidade bastante duvidosa. O desnível da pavimentação ficou evidente. Não tem fiscal para checar esses serviços?
Prata da casa
A mais recente integrante da Administração do Shopping Center Uberaba é a uberabense Sara Fantato, profissional com dez anos de experiência adquirida em empresas do varejo farmacêutico e bancos de investimentos como BTG Pactual e Banco Merrill Lynch. Sara traz na bagagem experiência no mercado financeiro, tendo liderado projetos de abertura de capital e fusões e aquisições. Formada pela FGV, Sara assumiu o cargo de controller do Shopping Uberaba.
Foto/Arquivo JM
Empresário José Peixoto passa a comandar a Aciu a partir de segunda-feira, com posse marcada para as 20 horas. Na foto, Peixoto está ladeado por seu vice, Anderson Cadima, e pelo presidente Manoel Rodrigues Neto, que deixa o cargo